Pão de Leite Condensado


Pára tudo!!

Olha que lindo esse pão, meu primeiro pãozinho... que deu certo! kkk... Na verdade, este foi meu terceiro pãozinho, o primeiro era uma tentativa de um pão preto e doce e o segundo foi uma rosca doce, e ambos não ficaram como eu gostaria.

Quando coloquei a massa deste pão para crescer, eu orei e pedi para que este ficasse bom. Daí fui jantar com o marido e quando voltei fiquei apavorada com o tamanho que ele tinha ficado, ele quase triplicou! Enquanto trabalhava a massa, orei novamente, tinha que ficar bom, porque ia ser muito pão pra jogar fora kkk...

Metade da massa eu fiz essa trança linda (linda linda linda!!!), e o restante eu fiz bolinhas. Enquanto a massa descansava, ela ia crescendo... nesse momento eu já pensava que tinha feito tudo errado. Coloquei no forno e cruzei os dedos. Foi aí que a casa toda ganhou o perfume doce e delicioso deste pão. Tenho certeza que meus vizinhos salivaram também.

Quando retirei do forno, eu fiquei tão feliz, mas tão feliz, que cheguei a dar pulinhos! Eu estava muito frustrada com o fato de não dar conta de fazer nenhum tipo de pão. Mas ainda faltava a prova do sabor. Esperei esfriar um pouquinho, cortei uma fatia e experimentei... e foi a glória, meu pão ficou uma delícia! Ficou muito gostoso, mas eu imaginava um pão mais doce, por conta do leite condensado. Mas eu preferi assim, um pão macio, perfumado e muito gostoso, que pode ser consumido com coberturas doces ou salgadas.

E como rendeu pão pra caramba, no dia seguinte eu fiz a distribuição dos pães, foi um pouco para a empresa da minha mãe e um pouco para o escritório em que trabalho. E a prova de ele ficou bom mesmo, foi que o marido e todos no escritório a-do-ra-ram, mas a prova de fogo mesmo foi o meu irmão e a minha mãe. Minha mãe faz pães caseiros deliciosos e meu irmão é muito crítico, ambos iriam reclamar caso não ficasse bom. Da minha mãe eu recebi nada menos do que "maravilhoso", seguido de um pedido da receita! Minha mãe, doceira profissional, me pedindo a receita!! E meu irmão fez aquele cara de surpresa enquanto perguntava se tinha sido eu mesma quem tinha feito!!

A receita não é minha, é parcialmente adaptada do blog K&L, que eu vi no meu Pinterest e repinei... e em pouco tempo esta receita foi a mais procurada! Na receita original vai sementes de papoula  por cima, mas aqui no Brasil parece que está proibida a comercialização desta semente, pelo menos eu não encontrei em Floripa. 

O que eu mais gostei desta receita (além de ter sido a primeira que deu certo, e por isso minha eterna queridinha), é que a receita é muito fácil de fazer, pode ser feita em vários formatos e pode levar recheios, inclusive. Algumas bolinhas eu recheei com nutella e cobri com lasquinhas de amêndoas, ficou uma delícia! 

Já repeti a receita e fiz com recheio de queijo e presunto com orégano, ficaram perfeitos! E agora, anotem a receita e façam, porque ela dá certo mesmo viu!




Pão de Leite Condensado

Você vai precisar de:

1 lata de Leite Condensado
1 lata de Leite (usar a medida da lata do leite condensado)
1/2 lata de Azeite
45 gr de Fermento Biológico Fresco (3 quadradinhos)
3 Ovos
1 Gema
1 colher de sopa de Essência de Baunilha
1,2 Kg de Farinha de Trigo
1 pitada de Sal

Preparo:

1. Bata no liquidificador o leite condensado e o leite. Acrescente o azeite, o fermento, a essência de baunilha os ovos e o sal. 


2. Coloque a mistura em uma tigela grande e vá adicionado a farinha de trigo aos poucos, primeiro mexendo com uma colher, e por fim, amassando com as mãos. Adicione a farinha até que a massa solte das mãos e fique lisa e homogênea e sove a massa por cerca de 5 minutos, para que ela fique bem macia. Coloque a massa em uma tigela grande, cubra com um pano e deixe crescer de 30 minutos a uma hora (se o clima estiver quente, é mais rápido, se estiver frio, coloque dentro do forno desligado por cerca de uma hora).


