Patê de Linguiça Blumenau


Desde que descobri esta receita, ela vem aparecendo em todos os eventos familiares. Eu não me recordo onde vi a ideia de fazer esta pastinha, mas fui fazendo e aperfeiçoando até chegar nesta pastinha deliciosa e super fácil de fazer.


Na minha família, costumamos servir uma cestinha de pães e torradas com algumas pastinhas em jantares e eventos familiares. E esta é uma ótima ideia para fugir da tradicional pastinha de atum (não me leve a mal, eu também amo a tradicional pastinha de atum). Mas é sempre bom dar uma renovada no cardápio. 

Desde a primeira vez, ela foi super aprovada e tenho certeza que também fará sucesso na sua casa.

Só mais alguns detalhes: ela é feita com linguiça Blumenau, muito comum aqui em Santa Catarina, mas não sei se é encontrada facilmente em outros estados. E não é a Linguiça que costumamos chamar de "Linguiça-Patê", é aquela que se coloca no feijão mesmo. Só mais uma coisinha... se você for preparar esta pastinha com antecedência, retire-a da geladeira pelo menos meia hora antes de servir, para que ela fique mais cremosa e não tão pastosa.

Agora aproveite que em Dezembro tem diversos jantares e Happy-hours de confraternização e experimente esta delicinha! 

Tempo de Preparo: 20 minutos
Rende: aproximadamente 500 gr.
Utensílios: Panela pequena, processador de alimentos ou liquidificador, potinho para servir.

Você vai precisar de:

1 Linguiça Blumenau pequena (150 gr aproximadamente) 
1 Cebola pequena picadinha
200 gr de Cream Cheese
100 gr de Creme de Leite (sem soro)
Tempero Verde a gosto
Erva doce em grãos moída a gosto

Preparo:

1. Tire a pele de toda a linguiça, pique em cubos e leve ao fogo para fritar na sua própria gordura. Quando a linguiça estiver frita, acrescente a cebola e refogue por mais dois minutos, até a cebola murchar.

2. Elimine o excesso de gordura da linguiça refogada e coloque-a no processador de alimentos (ou no liquidificador) . Junte os temperos e o cream cheese e bata até formar uma pasta. Vá acrescentando o creme de leite aos poucos, até ficar na consistência desejada.

Deixe na geladeira e retire meia hora antes de servir. Sirva com torradinhas e pães.


11 comentários:

  1. Bom dia Paty, eu não entendi direito qual o tipo de linguiça q vc usa. Moro em salvador e não temos essa linguiça blumenau. A da receita é a mesma que se usa em feijoada? Obrigada, Flávia Félix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, esta linguiça é típica de SC, acredito que não tenha ou seja difícil de encontrar em outros estados. Mas como existem duas versões dela, uma mais macia como um pat~e e outra mais resistente, eu indiquei que é a mais resistente, que costumamos colocar no feijão.
      Você pode substituir por outro tipo de linguiça defumada.

      Excluir
    2. Olá.

      Pode usar ma linguíça suína defumada.

      Excluir
  2. Alguém já testou com outros tipos de linguiças?

    ResponderExcluir
  3. Fiz quase igual à receita. Acabou indo um pouco mais de creme de leite. Ficou um espetáculo!

    ResponderExcluir
  4. Fiz a receita e ficou um espetáculo! Recomendo!

    ResponderExcluir
  5. Linguiça Blumenau é uma linguiça tipo "patê", substitua por outra deste tipo de sua região.

    ResponderExcluir
  6. Flávia Felix, a linguiça Blumenau é conhecida aí no nordeste como linguiça fresca... Mas não é comum de se achar para comprar... Quer uma dica? Se você fizer questão de usar a linguiça Blumenau, procure um armazém frigorífico como o Atakarejo ou o bom Gosto e procure uma motorista de caminhão frigorífico, e peça pra comprar dele! Linguiça Blumenau é item comum nas caixas de refeição dos caminhoneiros do Sul! Não só linguiças... Queijos, vinhos, embutidos e etc... É o melhor que são gente simples e muito boa!

    ResponderExcluir
  7. Linguiça Blumenau verdadeira é fabricada somente aqui em Blumenau-SC (terra da Oktoberfest).. o resto é apenas imitação...

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.