No inverno, as sopas reinam e aparecem quase todos os dias nas mesas das pessoas. Sopas são relativamente fáceis de preparar e vão muito bem nas noites frias. Mas para a sua sopa fazer bonito na sua mesa, existem algumas dicas que você não deve deixar de observar. Por isso, o Be-a-bá na Cozinha de hoje é um apanhado de dicas para você preparar a sua sopinha em casa e ter uma refeição maravilhosa.
Existem milhares de receitas de sopas por aí, mas seguindo estas dicas, você prepara a sopa com o que tem em casa, sem receitas, e sem correr o risco de ficar ruim. Vamos lá!
Existem milhares de receitas de sopas por aí, mas seguindo estas dicas, você prepara a sopa com o que tem em casa, sem receitas, e sem correr o risco de ficar ruim. Vamos lá!
Em primeiro lugar, vamos diferenciar os tipos de "sopa" que você pode preparar. Pesquisei bastante e não descobri se existe uma regra, mas a maioria do que li pensa como eu, e é o seguinte:
Caldos: São as sopas mais ralas, aguadas mesmo. São feitas com caldos de legumes ou de carne ou de frango, etc. Podem ter um pouco de massa e até mesmo um legumezinho ou outro, mas você tem que ver o fundo do prato.
Sopas: Feitas com caldos e legumes, com ou sem carnes. As sopas são o meio termo entre os caldos e os cremes. Nem tão líquidas, nem tão cremosas, e sempre com alguma coisa para se mastigar.
Cremes: Os cremes são as sopas batidas, nada mais que isso. Alguns cremes são feitos com base de batatas ou aipim, legumes que ficam cremosos quando processados após o cozimento. Também pode-se engrossar cremes com creme de leite.
Agora que você escolheu o tipo de sopa que vai preparar, separe os ingredientes que você goste. Parece bobo, mas tem um bando de gente que não gosta da sopa que fez, mas colocou nela diversos legumes que não costuma comer... Aí fica complicado mesmo.
Separados os ingredientes, é vez de pensar no caldo! Independente da consistência da sua sopa, todas elas são feitas com um caldo, que pode ser de legumes, de carne, de frango e até de peixe. O importante é a qualidade desse caldo, que vai dar TODO o sabor da sua sopa. Por isso que ás vezes uma sopa cozida com poucos legumes e rapidamente não tem um sabor tão gostoso. Minha dica é: APOSTE SEMPRE NO CALDO CASEIRO!
Parece chatinho de fazer, mas é mumu, eu garanto. Em algumas receitas de sopa, o caldo caseiro é feito no preparo da própria sopa, em um cozimento mais lento (ou na panela de pressão), como é o caso da Canja de Galinha e do Minestrone. Mas se você não for preparar uma sopa de legumes, sugiro que prepare à parte um caldo de legumes, como é o caso do Caldo Verde. Em sopas como esta, utilizar o caldo no lugar da água faz toda a diferença. Por isso eu sempre mantenho caldos caseiros congelados.
Mas, se tiver com preguiça, use o caldo de legumes industrilizado mesmo...
Preparando sua sopa... Pique os seus legumes previamente limpos e descascados de acordo com a sopa que vai preparar - pedaços pequenos para a sua sopa, mas se for preparar um creme, os pedaços podem ser maiores. Sua sopa leva carne ou frango? Corte em pedaços pequenos a carne e refogue em um pouquinho de azeite. Entre com os legumes em seguida. Junte os legumes com a carne e refogue em um pouquinho de azeite e cubra com o caldo. Você pode fazer na panela normal, ou na pressão, que é mais rápida. O tempo vai depender dos legumes que estão na panela, e varia em torno de 10 a 15 minutos contados depois de começar a pressão.
Legumes que demoram mais para cozinhar devem entrar primeiro na panela, seguidos daqueles que têm cozimento rápido. Seguindo essa ordem: primeiro os laranjas e vermelhos - Beterraba, Abóbora e Cenoura; seguido pelos amarelos- Batata inglesa e Batata Doce, e por último os verdes - Abobrinha, Chuchu, Couve-flor, Brócolis.
Passado o tempo, abra a panela depois de retirar a pressão, e verifique se os legumes estão cozidos - cuidado para não deixá-los muito cozidos. Se não estiverem, ligue o fogo até concluir o cozimento, nem precisa fechar a panela de pressão novamente.
Agora, se você gostar, adicione massa para sopas, que cozinham em 2 minutos geralmente. Acerte o sal e a pimenta a gosto e a sua sopa estará pronta.
Para fazer cremes, retire todos os legumes e bata no liquidificador com um pouco do caldo. Volte o creme à panela, adicione mais caldo aos poucos se for necessário e as carnes, caso tenham. Se faltar caldo, complete com água quente, e se sobrar, congele para um risotto ou outra sopa. Se quiser, incremente seu creme com creme de leite, queijos, etc. E se o creme ficar muito aguado, cozinhe com a panela aberta para reduzir os líquidos em fogo baixo.
Se quiser algumas sugestões de Sopas e Cremes, aqui tem algumas para você se inspirar!
Menina que coisa mais boa. Com esse friozinho nada melhor que uma sopinha mesmo! Agora moro sozinha e preciso me virar na cozinha, adoro seu blog e sempre testo receitas daqui. Beijos Karine
ResponderExcluirAiai, adoro uma boa sopinha! Ela tem aparecido na minha casa quase todos os dias nesse inverno :-)
ResponderExcluirQuerida Pati:
ResponderExcluiradorei o seu blog!
Cheguei até ele através de uma receita que procurava no gooogle.
Já é um dos meus preferidos!
Saudações,
Sandra Bylaardt
Oi Pati!! Muito boas as suas explicações, como sempre :)
ResponderExcluirO maridão não é muito de comer sopas, mas eu adoro!!
Me diz uma coisa, o que é "mumu"? Gíria aí do Sul?
Beijos, Mel
Adorei Pati! Eu sou péssima para me organizar e sempre penso em improvisar na cozinha, mas nunca tenho coragem porque nem sei por onde começar. Estou adorando o Be-a-bá na Cozinha!
ResponderExcluirBeijinhos