3. A massa vai dobrar de tamanho (a minha quase triplicou). Agora, você pode modelar a massa como preferir. Para fazer a trança de 5 pontas, separe 5 porções de 200 gr cada e faça tiras do mesmo tamanho. Una as cinco pontas, e separe duas tiras de um lado e três do outro. A trança é muito simples de fazer, basta pegar uma tira de uma das extremidades e levar para o meio, depois pegue a tira da outra extremidade e cruze para o meio, seguindo assim sucessivamente até terminar sua trança.


O restante da massa eu separei em bolinhas e fiz os pãezinhos. Para deixar as bolinhas bem redondinhas, envolva a massa com a mão e faça movimentos circulares até que ela fique redondinha. Você pode rechear com o que preferir. Eu recheei algumas com um pouco de nutella e salpiquei lasquinhas de amêndoas. 



Coloque os pães em formas anti-aderentes ou untadas com azeite ou ainda sobre tapetes de silicone. Pincele com uma gema de ovo e deixe crescer mais um pouco,  e leve ao forno pré aquecido a 180º e asse até ficar dourado, por cerca de 25 minutos.  





Este último pão eu coloquei para assar em forma de pão retângular - tipo forma de bolo inglês. ele ficou mais alto

Dica: A receita original dizia que era 1 kg de Farinha de Trigo. Mas acabei tendo que usar 1,2 kg. Sempre que for trabalhar com pães ou outros tipos de doces, a quantidade de farinha de trigo pode variar, por diversos motivos: o tamanho dos ovos varia, a umidade do ar e da própria farinha pode fazer com que você use um pouco mais ou menos de farinha. Por isso, é mais prudente ir adicionando a farinha aos poucos, até que você sinta que chegou no ponto certo.


9 comentários:

  1. Eu adoro cozinhar apesar de ser muito nova ainda, mas sempre gostei de cozinhar e inventar algumas coisas tbm. Esse pão parece estar uma delícia, vou fazer para a família.
    obg pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavya! Faça esta receita, ela é bem fácil de fazer e fica mesmo deliciosa!

      Beijos

      Excluir
  2. Pati, que lindo que ficou seu pão!!! Nunca tinha ouvido falar de pão de leite condensado. Uma novidade pra mim!
    Gostei de ver como a trança fica charmosa!! Parabéns e beijos,
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, eu também nunca tinha visto, e ficou maravilhoso! E a trança, é super simples de fazer. No início pensei que era super complicada!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Oi, adorei a receita vou fazer. Será que pode trocar o fermento fresco, por aquele seco, próprio pra pães e massas?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi. Adorei a receita, vou fazer. Será que pode trocar o fermento fresco pelo seco, aquele próprio para pães e massas?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...

      Eu já tentei trocar o fermento fresco pelo seco em outras receitas de pães, e em nenhuma delas deu certo. Já tentei várias formas de conversão, mas ainda não encontrei uma que desse certo. Minha mãe só faz pão com fermento seco, e para cada 1 kg de trigo, ela utiliza 1 envelope de fermento em pó. Espero ter ajudado.

      Beijos

      Excluir
  5. Olá Pati,

    Descobri seu blog quando procurei uma postagem sobre cogumelos para colocar no meu blog.
    Adorei suas receitas... Esse pão comemos bastante na minha família. Eu adoro fazer pão...e queria só sugerir que vc considere o uso de "azeite" nas receitas. Aqui onde moro, provavelmente usariam azeite de oliva nessa receita. Como eu morei no Sul, eu sei que o costume aí é chamar o ÓLEO de cozinha, de azeite. Mas as vezes as pessoas podem confundir :) Um beijo. Se quiser ver algumas receitas diferentes de pão, visite...
    http://engelschulz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quando quiserem o fermento seco no lugar do fresco tem que fazer a equivalência. O seco é 3 x mais forte que o fresco. Pegue a quantidade pedida na receita, do fresco, e divida por 3 e ai terá a quantidade certa do seco para usar.
    Exemplo: em uma receita qualquer pede-se 100 g de fermento fresco. Divido o 100 por 3 e terei 33,33... a quantidade que devo usar é de 33 g do seco.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.