Bruschetta

Há quem diga que a minha cozinha é quase uma cozinha pornô: tem Penne, Brochette, Cous Cous, e agora Bruschetta! rsrsrs

Mas brincadeiras a parte, A Bruschetta é uma entradinha perfeita! Usando os ingredientes certos e de qualidade, o sucesso está garantido. Sempre que preciso de alguma entradinha rápida eu faço estas Bruschettas, a combinação de tomate + queijo + manjericão é perfeita, sempre fica uma delícia.

Bruschettas nada mais são do que torradinhas mais elaboradas. Originárias da região de Lazio e Abruzzos, na Itália, seu nome significa grelhar ou tostar. A clássica bruschetta é feita com pão italiano rústico, com casca dura, grelhado e untado com muito azeite e polvilhada com sal e pimenta do reino. Mas existe uma variedade enorme de formas de se preparar burschettas.

O ideal é que sejam feitas com pão italiano mesmo, fica muito mais gostoso, mas se não tiver pode ser feia com pão de trigo mesmo. Se você mora aqui em Floripa, eu indico encomendar uma baguette de pão italiano na Lombardo Pão Italiano, eles fazem do tamanho ideal e entregam fatiada!



Bruschetta
Serve 5 pessoas

Você vai precisar de:


1 baguette de Pão Italiano (cerca de 25 fatias)
2 Tomates grandes concassés
2 dentes de Alho
100 gr de Queijo Mussarela ralada
50 gr de Queijo Gorgonzola 
Azeite de Oliva
Folhas de Manjericão
Sal


Preparo:


1. Prepare o tomate concassé, como mostrei aqui. Tempere com um dente de alho ralado, gorgonzola e sal. Deixe descansar por pelo menos 30 minutos, assim o tomate vai soltar um pouco do próprio suco.


2. Parta um dente de alho ao meio e esfregue nas fatias de pão, para que pegue um pouco do sabor do alho.


3. Arrume as fatias em uma forma e leve ao forno por cerca de 5 minutos, para que dê uma leve tostadinha. O importante é que ela não fique tostada, apenas fique crocante por fora, mas ainda macia por dentro. Retire e vire as fatias de pão. Regue cada fatia com um fio de azeite,  e sobre cada fatia coloque um pouco de queijo mussarela ralada e de tomates. Leve ao forno mais 5 minutos.


4. Quando o queijo estiver derretido, retire do forno e coloque sobre cada bruschetta uma folha de manjericão. Sirva imediatamente.

O pão, por ser um alimento bem neutro, pode harmonizar com muitos vinhos, a depender da cobertura ou recheio. Nesta receita, o prato é leve, mas com um pouco de acidez. Assim, o vinho para acompanhar pode ser um branco mais leve, um espumante brut  ou um tinto com pouca acidez.

 














3 comentários:

  1. Oi Pati,
    sempre quis aprender a fazer bruschetta! Obrigada pela visita no blog!!!!
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lindas bruschetas, adorei seu comentario.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pati :)
    olha, eu tenho uma reclamação. Esse prato cheio dessas delícias não passo por aqui. hehe
    Ótima opção para um dia de muito trabalho ;)
    Um beijão

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.