Técnicas Culinárias: Papelote, Papillote ou Cartoccio

O papelote (pedaço de papel), ou papillote (francês) ou ainda cartoccio (italiano), nada mais é do que um método de cozimento para ingredientes delicados, como peixes, frango, cogumelos e legumes. Todos consistem em embrulhar o seu preparo em papel-manteiga ou alumínio, fechar bem para evitar que saia o vapor elevar ao forno. Nas receitas de cartoccio é cumum levar massa, pela sua origem italiana.

Desta forma, o alimento cozinha em seu próprio vapor, mantendo a umidade, todo o seu sabor e seus nutrientes, deixando-os com tenros e saborosos.

O Papelote pode ser preparado com antecedência e conservado em geladeira até o momento em que será consumido. Você pode preparar papelotes individuais e levá-los à mesa ainda fechados, para que cada um abra o seu, ou servir aberto na mesa para que todos sirvam-se do mesmo papelote.

Algumas dicas importantes:

O papelote deve ser bem fechado, possibilitando que o vapor criado fique ali dentro cozinhando o alimento.

O papelote precisa de algum líquido para criar vapor e cozinhar o alimento. Você pode acrescentar azeites, manteigas, caldos, shoyu, ou qualquer outro ingrediente que preferir e que deixe mais úmido o seu preparo.

Se for prepara peixes ou frango, monte os sobre uma "cama" de legumes, como batatas, por exemplo, evitando que grudem no fundo do papelote.

O papelote costuma inflar enquanto está no forno, por isso cuidado ao abri-lo, pois estará cheio de vapor muito quente.


Agora que você já sabe como montar o seu papelote, use sua imaginação e prepare um delicioso prato. E não esqueça de nos contar como ficou! Deixo algumas imagens para lhes inspirar!
Papelote em Papel Manteiga

Papelote em Papel Alumínio

Papelote de Shimeji e Shitake
Papelote de Peixe com Legumes

Papelote de Bacalhau com Azeitonas

5 comentários:

  1. Adorei as dicas! Vou testar e depois te conto!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde, gostaria de saber o tempo no forno, com o papelote? Temperatura?
    Att, Emilio Melo.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, Gostaria de saber o tempo de cozimento dentro do papelote? temperatura?

    Att, Emilio Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... o tempo de forno depende do tamanho e tipo de alimento que você está preparando. Se for uma peça pequena de salmão, por exemplo, em 20 minutos estará pronta. A temperatura é forno médio, a 210 graus.

      Excluir
  4. Ótima dica. Fiz um papillote de Robalo com camarões, seguindo os métodos do Chef Elia shararm ficpu perfeito!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.