Panqueca Americana para um café da manhã com muito amor

Confesso que não sou louca pelas panquecas americanas, mas o marido é! E só isso já basta para eu revirar meus e-mails em busca da receita que eu aprendi com uma colega nos EUA.

Na época em que morei lá, eu comprava este tipo de panqueca e waffles congelados para comer de lanche em casa. Aí um dia uma colega americana viu e decidiu me ensinar a fazer para não ter mais que comprar congelados.

Comer panquecas diariamente no café da manhã éum hábito bastante comum em muitas famílias americanas, tanto que costumam deixar a mistura dos "secos" pronta, para só acrescentar os líquidos na hora de fazer.

Bom, o que interessa é que, mesmo depois de tantos anos, acertei a receita e ficou do jeito que o marido gosta, bem macias e leves.

É uma opção bem gostosa e fácil de preparar para um café da manhã num final-de-semana. Você pode servir com frutas frescas, manteiga, geléias, mel, nutella, maple syrup... enfim, com o que você desejar!

Estas eu servi com morangos, manteiga, geléia e maple syrup.




Panqueca Americana
Serve 2 pessoas

Você vai precisar de:

2/3 xícara de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de Açúcar
1/2 colher de sopa de Fermento
2/3 xícara de Leite
1 colher de chá de Vinagre
1 Ovo
1 colher de sopa de Manteiga derretida 
Óleo

Preparo:

1. Em uma tigela, mistures os ingredientes secos - o trigo, o açúcar e o fermento.



2. Prepare o buttermilk* misturando o leite com o vinagreEm outra tigela, coloque o ovo e bata rapidamente. Adicione o buttermilk e a manteiga derretida. Mexa para incorporar bem e junte a mistura de farinha feita anteriormente.




3. Leve uma frigideira pequena ao fogo médio untada com óleo, e coloque uma concha pequena de massa. Quando estiver formando bolhas e com a borda mais seca, pode virar. Cuidado para não queimar nem dourar muito rapidamente as panquecas, que podem ficar cruas por dentro.


Note que na foto da direita a panqueca está com bastante bolhas e com a borda sequinha, este é o momento de virar.

Essa receita rendeu 4 panquecas. Fiz duas tradicionais e duas com blueberries, basta adicionar a fruta na massa e misturar antes de fritar.




*Buttermilk: ingrediente muito comum na culinária norte americana, o Buttermilk é o que no Brasil chamamos de Leitelho - ou o soro que resulta do preparo da manteiga. 









49 comentários:

  1. HUMMM FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA! QUE MESA MAIS LINDA

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindas! Gostei muito da receita. Devem ser mesmo muito boas.

    Beijinhos e bom Domingo;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pode fazer a receita, que ficam deliciosas!

      Excluir
  3. eu fiz com outra recita sem vinagre, pra mim pareceu um bolo de frigideira!! gostoso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata!

      Experimente colocar o vinagre no leite, fazendo o buttermilk, que deixa a massa mais leve e mais macia!

      Excluir
  4. Parece deliciosa,vou preparar pro maridao.


    ResponderExcluir
  5. Eu preparei para o meu namorado e ficaram deliciosas!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu preparei para o meu namorado esse fds, e ficaram deliciosas!!!
    Me empolguei tanto e fiz uma geleia de morango para acompanhar... Comemos horrores...rs
    Receita perfeita!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. excelente receita :) eu como ainda sou um pouco nabo na cozinha acabei de fazer para o meu pequeno almoco mais o da minha mae e deixei queimar um pouco porque nao usei o lume no medio, usei no maximo -.- mas para a proxima ja sei como fazer bem :) e esses mirtilos devem ficar expetaculares! vou comprar e experimentar! :)

    muito obrigado pela receita ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você vai tentar de novo, eu também deixei a minha primeira panqueca queimadinha, mas como eu gosto não me importei!

      Beijinhos

      Excluir
  8. Muitíssimo obrigada!!!!!! Estava procurando uma panqueca americana que não parecesse que eu comi um caminhão... essa é super leve, fácil de fazer e muito rápida!!!! Adorei o buttermilk, há outras receitas que possa usá-lo?????

    ResponderExcluir
  9. Muitíssimo obrigada pela receita!!!!!!
    Faz tempo que procuro uma panqueca americana que não me fizesse sentir como se tivesse comido um caminhão... Essa é muito leve, fácil de fazer e muito rápida!!! Adorei o buttermilk, há outras receitas em que possa usá-lo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pumantera.

      O buttermilk pode ser usado em bolos e também para marinar pedaços de frango, deixando a carne bem macia, como nesta receita: http://www.confrariadoschefs.com/2011/10/nuggets-caseiros.html

      Excluir
  10. Acabei de fazer e adorei!!! Tô me deliciando, rs!

