Macarrão da Bá - Molho de Bacon e Gorgonzola



Essa é uma daquelas receitas que eu não sei ainda porque não postei antes, já foi feita milhares de vezes na minha casa e, sinceramente, não faço todas as semanas por que né, não dá pra exagerar tanto assim. Mas vontade não falta.

A receita na verdade é da tia Susana, mãe da minha querida amiga e madrinha Bá. Mas lá em casa ficou conhecida como Macarrão da Bá, simples assim. E o marido é viciado nela. Nem sei se ainda sigo a receita como me foi ensinada, pois atualmente faço a olho mesmo. 

Mas se você ainda tem alguma dúvida se deve ou não fazer, pode acreditar em mim, fica maravis! A combinação é perfeita e nos dias de frio aquece gostoso. É daquelas que a gente raspa o fundo da travessa e come até dizer chega. Sem contar que é facílima e rápida de fazer né... não tem erro!

A massa eu prefiro usar essa mesmo, que foi é a mesma que a Bá me ensinou. Já fiz com spaghetti e talharim, não fica a mesma coisa sabe. E eu adoro esse Espaghete Instantâneo da Nissin (como até cru)...

Como já mencionei, este prato é muito rápido, por isso deixe todos os ingredientes picados antes de começar. Eu prefiro comprar o bacon em pedaços, daí então eu tiro o courinho das laterais e quase toda a gordura e pico em cubinhos bem pequenos. E recomendo que use uma panela anti-aderente de Teflon ou esmaltada, para não grudar o molho no fundo. Bom, bora começar...


Macarrão da Bá
Serve 2 pessoas

Você vai precisar de:

160 gr de Massa
1 xícara de Bacon picado
70 - 100 gr de Gorgonzola picado
1 Tomate sem pele e sem sementes em Pétalas
8 Azeitonas Pretas picadas - 2 colheres de sopa
150 gr de Requeijão
150 gr de Nata (ou creme de leite fresco)

Preparo:

1. Coloque uma panela com água e uma pitada de sal no fogo para cozinhar a massa, e quando ferver cozinhe conforme as instruções da embalagem (se usar o nissin, é bem rápido).


2. Esquente a panela no fogo, não precisa colocar azeite, pois a gordura do bacon já basta. Deixe o bacon dourar, sem deixar esturricar. Acrescente o queijo gorgonzola em pedaços e o requeijão. Mexa para desmanhar o queijo e deglaçar o fundo da panela criado pelo bacon.

3. Em seguida acrescente a nata, as azeitonas e o tomate. Eu nunca coloco sal neste molho, já que a cominação de bacon + gorgonzola + azeitonas já é por si só bem salgadinha. Se ficar muito forte, acrescente mais um pouco de nata e requeijão, tomando cuidado para não ficar muito líquido. 

4. Misture o molho à massa escorrida e sirva imediatamente.

O queijo gorgonzola, quanto mais branquinho mais suave vai ser. Neste prato, eu evito usar aqueles que são bem verdinhos sabe? Por isso a quantidade do queijo pode variar, conforme o seu gosto.

Agora arrume uma mesa bem linda e arrase com uma jantinha deliciosa e bem simples!






6 comentários:

  1. Uma frase define! Que Marravilha!! Nunca me canso dele!!
    O único problema é que ele deve engordar, e não é por causa dos ingredientes não, é porque vc come muuuiito mais do que o necessário... eu garanto que se você comer só 1 prato dessa delícia vc é meu ídolo... hehehe! Eu como 2 pratos bem servidos e depois o famoso, "só mais um pouquinho" umas 2 ou 3 vezes...

    ResponderExcluir
  2. Fiz e me arrependi. Comi mais do que devia e quando acabou, ainda queria mais. isso é um pecado de tão bom!

    Suéllen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Suelle... eu sempre me arrependo porque sempre exagero também, por isso que, por mais que eu adore este prato, ele não é uma escolha tão recorrente na minha casa.

      Beijos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Graziela.

      Como neste molho o sabor predominante é do Queijo Gorgonzola seguido pelo bacon, eu sugeriria um vinho branco mais encorpadom com sabor marcante, como o Semillon ou Chardonnay.

      Excluir
  4. oi! Vou fazer este molho novamente, mas queria usar macarrão parafuso? Você acha que combina?
    beijos

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.