Torta Crocante de Camarão


Ainda inspirada em receitas especias para as nossas queridas mães, que tal esta Torta Crocante de Camarão?

Essa torta eu vi numa edição online da Revista Cláudia e adorei a apresentação. Mas a receita era com recheio de espinafre e daí não curti muito. Decidi fazê-la com o recheio de camarão de uma receita de quiche do Gula Gula e adorei o resultado!

E se você está olhando e pensando que é difícil de fazer por ter que lidar com a massa Fillo, está muito enganado. É muito tranquilo de se trabalhar com essa massa, você só precisa ter um pouco de paciência e cuidado para não rasgar as folhas, que são muito finas. Mas se, que não sou provida de muita paciência, consegui, então você também consegue!

Você pode fazer com o recheio que preferir, este é tipo um recheio de quiche, então você pode adaptar conforme o seu gosto. Pode ser feita em formas de quiche, como a minha, ou em formas de alumínio com fundo removível. O resultado é uma torta linda, dourada e crocante por fora, com um recheio cremoso por dentro.






Torta Crocante de Camarão
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:


Massa Fillo (cerca de meio pacote)
300 gr de Camarões limpos
1/2 xícara de Vinho Branco Seco
1 dente de Alho ralado
2 colheres de sopa de Manteiga
1 colher de sopa de Amido de Milho
180 gr de Alho Poró fatiado
2 Ovos
2 Gemas
300 gr de Nata (ou creme de leite fresco)
Azeite
Sal e Pimenta

tempo:1:30

Preparo:

1. Coloque os camarões em uma tigela com o vinho, o alho, sal e pimenta e gosto, cubra e deixe marinando na geladeira por 30 minutos.


2. Refogue o alho-poró fatiado com um fio de azeite e uma colher de manteiga, até que fique macio. Reserve.

3. Escorra os camarões e leve o líquido da marinada ao fogo para reduzir, até ficar 1/3 de xícara, aproximadamente e reserve. 

4. Na batedeira, ou com um batedor de arames (fouet), bata os ovos com as gemas, o amido de milho e a nata até engrossar um pouco, tomando cuidado para não bater muito e transformar a nata em manteiga. Desligue a batedeira e misture os camarões, o alho-poró refogado. Acrescente o líquido da marinada aos poucos, para que não fique nem muito líquido, nem muito forte o sabor. 


5. Para montar a torta, estenda um pano de prato umidecido e trabalhe com a massa em cima dele. A umidade do pano evita o ressecamento da massa. Derreta uma colher de manteiga. Coloque uma folha sobre o pano e pincele com a manteiga derretida toda a superfície da massa e coloque a folha sobre a forma, deixando as bordas da massa para fora. Use de 3 a 4 folhas para fazer a base, sempre pincelando com a manteiga, que servirá de cola para a massa, e intercalando a posição da massa na forma.


6. Coloque o recheio sobre a massa e dobre as bordas para dentro. Pincele mais uma ou duas folhas de massa fillo com manteiga, corte em tiras largas e coloque-as no meio da massa modelando para que faça volume e cubra toda a superfície da torta e respingue sobre ela o restante da manteiga. Leve ao forno pré aquecido até dourar, por cerca de 40 - 50 minutos.


Sirva quente com uma saladinha de acompanhamento.




6 comentários:

  1. Pati, tive que vir te contar correndo! Essa receita salvou o meu almoço de ontem! Assim que a vi fui direto para comprar os ingredientes e me arrisquei fazendo para o almoço de aniversário do meu sogro. Como sempre, a receita deu super certo e todos adoraram! Ficou linda e chique, e eu fiquei me achando toda recebendo muitos elogios.

    Obrigada pela receita e pelo carinho de nos passar tudo detalhadamente. Eu que quase não cozinho nada, estou conseguindo me virar com algumas receitas suas! Beijão querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa...

      Fico feliz que estejas te aventurando na cozinha com algumas de minhas receitas. E que bom que todos gostaram desta torta!

      Beijão, e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  2. Descobri seu blog ontem e não sosseguei até terminar de ver tudo. Quanta dedicação! Adorei tudinho e separei algumas receitinhas para fazer assim que for possível. Sou professora recém aposentada e estou me acostumando com essa nova vida de dona de casa. Esta torta devo fazer este fim-de-semana para minhas netas que adoram camarão.

    Um beijo no coração e que Deus te abençoe e te conserve assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luzia!

      Obrigada pelo carinho querida. Seja sempre bem vinda e me conte suas experiências, vou adorar saber!

      Beijos

      Excluir
  3. Nossa muito bonita a foto, o passo a passo e principalmente a cara da Receita que está ótima. Será que fica gostoso colocando outros frutos do mar como lula, polvo e peixe (que seja um daqueles mais rigidos como cação)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léo.

      Acredito que fique bom sim, essa torta pode ser adaptada para qualquer recheio, desde que fique cremoso, mais consistente. Recheios muito líquidos não darão certo com essa massa.

      Com frutos do mar, acho que ficaria bom refogar previamente o peixe e o polvo, e se necessário engrossar o recheio com amido de milho. Se testar, me diga como ficou!

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.