Arroz de Carreteiro do meu Pai

Hoje o Confraria dos Chefs recebe o seu primeiro Chef convidado, que  é uma pessoa muito especial e importante na minha vida, o seu Ari, o meu pai!

Ele nunca foi um cozinheiro nato, como a minha mãe, mas sempre foi um excelente churrasqueiro e quando pode vai para a cozinha cozinhar algo que gosta. As comidas do pai são bem temperadas, bem demoradas e principalmente, com muita pimenta. Temos que cuidar de perto se não fica impossível de comer! Mas seu repertório de receitas hoje é muito delicioso, e esse é um deles seus pratos mais pedidos e antigos.



Durante muitos anos, o almoço de segunda-feira na minha casa foi este prato: o Arroz de Carreteiro! Como todos os domingos são de churrasco na família, as sobras da carne  costumam se transformar em um Arroz de Carreteiro no dia seguinte. Confesso que quando pequena eu não gostava muito, o prato era mais seco, menos elaborado e com poucos temperinhos extras. Com o tempo, meu pai foi aperfeiçoando a sua receita e hoje eu simplesmente AMO este prato. Tanto que quando ele o faz, sempre faz bastante para sobrar e da última vez eu até que levei uma quentinha para o escritório no dia seguinte.

Existem alguns segredos para deixar o seu Arroz de Carreteiro mais irresistível, que são os extras da receita. Aqui em casa, nós abusamos deles, bastante salsinha e cebolinha picadas, ovos cozidos picados, queijo parmesão ralado, molho de pimenta e uma fatia de queijo no prato, embaixo do Arroz e Carreteiro, para comer com queijo derretido por baixo... bom né?

Então anote a receita e delicie-se com este prato simples e muito gostoso.

Arroz de Carreteiro
Serve 6 pessoas

Você vai precisar de:
4 Tomates grandes, sem pele e sem sementes Brunoise
1 1/2 Cebola grande  Brunoise
1 colher de chá de Alho Brunoise
500 gr de Carne Frescal em cubos pequenos (ou sobras de carne assada ou de churrasco)
1 Linguiça Blumenau sem pele em cubos
2 xícaras de Arroz
250 gr de Polpa de Tomate
1 colher de sobremesa de Colorau
4-6 Ovos cozidos e picados
Fatias de Queijo Mussarela 
Queijo Parmesão Ralado 
Molho de Pimenta 
Sal e Pimenta do Reino 

Preparo:
1. Ferva a carne por uns 10 minutos, escorra e reserve a água.

2. Em uma panela grande, frite a cebola com o alho em um fio de azeite, sem dourar. Junte os tomates e refogue um pouco.

3. Junte a carne e refogue por uns 10 minutos e na sequência entre com a linguiça. Deixe reforgar mais um pouco e depois adicione o caldo da carne, o molho de tomate, o colorau e o arroz. Baixe o fogo e mexa algumas vezes para que o arroz não grude no fundo da panela. Se ficar seco, adicione água quente aos poucos. O prato deve ficar com bastante molho. Quando o arroz estiver pronto, acerte o sal, tempere com pimenta do reino e pode servir.

4. Prepare os temperinhos extras em potinhos para que cada um sirva-se como preferir.  Pique os ovos cozidos e tempere com um pouquinho de sal. Disponha fatias de queijo mussarela, tempero verde picado em potinho, molho de pimenta e queijo mussarela. Eu gosto de tudo junto! Fica uma delícia mesmo. 

Ahh, aqui em casa as vezes nós colocamos os ovos para cozinhar no próprio arroz. Faz assim: quando o arroz estiver pronto, parta os ovos e coloque-os, um a um, separadamente, na panela e deixe a tampa semi-aberta até que fiquem cozidos. Só precisa ter molho o suficiente para não secar o arroz, nem queimar. Teste dessa forma também!



6 comentários:

  1. Nossa que seu Ari é um rapaz ainda! E muito simpático :) Não imaginava que ele tinha um pezinho aqui na Bahia... pimenta, pimenta :) O arroz tem uma carinha deliciosa!
    Diz aí que comida do papi também é boa demais :)
    Um abraço em seu Ari e em ti Pati,
    Queila :)

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro arroz carreteiro! Que engraçado, pela descrição seu pai é muito parecido com o meu. E fisicamente também! Eles não são uns fofos?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Queila, meu pai simplesmente adooora comida baiana! Ele sempre fala de um arroz de camarão que comeu ai. Ele já visitiu muitas vezes o norteste, eu que nunca fui!

    ResponderExcluir
  4. Que engraçado os nossos pais se parecerem n é Vivian!? O meu pai é uma figura!

    ResponderExcluir
  5. Pati: eu adoooro o carreteiro do MEU pai!!! Sempre que ele prepara, arruma uma marmitinha e me liga pra buscar...rs
    É que meu pai é daí de Santa Catarina e eu cresci comendo comidas mais típicas do Sul, porque almoçava quase todos os dias na churrascaria dos meu avóes.
    Bjs

    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Carreteiro de pai é tudooooo de bom! Que legal ver uma receita diferente da minha. Vou testar assim que possível.
    Até hoje a noite, amiga!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.