Risotto de Filé ao perfume de Alecrim - Risotto Addio Fame


Mais uma receitinha risotto que merece anotação no caderninho de receitas. Risotto é o meu prato preferido de preparar, por diversas razões que já mencionei aqui antes... É um prato que pode ser servido sem nenhum acompanhamento, pode ser preparado com infinitas combinações de ingredientes e ainda tem jeitão de comida chic!

O segredo é sempre usar ingredientes de qualidade. Eu procuro sempre fazer o meu caldo caseiro, o que realmente faz toda a diferença. Uma dica para se ter um bom caldo de legumes em casa, é congelar em saquinho de alimentos todas as sobras de legumes crus dos preparos de outras receitas. Eu faço assim, mantenho um saquinho no congelador e sempre que estou preparando algo e sobra um pedacinho, lá vai para o congelador. Sabe quando sobre um pedacinho de cenoura depois que ralou para a salada? Ou as bases dos cogumelos frescos que não entraram no preparo do molho? Então, tudo pro saquinho...

Daí quando for preparar o risotto, coloca tudo na panela com água, dá mais uma incrementada se for preciso e assim você terá um caldo caseiro delicioso! Eu já aproveito e faço caldo para sobrar e congelo em garrafinhas de vidro.

Mas voltando à receita de hoje, este é o carro chef de uma Risoteria Tutto Riso, de Porto Alegre. Eu não conheço a casa, mas vi o Edu Guedes ensinando e não tive dúvidas de que um risotto com filé e alecrim tivesse sabor e aroma espetaculares.

Já fiz este risotto algumas vezes, mas esta semana eu o fiz usando ingredientes que sobraram de um jantarzinho que fizemos com alguns amigos, com espetinhos de carne, frango e legumes, por isso troquei o filé mignon pelo contra filé e para o caldo usei os legumes que não usamos. Viu como conseguimos aproveitar bem?

Anote a receite e prepare na sua casa também!


Risotto de Filé ao Perfume de Alecrim
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

2 xícaras de arroz Arbóreo
2 colheres de sopa de Manteiga
1 Cebola picada
1 1/2 litro de Caldo de Legumes
300 gr de Filé Mignon em cubos
1/2 Alho Poró em rodelas
100 gr de Cogumelo Paris Fresco
Ramos de Alecrim
1/2 xícara de Vinho Branco Seco
200 gr de Nata ou Creme de Leite Fresco
1/3 de xícara de Conhaque
Sal e Pimenta a gosto



Preparo:




1. Comece preparando o caldo (aqui tem uma receita) - Você pode utilizar osa legumes que tem em casa, mas se não puder fazer, vá de caldo em tablete. Mantenha o caldo quente enquanto prepara o risotto.


2. Separe todos os ingredientes. Em uma panela, refogue o filé com uma colher de manteiga e um fio de azeite, acrescente o alecrim e o cogumelo e em seguida flambe com o conhaque. Reserve.


3. Em uma panela, refogue no restante da manteiga a cebola e o alho poró. Quando estiverem transparentes, acrescente o arroz e mexa por uns 2 minutos, para fritar o arroz. Em seguida, acrescente o vinho branco e quando este reduzir, acrescente o caldo, concha por concha, sempre mexendo e deixando reduzir o caldo para acrescentar mais. O risotto fica pronto entre 17 - 20 minutos. Neste momento, comece a experimentar para saber se está al dente. Acrescente a carne ao arroz e finalize com a nata.

Sirva imediatamente com queijo ralado e azeite de oliva de boa qualidade!




2 comentários:

  1. Olá Patrícia. Venho lhe agradecer por estas e outras receitas. Moro sozinho e ás vezes fico sem opções de cardápio em casa, mas assim como você, também tinha na geladeira estes ingredientes e fiz este risoto. Ficou muito bom.

    Obrigado por partilhar suas experiências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo carinho Fabiano. Que bom que gostou e que te inspiras no meu blog! Volte sempre!

      Abraços

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.