Tagliatelle ao molho de Mascarpone e Limão Siciliano com Camarões

Um dos meus pratos preferidos - e mais solicitados também - é o Spaghetti Santo Antônio, uma massa deliciosa com camarões. Essa combinação é tão gostosa que há algum tempo eu queria variar um pouco, queria uma nova receita que levasse massa + camarão.

Mas o tempo foi passando e eu nunca fazia nada a respeito, até que lembrei de um prato delicioso que minha amiga pediu no Restaurante Quadrucci - RJ. E foi nele que eu me inpirei.

Foi a primeira vez que cozinhei usando queijo mascarpone, que tem um sabor beeem suave, mas um precinho bem do salgado. O prato ficou muito gostoso, eu adorei e meus convidados também! 

Sinceramente, o prato ficaria melhor ainda se tivesse mais desse queijo, mas comprei apenas um pote de 250 gr, por cerca de R$ 27,00, e não queria gastar mais ainda numa primeira tentativa. 

Pra quem não conhece este queijo, ele lembra bastante o cream cheese e acho que o prato pode ser perfeitamente adaptado esse queijinho cremoso que cabe no bolso. Vale dizer que o mascarpone tem um sabor especial sim, é muito gostoso e vale o investimento, principalmente  quando for uma ocasião especial.

A massa pode ser a que você mais gosta, mas dê preferência às longas (talharim, espaguete...), e se puder, escolha do tipo grano duro. Faz muita diferença!

No mais, nenhuma alteração a fazer! Ficou uma delícia e você não deve demorar a esperar.


Tagliatelle ao molho Mascarpone e Limão Siciliano com Camarões
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:


300 gr de massa Tagliatelle (ou outra de sua preferência)
600 gr de Camarões médios, limpos
2 colheres de sopa de Manteiga
Azeite, o quanto baste
1/2 Cebola - picada bem miudinha
4 dentes de Alho ralados
1 Limão Siciliano - raspas e suco
1 xícara de Caldo de Legumes
250 gr de Queijo Mascarpone
100 gr de Creme de Leite
Queijo Parmesão ralado na hora, a gosto
Tempero Lemon & Pepper (se não tiver, use somente pimenta)
Sal




Preparo: 


1. Tempere os camarões, já limpos, com sal e lemon pepper. Reserve por meia hora.


2. Aqueça uma frigideira e coloque um pouco de manteiga e de azeite e frite os camarões, aos poucos. Eu dividi esta quantidade em 5 porções e fui fritando aos poucos. Fiz assim para que os camarões fritassem, e não cozinhassem, pois quando colocamos uma quantidade grande no calor eles soltam água e acabam cozinhando. Frite aos poucos e vire os camarões logo que mudarem de cor. Quando estiverem rosados dos dois lados, ao ponto, reserve em uma travessa.


3. Coloque uma panela com bastante água com sal no fogo e quando ferver cozinhe a massa até ficar al dente.

4. Na mesma frigideira em que salteou os camarões, junte um pouco mais de manteiga e azeite e junte a cebola e logo em seguida o alho, sem deixar dourar a cebola. Junte o caldo de legumes, mexendo bem para que solte o fundo formado na fritura dos camarões e deixe reduzir um pouco do caldo.


5. Leve o molho para uma panela maior e acrescente o suco de limão siciliano. Quando a massa estiver pronta, finalize o molho acrescentando o queijo mascarpone e o creme de leite. Quando o queijo estiver desmanchado, junte os camarões e, por último, as raspas do limão siciliano.

6. Escorra a massa e misture ao molho. Coloque a massa em uma travessa e polvilhe queijo parmesão ralado na hora. Se preferir, pode levar a massa ao forno para dar uma leve gratinada, mas por pouco tempo para não ressecar o molho.




8 comentários:

  1. Pati, que delicia de receita! Adorei! Nunca usei queijo mascarpone, mas tenho muita curiosidade... Vou testar e depois te conto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Credo que maldade... acabei de entender pq nao devo passar por aqui antes do almoço... njos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maldade não, porque eu te convidei pra jantar conosco esse dia kkkk.

      Excluir
  3. Adorei a receita!! Vou testar.. A propósito.. Parabéns pelo blog!! Sou iniciante na cozinha e adoro as dicas de vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Ficamos muito felizes com esses elogios! Se fizer a receita, manda uma foto pra gente publicar também!

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.