Torta Folhada de Frango


Para mim, uma torta é um prato bastante acolhedor. Tanto faz se é doce ou salgada, colocar uma torta quentinha na mesa e jogar conversa fora é uma delícia!


Esta torta eu fiz para receber a visita de duas primas muito queridas, ás vésperas da viagem de uma delas para a Disney. E como eu sabia que a noite seria de muita conversa, escolhi fazer esta torta por três motivos: primeiro porque eu não teria trabalho algum no dia, já que eu poderia deixar o recheio pronto na véspera e no dia o único trabalho que eu teria seria montá-la, porque eu não precisaria servir mais nada de acompanhamento e, principalmente porque ela fica uma delícia!

Ficou tão boa que eu nem consegui tirar foto dela no prato depois de cortada, ela acabou rapidinho! E minha prima, ainda na Disney, pediu para que quando voltasse tivesse essa torta para devorar assim que chegasse. E lá fui eu fazer a torta novamente. Por isso eu digo, uma boa torta é perfeita para dar boas-vindas!
O recheio pode ser incrementado ao seu gosto, e ao invés de fazer torta, você também pode fazer um pastel folhado.

E esse passarinho? Ele é um Pie Funnel, e é projetado para eliminar o vapor que se forma dentro de tortas fechadas. Em alguns casos, especialmente para tortas doces, ele elimina uma parte da calda que se forma quando ela ferve, evitando que estoure a cobertura da torta.


O meu é da Le Creuset, e foi um presente de uma querida amiga. Vou contar para vocês como eu conheci este objeto e paguei um mico na loja da Le Creuset de Miami... Como o passarinho tem um furinho no bico eu achei que era um paliteiro, mas vi que embaixo dele não tinha a tampinha para fechar e segurar os palitos ali dentro. Olhei um por um da prateleira, procurei na caixinha, comentei com meu marido e então fui perguntar para a atendente onde estava a tampinha. Ela não entendeu nada e quando percebeu o que eu estava imaginando, ela educadamente riu um pouco e me explicou para o que servia. Na hora acabei não o trazendo, mas depois me arrependi tanto que pedi para minha amiga trazer para mim.

Ele não é necessário, você pode fazer um pequeno corte em “x” no meio da cobertura da torta que o vapor sairá também.

Bom, agora vamos ao que importa: a receita! Anote e não deixe de experimentar!


Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de Forno: 30 minutos
Rende: até 5 porções
Utensílios: Panela, refratário, rolo e pincel

Você vai precisar de:

400 gr de Massa Folhada, aproximadamente
500 gr de peito de Frango picado
1/2 Cebola picada
2 dentes de alho picados
1 Cenoura pequena picada
270 gr de Palmito picado (1 vidro)
3 xícaras de Caldo de Legumes (ou água)
1 colher de sopa de Queijo Gorgonzola
3 colheres de sopa de Requeijão Cremoso (Catupiry)
1 a 2 colheres de sopa de Amido de Milho
1 Ovo batido
Farinha de Trigo
Sal e Pimenta a gosto
Azeite


Preparo:

1. Em uma panela, refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite. Quando a cebola ficar transparente, adicione o frango e refogue sem deixar dourar. Acrescente a cenoura, o palmito e o caldo de legumes ou água e deixe cozinhando em fogo baixo. Não deixe secar, se a cenoura ou o palmito não estiverem macios, acrescente mais um pouco de água.


2. Quando todos os ingredientes estiverem cozidos, acrescente o queijo gorgonzola e o requeijão cremoso, mexa para desmanchar bem e acrescente o amido de milho diluído em água aos poucos e mexendo sempre, até que dê uma leve engrossada. A ideia é que fique um recheio levemente cremoso, nem tão seco e nem tão aguado. Leve o recheio à geladeira para esfriar.

3. Pré aqueça o forno a 200º C.

4. Montagem: Sobre uma superfície previamente higienizada, espalhe um pouco de farinha de trigo e abra a massa. Isso evita que a massa grude na sua bancada. Não é necessário abrir a massa com o rolo, apenas se precisar esticá-la um pouco para caber na forma, mas se o fizer, cuidado para que a massa não fique muito fina, isso fará com que ela fique pouco folhada. 


Coloque o refratário em cima da massa para ver se o tamanho da massa preenchará toda a sua superfície (fundo e laterais) e deixe as sobras para fora. Distribua o recheio frio e cubra a torta com outro pedaço de massa. Para o acabamento, você pode cortar o excesso com uma carretilha (cortador de pizza), uma faca ou apenas passar o rolo por cima e retirar o excesso de massa das laterais. 

Se preferir, pode cortar enfeites com a massa para decorar. Finalize pincelando o ovo batido por toda a superfície da torta e leve ao forno por cerca de 30 minutos, até dourar.

Três dicas importantes quando for trabalhar com massa folhada: 

  • Sempre trabalhe com a massa gelada, e preferencialmente sobre superfícies geladas (bancadas de granito e inox, por exemplo);
  • O recheio deve estar frio quando for colocado sobre a massa;
  • O forno deve estar previamente aquecido, para a massa sofrer um choque térmico.
E se quiser fazer o pastel, ele ficará assim...


2 comentários:

  1. Cara Patrícia,

    Vim lhe contar minha experiência com esta Torta Folhada. Estava em casa para receber a visita de minhas irmãs para o lanche da tarde e optei por fazer esta receita, e achei que ainda sobraria um pouco para o meu jantar. Mas não sobrou nem um migalha. Ficou tão saborosa que comemos em três pessoas toda a torta no café da tarde. Parabéns! E muito obrigada por compartilhar suas receitas. Já fiz também os chips de batata doce, que ficaram muito bons.

    Abraços cheios de carinho,
    Dona Célia

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito. Anotada para testar esta semana.

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.