    ResponderExcluir
  11. Segui a receita e ficaram ótimas. Obrigada por partilhá-la.

    ResponderExcluir
  12. Perfeita! Leve e macia. Maridinho adorou as panquecas, que foram servidas com geléia e manteiga. Pode seguir a receita sem medo de ser feliz.

    ResponderExcluir
  13. Fiz hoje pela manhã e ficou simplesmente perfeita. Este site é maravilhoso, já virei fã, encontrei ele no google ontem. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  14. Pode guardar uma parte da massa crua caso eu nao queira fritar tudo de uma vez? Fiz uma vez, ficou DELICIOSA, mas nao aguentei comer tudo sozinha (geralmente tomo cafe da manha sozinha :/ )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu não aconselho a guardar, a não ser que fique bem fechada, na geladeira, e seja consumida no mesmo dia. Você pode fazer todas as panquecas e guardá-las já prontas, e depois é só aquecer novamente. Assim não correrá risco de contaminação.

      Beijos

      Excluir
  15. Olá!
    Será q poderia especificar o tipo do vinagre.
    Obrigado...

    CAMILA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      O vinagre é aquele mais comum na cozinha, o de vinho branco ou o de álcool, de líquido transparente.

      Beijos

      Excluir
  16. Olá!
    Teria como especificar o tipo do vinagre?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Andrea.

    O vinagre com o leite faz toda a diferença nesta receita, ele deixa a massa mais leve e deliciosa!


    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eaew pessoal :D
    Bem eu fiz e aprovo muito bom posakoasp'
    Dica : se quiser que fique bom tbm, coloque chocolate no lugar do açucar *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrogada, vou testar com chocolate em pó também! Deve ficar muito bom né!?

      Beijos

      Excluir
  20. Perfeitas! Até meu bebê de 1 ano e 3 meses gostou, meu marido adorou, amei o blog, Fernanda

    ResponderExcluir
  21. Oi Pati! Achei seu blog dias desses, procurando uma receita de panqueca americana, acabei ficando por aqui, pelas panquecas lindas, ainda mais que vi o vinagre na receita, esse tal de buttermilk, tão comumente usado por eles (americanos) sabia que ia dar certo! E deu mesmo! Mas não salvei a receita... Então vim novamente "te buscar" no amigo google! kkkk
    Receita salva e me preparando pro meu "lanchinho" delicioso da tarde! Obrigadabe parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávia! Que bom que você voltou. Eu também adoro essa receita, ela é infalível não é?

      Beijinhos e volte sempre!!

      Excluir
  22. Opa! Já vou fazer.... adorei o blog. Dps volto para contar como ficaram minhas panquecas. Obrigada pela receita.bj (Tati)

    ResponderExcluir
  23. Adorei o blog eu não conhecia. Receita anotada, dps volto para dz cm ficaram minhas panquecas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Tati, depois me conte como ficaram as suas panquecas!!

      Beijos

      Excluir
  24. Acabei de fazer e comer as panquecas. Ficaram ótimas. Amei. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia! Eu amo essas panquecas! Acho que vou fazer hoje também! kkk

      Excluir
  25. Gente, que receita maravilhosa!
    Acabei de fazer e já estou pensando na próxima.
    Fácil, rápido e com todos os ingredientes que temos em casa.
    AMEI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delicinha mesmo não é? Obrigada por me dar o seu retorno!

      beijinhos

      Excluir
  26. É possível preparar essa massa na noite anterior para poder fritá-la pela manhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sinceramente, nunca experimentei. Mas se você for tentar, deixe para acrescentar o fermento antes de fritar. Se eu fosse preprar de véspera, eu deixaria a mistura de secos num recipiente e no dia seguinte acrescentaria os líquidos. Assim não terá erro!

      Excluir
  27. Amei a receita! Não ficou encharcada de óleo. Ficou leve. Usei geleia de amora e banana com calda de maple

    ResponderExcluir
  28. Amei a receita S2
    Superou todas as minhas espectativas, obrigada ;)
    Só uma perguntinha... vc sabe se podemos guardar na geladeira ela ou a massa pronta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vanessa. Esta é uma das minhas receitas favoritas!
      Depois de pronta, você pode guardar e reaquecer em frigideira, mas acredito que perca um pouco da qualidade.
      Já a massa ainda crua eu não recomendo guardar, pois na massa vai fermento que não deve ficar refrigerado. Uma alternativa é deixar a mistura dos secos prontas, e quando for preparar acrescentar os líquidos.

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.