Risotto de Shiitake e Queijo Brie


Eu volteeeei!... Depois de meses ausente do blog, chegou a hora de voltar! Vocês não imaginam como eu estava aguardando ansiosa por estes dia, e a minha alegria em, finalmente, publicar alguma coisa!


Para quem não sabe, tive que diminuir as postagens e depois me ausentei por completo do blog, pois estava organizando o meu casamento, que foi em Outubro passado. E como organizar um casamento é uma loucura, não tinha tempo para fazer as postagens, e nos últimos meses eu não tinha nem tempo para entrar na cozinha.

Meu casamento foi um sonho, a Lua de Mel foi maravilhosa, estamos morando no nosso lindo apartamento, e eu estou do cozinha nova, cheia de lindas panelas e muitos outros utensílios lindos e novinhos para estrear, além de muitas receitas para testar! 

A rotina do lar ainda não está definida, as coisas ainda estão se ajeitando e por isso não sei como será a frequência das minhas postagens (recebi MUITAS advertências para não engordar o marido kkkk)...  Mas antes de continuar, eu queria agradecer de coração a todos aqueles que continuaram visitando o meu blog, os que mandaram e-mail, deixaram recado... É por isso que eu adoro esse meu cantinho. e podem ter certeza, que o faço com muito carinho!
E a receita de hoje, para re-estrear o blog, foi a escolhida para um jantarzinho especial, que eu fiz para comemorar o primeiro mês de casada, e que também foi para estrear minha cozinha

Como a data foi numa segunda-feira e não tive muito tempo para planejar, optei por um risotto, que eu e o *marido* (ainda tô me acostumando kkk), adoramos. Além de ser um prato super prático e versátil. Adorei a combinação de shiitake com o brie, mas pode ser usado qualquer outro queijo. Servi com medalhões de filé envoltos no bacon.


Tempo de Preparo: 60 minutos
Serve: 2 pessoas
Utensílios: Panelas


Você vai precisar de:

1 xícara de Arroz Arbóreo
1/2 Cebola ralada
3/4 xícara de vinho branco seco (usei espumante)
1 litro de Caldo de Legumes 
200 gr de Shiitake fresco
100 gr de Queijo Brie
2 colheres de sopa de Queijo Parmesão ralado
3 colheres de sopa de Manteiga
Ramos de Tomilho fresco
Azeite
Sal e Pimenta


Preparo:

1. Comece o prepraro do risotto sempre pelo caldo. Você pode usar caldo pronto ou fazer um caseiro, que sempre é bem melhor (tem receita aqui). 

2. Limpe bem os cogumelos com uma toalhinha de papel ou escovinha. Se achar que ainda está sujo, lave-os rapidamente e seque-os em seguida, para que não absorvam água (lembre-se, cogumelos são como esponjas!). Retire os talos e fatie o "chapéu" do cogumelo. Leve ao fogo com um pouco de manteiga e azeite, folhinhas de tomilho e refogue até que murchem. Reserve.



3. Na mesma panela em que refogou os cogumelos, prepare o risotto refogando a cebola em uma colher de manteiga e um fio de azeite. Quando ficar transparente, junte o arroz arbóreo (sem lavar!), e mexa por uns 2 minutos. Junte o vinho e continue mexendo até evaporar. Acrescente uma concha de caldo quente e continue a mexer. Sempre que o caldo começar a secar, acrescente mais uma concha, sempre mexendo, por cerca de 15 minutos. Experimente o ponto do arroz e continue até o ponto desejado - o ideal é que fique al dente.



4. Quando atingir o ponto, junte os cogumelos no risotto, o queijo brie cortado em cubos, o queijo parmesão e desligue o fogo. Por último, acrescente uma colher de manteiga gelada, mexa para incorporar bem e sirva imediatamente.

Os medalhões eu fiz assim: Comprei uma peça de filé mignon, tirei as pontas e com a parte do meio, cortei medalhões de aproximadamente 5cm de altura. Envolvi cada medalhão com uma fatia de bacon e prendi com um palito de dentes. 


Aqueci bem um grill, reguei com um fio de azeite e coloquei os medalhões para dourar. Quando um lado ficava dourado, com uma pinça (para não furar a carne e assim mantê-la bem suculenta), virei os medalhões e então temperei com sal e pimenta. Quando terminei de dourar dos dois lados, levei ao forno pré aquecido por 5 minutos, para terminar o cozimento. Lá em casa nós gostamos da carne um pouco mal passada. Se gostar dela bem mal passada, nem precisa ir ao forno. Se quiser bem ao ponto, deixe uns 10 minutos.




4 comentários:

  1. Ebaaaaaa, amiga!!! Que bom que tu voltou! Já estava morrendo de saudades.
    Um beijo cheio de carinho!
    Ju
    www.temdelicia.com

    ResponderExcluir
  2. É minha primeira vez no teu blog e depois de fuçar muito te encontrei e tua receita farei amanha p jantar 6 pessoas, amei!!! Sobremesa ...rocambole de cenoura c baba de moça( parece quindim, sem ovo) depois conto! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosana! Fiquei curiosa com a sua sobremesa! Se puder, me envie a receita com foto por e-mail!!!

      Beijinhos

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.