Gente, diz se tem coisa mais gostosa que tomar um Caldinho de Feijão quentinho num dia frio? Eu adoro e sempre que que é servido como entradinha em alguma refeição e quase transformo no prato principal pra mim.
Para fazer o caldinho, você vai preparar um feijão com mais água e temperar a gosto. Existem inúmeras receitas e tipos de caldo. Você pode deixá-lo bem ralo, só com o caldo do cozimento do feijão ou um pouco cremoso, misturando ao caldo os bagos batidos. Eu escolhi fazer a segunda opção no Arraiá Dazamigas, mas adoro os dois.
Vale dizer que, o que sobrou do meu caldinho se tranformou em sopa depois. É bem simples. Como rendeu um pote grande, eu preferi deixar o "Caldo" um pouco mais grosso que o desejado, para na hora misturar água quente e diluir ao meu gosto. Fiz isso já pensando que, caso sobrasse, viraria uma sopa, pois com as carnes, o caldo ficou bem saboroso. Para a sopa, como estava já com textura de um creme, eu apenas cozinhei um pouco de massa tipo mini fusilli nesse creme. Prontinho, a minha sopa de feijão já estava pronta.
Pra quem é do sul, eu sugiro dobrar a receita do feijão este fim-de-semana e deixar pronto muito caldinho ou sopa para a semana que vem, que parece que vai esfriar pra caramba!
Tempo de Preparo: 40 minutos
Rende: serve 15 pessoas
Utensílios: tigela, panela de pressão, peneira, liquidificador, canequinhas para servir
Você vai precisar de:
500 gr de Feijão preto
3 folhas de Louro
200 gr de Linguiças (usei Calabresa e Paio)
1 Cebola picadinha
8 dentes de Alho picadinhos
Azeite
Sal e Pimenta
Acompanhamentos:
Salsa fresca picadinha
300 gr de Bacon crocante
Preparo:
1. Escolha o seu feijão, eliminando os grãos que possam estar estragados e as impurezas. Deixe o Feijão de molho por cerca de 12 horas. Isso fará com que o seu feijão cozinhe mais rápido e também diminui a formação de gases (assunto delicado...).
2. Escorra a água do feijão e coloque-o na panela de pressão com o dobro de água (para cada medida de feijão, use 2 de água). Coloque as folhas de louro, feche a panela e cozinhe por 20 minutos contados após começar a pressão. Desligue a panela, mas só abra quando a pressão terminar. Se não tiver panela de pressão, cozinhe por cerca de uma hora.
3. Enquanto o feijão cozinha, refogue em uma panela a cebola e o alho em um fio de azeite. Quando estiverem transparentes, adicione as carnes picadas. Reserve.
4. Quando o feijão estiver pronto, misture o refogado e cozinhe mais uns 10 minutos, com a panela aberta. Se achar necessário, adicione um pouco mais de água quente. Acerte o sal e a pimenta a gosto. Passe o feijão por uma peneira e reserve o caldo. Agora você escolhe como quer o seu caldinho. Pode servir apenas o caldo escorrido ou adicionar os grãos batidos. Eu peguei parte do feijão com as carnes e um pouco de água e bati bem no liquidificador até formar um creme bem homogêneo. Misturei aos poucos esse creme ao caldo do feijão, até chegar na consistência desejada.
Aqui em Sampa também vai esfriar muito a partir de domingo. Ótima sugestão!! Beijos, Mel
ResponderExcluirMinina! Só espero que aí não esteja tãaao frio qto está aqui em Floripa, agora a sensação térmica é de 6º brrrr
ExcluirBeijos Mel