Batata Assada em Lâminas | Stack Potato

Eu simplesmente AMO batatas. Então quando eu vejo algum prato ou receita diferente com batatas eu não resisto. Foi assim quando eu vi uma foto dessas batatas, chamadas de Stack Potatos. Pesquisei um pouco na internet, juntei algumas receitas e acabei chegando nesta.

O resultado foi sensacional! As batatas ficam macias, mas um pouco crocantes por fora, e bem temperadas. Além de ficarem lindas essa pilhas de batatas, são ótimas para acompanhar qualquer carne!

O legal é que você pode fazer estas batatas usando outras ervas para aromatizar o azeite, usando aquelas que melhor harmonizem com o prato que vai servir. 

Então, se você é louco por batatas como eu, não deixe de experimentar esta receita! Faça em casa e depois me conta como ficou, tá?


Batata Assada em Lâminas | Stack Potatos
Serve 4 pessoas


Você vai precisar de:

3 Batatas médias
6 colheres de sopa de Azeite
4 dentes de Alho picados
3 ramos de Tomilho
Sal e Pimenta do Reino.

1. Aromatize o azeite, levando-o ao fogo brando com o alho, só para que o alho libere seu sabor e aroma, sem dourar. Reserve.

2. Você pode fazer com as batatas descascadas ou não. Faça lâminas bem finas das batatas, com no máximo 2mm de espessura. Você pode usar um aparelho tipo bandolim ou processador para fatiar, mas com uma faca bem afiada e paciência também dá certo. Eu fiz com a faca mesmo.


3. Você pode fazer as pilhas de batatas usando formas de muffins ou em uma assadeira comum. Eu fiz das duas formas para testar e das duas formas deu certo. Com um pincel, unte a forma que vai usar com o azeite aromatizado, e comece a montar as pilhas com as lâminas de batatas, sobrepondo-as e pincelando com o azeite aromatizado cada camada, até que fique com 5-6 cm de altura, ou que chegue à borda da forma de muffim. Tempere com um pouco de sal e pimenta entre as camadas também (eu salgava a cada 3 lâminas, para não ficar muito salgado).  

4. Quando todas as pilhas estiverem prontas (eu fiz 8), regue com mais um pouquinho de azeite aromatizado, sal e pimenta e desmanche os raminhos de tomilho sobre as batatas.

5. Asse em forno pré aquecido a 180 graus, por cerca de 30-40 minutos, até que as batatas estejam com as bordas douradas.


6 comentários:

  1. Pati, adorei a ideia, ficou lindo! Eu também adoro batatas e fico tentando inventar coisas novas com ela =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga... hoje tu me derrubou... ver batatas assadas essa hora é de lascar... amoooo... com formatinho de rosa então... eu ia ter pena de comer... mentirinha rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. Preparei essas batatas para acompanhar uma carne assada no almoço de domingo e achei o resultado como vc disse...sensacional!Será repetido várias vezes!Surpreende pela simplicidade e sabor intenso...eu comeria só as batatas!rs,
    Um abraço!!
    Ps: postei no blog com os créditos, espero que não se importe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina!

      Que bom que gostou da receita, eu adorei o resultado também... e é claro que eu não me importo com o compartilhamento da receita!

      Beijos

      Excluir
  4. Adorei a receita,. Fiz para o almoço. A galerinha adorou! Pena que fiz numa forma de 9 unid. Adolescentes quando gostam, comem muito! Adorei seu blog, parabéns! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Teresa pelo carinho de compartilhar sua experiência!! Que bom que gostaram.


      Beijinhos

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.