Risotto de Camarão e Limão Siciliano | Risotto di Gamberi & Limone

A receita de hoje traz uma novidade. A estreia da tag Festival de Verão - eu sei que ainda falta quase um mês para a nova estação, mas aqui em Floripa os dias já estão bem quentes, ensolarados e lindos como os de verão (hoje o noivo até foi para a praia e tomou banho de mar). E em muitas regiões do Brasil o clima de verão também  já prevalece. 

Por isso resolvi me antecipar e começar a mostrar pra vocês receitas deliciosas que super combinam como esta estação. São pratos mais leves e/ou mais refrescantes, perfeitos para degustarmos nestes dias de calor.

Para estrear o nosso Festival de Verão, eu escolhi este prato, que experimentei no último Reveillon, em uma festa particular de amigos. Eu gostei tanto dele que nunca mais o esqueci, porém não o tinha testado ainda, até poucos dias atrás.


Na cozinha, alguns ingredientes se combinam tanto e juntos criam um sabor tão delicioso, que parecem terem sido feitos um para o outro. Assim como o tomate com o manjericão e a mussarela di búfala, a combinação de camarões com o limão siciliano também é infalível, é um daqueles casos em que formam um casamento gastronômico perfeito, sabe? Então pode apostar sem erro em pratos com esses dois ingredientes.

Aqui, o risotto foi incrementado com a espumante e finalizado com o cream cheese, que deu uma cremosidade a mais no prato. E assim como o que eu havia experimentado antes, ficou simplesmente espetacular!

Você vai ter um risotto mais cremoso, mas leve e com o frescor e o cítrico do limão siciliano. Se você ainda não experimentou este limão, eu super recomendo. Ele tem um sabor mais suave e é mais aromático que o nosso limão tahiti, o verdinho (uma decoração com os dois tipos de limão também dica linda, #ficadica). 

O limão siciliano é um limão amarelo, lindo! Fica ótimo tanto em preparos doces quanto salgados, e hojevocê encontra com mais facilidades nos grandes supermercados e até em sacolão (aqui em Floripa já achei no Hippo, Imperatriz Gourmet, Angeloni e Sacolão Direto do Campo - Beira Mar Norte).




Risotto de Camarão e Limão Siciliano
Serve 5 pessoas

Você vai precisar de:

2 1/2 xícaras de Arroz Arbóreo
2 lt de Caldo de Legumes
800 gr de Camarões médios, limpos
1 xícara de Espumante Brut
1 Cebola pequena Brunoise
1 colher de sopa de Manteiga 
1 dente de Alho ralado
1 1/2 Limão Siciliano - suco e raspas 
75 gr de Cream Cheese 
Sal e Pimenta do Reino
Azeite 

Caldo:
1/2 Cebola
2 dentes de Alho
1 Tomate
1 Alho Poró pequeno
1 Cenoura
3 buquês de Couve Flor
1 Bouquet Garni (2 folhas de louro, 3 ramos de Cebolinha, 1 ramo de Salsa, 1 ramo de Alfavaca)
1 fio de Azeite
Sal e Pimenta do Reino 


Preparo:

1. Comece preparando o bouquet Garni para o caldo: junte as ervas (você pode usar a combinação de ervas que preferir), e amarre com a salsinha ou com um cordão mesmo.


2. Prepare o caldo: em uma panela grande, refogue brevemente a cebola, o alho poró e os dentes de alho em um fio de azeite. Junte os demais ingredientes, tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino, cubra com 2 litros de água e por último coloque o bouquet garni. Deixe ferver por pelo menos 45 minutos. Reserve quente.

3. Tempere os camarões com sal e pimenta do reino e deixe-os marinando no suco de limão siciliano por cerca de 15 minutos. Escorra os camarões e reserve o caldo.

4. Em uma panela grande, onde será feito o risotto, salteie os camarões em um fio de azeite, até que mudem de cor, sem deixá-los cozinhar por completo. Faça este procedimento em duas etapas, para que não solte muita água e acabe cozinhando os camarões ao invés de fritá-los. Reserve os camarões.


5. Na mesma panela, coloque a manteiga e um fio de azeite para suar a cebola e o alho. Quando estiver transparente, acrescente o arroz arbóreo e mexa para que ele fique bem envolvido com a manteiga, por cerca de 2 minutos. 


6. Junte o espumante e deixe reduzir. Em seguida, coloque o caldo de limão siciliano da marinada dos camarões. Quando reduzir quase que totalmente o caldo, comece a incorporar o caldo de legumes, concha por concha, sempre mexendo. Isso faz com o que o arroz solteiro mais seu amido, deixando o risotto mais cremoso e também faz com que ele absorva mais os sabores do caldo, tornando-o mais saboroso.

7. O risotto fica pronto entre 17-20 minutos no fogo. Este tempo pode variar, conforme o seu fogão e a quantidade que você está preparando. Quando chegar perto dos 17 minutos no fogo, comece a experimentar, para que o arroz não passe do ponto, e fiquei al dente (macio por fora, com leve resistência à mordida).

8. Quando chegar ao ponto ideal, desligue o fogo, junte os camarões que vão concluir seu cozimento no calor do risotto, as raspas do limão siciliano e o cream cheese.  Mexa bem para que o cream cheese derreta e acerte o tempero com sal e pimenta.

Sirva imediatamente.








12 comentários:

  1. Menina você me surpreende a cada dia que passa :o Que risoto maravilhoso é esse? Eu estou com água na boca :P
    Acho que a Adega Nacional só tem a ganhar com essa parceria ;)
    Um grande beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati,
    que risoto é esse!!!!! Parece maravilhoso!!!! Deu até vontade...
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada meninas... podem testar esta receita, fácil e deliciosa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, quantas novidades! Adorei!
    Uso bastante o limão siciliano, acho tão versátil! Sem contar que quase tudo que leva esse limãozinho amarelo fica com um cheirinho incrível, não acha?
    Aqui no Rio está bem nublado e chuvoso nos últimos dias.. mas adorei já começarmos o projeto verão! Uhu, super apoiado!
    Beijos e boa segunda-feira para você!

    ResponderExcluir
  5. Meu marido AMAAAAA Risotos......estamos adorando essas delicias que vcs colocam no FACEBOOK, quando for a Floripa é CERTO que iremos aí!!! Nada como comer essas delicias na Casa do Cheff!! Obrigada !!! Beijos !! Tati

    ResponderExcluir
  6. Olá! Amei a receita e as dicas!! Tem como usar o arroz normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... você até pode usar o arroz normal (sugiro neste caso que use o arroz branco), mas o resultado não será o mesmo, pois o arroz arbóreo contém mais amido, que é fundamental para se ter um risotto bem cremoso.

      Excluir
  7. Se eu quiser fazer a receita para dez pessoas preciso dobrar a quantidade de arroz arboreo? 5 xicaras não ficaria demais?

    ResponderExcluir
  8. Posso substituir o cream cheese por parmesão e manteiga sem sal?Não gosto muito de Cream Chesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode fazer esta substituição, mas não terá o sabor igual, porém ainda ficará bom.

      Excluir
  9. O ácido do limão deixa os camarões borrachudos ... Experimente temperar sem o limão e acrescentar em outro momento ... Vão ficar muito mais tenros ...

    ResponderExcluir
  10. Não pode usar arroz normal e cream cheese é pecado. Vocês seriam presos na Itália.

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.