Arroz Cremoso de Bacalhau


Já estão todos pensando no Natal? 

A receita de hoje não é tradicionalmente natalina, mas é uma opção para quem quer fugir do tradicional peru de natal, ou quer incrementar a ceia com mais uma opção.


Embora tenha algumas etapas, este prato é bastante fácil, e você pode deixar quase tudo pronto antes de começar a cozer o arroz e finalizar para servir.

Espero que gostem!




Tempo de Preparo: 1 hora
Serve: 6 pessoas
Utensílios: Panelas 

Você vai precisar de:

700 gr de Bacalhau
100 gr de Alho
300 ml de Azeite, aproximadamente
250 gr de Cebola fatiada
3 colheres de sopa de Manteiga
1 litro de Creme de Leite fresco (ou 2 potes de Nata)
2 xícaras de Arroz Arbóreo
1 litro de Caldo de Legumes
100 gr de Queijo Parmesão ralado
Salsa picada a gosto
Pimenta Dedo de Moça picada a gosto
Sal a gosto

Preparo:

1. Dessalgue a bacalhau com 2 dias de antecedência, colocando-o na geladeira em uma tigela coberto com água. Troque a água 2 vezes ao dia, pelo menos. Se o seu bacalhau já estiver em lascas, pode dessalgá-lo com um dia de antecedência, pois se ficar muito tempo na água pode perder um pouco do sabor.

2. Escorra o bacalhau já dessalgado, limpe o peixe eliminando as espinhas e pele e corte-o em lascas médias. Reserve.

3. Para confitar o alho, coloque-os  em uma panela com aproximadamente 200 ml de azeite e leve ao fogo, sem ferver,  por cerca de 20 minutos.

4. Em outra panela, coloque a cebola  com 2 colheres de sopa de manteiga e o restante do azeite e leve ao fogo até que ela esteja caramelada. Adicione o alho à cebola caramelada e junte o creme de leite fresco (ou nata). Deixe reduzir o molho por cerca de 10 minutos no fogo médio ou baixo (cuidando para não queimar). Acrescente as lascas de bacalhau, desligue o fogo e reserve.



5. Prepare o arroz como um risoto, refogando em um fio de azeite e acrescentando o caldo de legumes aos poucos, sempre mexendo. Após 15 minutos, com o arroz ainda durinho, adicione o molho de bacalhau ao arroz e finalize o cozimento até que o arroz esteja al dente. Quando estiver pronto, tempere com a a pimenta dedo de moça, acerte o sal a gosto e finalize com a salsa picadinha.

Sirva imediatamente.

Um comentário:

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.