Com a proximidade da Páscoa, tem muita gente pensando em pratos deliciosos a base de peixes e frutos do mar.
E aqueles que seguem a tradição católica de não comerem carne na sexta Santa, mas que também não gostam ou não podem comer peixes e frutos do mar, como que ficam?
A saída é optar por pratos vegetarianos deliciosos, como esse Risotto de Tomates e Azeitonas Pretas. Acreditem, mesmo com ingredientes simples, esse Risotto fica um espetáculo de bom. No dia que fiz, estávamos na casa da comadre Nani Raschella, e raspamos a panela, literalmente.
A receita é parecida com a do Risotto Caprese, e ambos foram experimentados em visitas que eu e meu noivo fizemos a um restaurante delicioso e que eu super recomendo, a Enoteca Osigo.
No restaurante, meu noivo provou este Risoto acompanhado de uma bela posta de Bacalhau assado, e a combinação ficou perfeita.
Então anote a receita e sirva este Risotto na Sexta Santa também, assim todos ficam felizes e satisfeitos!
Risotto de Tomates e Azeitonas Pretas
Serve 4 pessoas
Você vai precisar de:
2 xícaras de Arroz Arbóreo
1/2 Cebola ralada
100 gr de Manteiga
1 xícara de Espumante (ou vinho branco seco)
8 Tomate Italianos, sem pele e sem sementes
Azeitonas Pretas picadas
1 1/2 litro de Caldo de Legumes (pode usar o do potinho se não quiser fazer)
1 maço de Manjericão
100 gr de Queijo Parmesão ralado na hora
Azeite
Sal e Pimenta do Reino
Caldo:
2 dentes de Alho amassados
1 Tomate
1 Cebola
1/2 Alho Poró
3 buquês de Couve-Flor
3 buquês de Brócolis
1 Cenoura
1/2 colher de chá de Açafrão da Terra
Azeite
Preparo:
1. Comece preparando o caldo: junte todos os ingredientes em uma panela, refogue em um fio de azeite e cubra com aproximadamente 1 1/2 litro de água e deixe cozinhar por cerca de 1 hora. Coe e mantenha o caldo quente.
2. Quando você começa a preparar um risotto, não se pode parar de mexer, portante deixe todos os ingredientes preparados para o prato.
3. Comece o risotto, fritando em uma colher de manteiga e uma de azeite a cebola em fogo baixo, sem dourar. Junte o arroz e frite por uns dois minutos, até que fiquei meio transparente. Adicione a espumante e deixe reduzir o álcool. Acrescente os tomates italianos e as azeitonas pretas e comece a agregar o caldo quente aos poucos, concha por concha, sempre mexendo.
4. O cozimento do risotto leva em torno de 20 minutos, vá experimentando até que chegue ao ponto, que é al dente (deve ser resistente à mordida). Quando chegar neste ponto, junte as folhas de manjericão rasgadas a mão (libera mais aroma e sabor), e o restante da manteiga. Mexer para incorporar e sirva imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário