Pudim de Leite Condensado


Essa receita pode até ser bem comum e corriqueira nas casas de muitas famílias brasileiras. Mas o motivo dela estar hoje aqui é bem especial, pois é uma receita de mãe para "filha", e agora, para neta!

Para o Especial de Dia das Mães, não poderia faltar a receita do famoso Pudim de Leite da minha vó Maria (Mariquinha para os íntimos). Esse pudem dela faz tanto, mas tanto sucesso, que sempre é pouco e nunca sobra. Em todas as festas de família desde que eu me lembro tinha esse Pudim, e até hoje é assim, seja no Natal, Ano Novo, aniversários e, claro, no dia das mães também!

Sempre que alguém experimenta este Pudim pela primeira vez, ficam perguntando como faz para ficar tão firme? Como faz pra ficar tão alto e não rachar? Como faz para ter tanta bolinha?... E por aí vai.

A minha vó passou a receita para a minha mãe, que agora passou para mim, e essa é sem dúvida auma daquelas receitas de família que a gente anota e guarda no caderninho para passar de geração em geração.

Agora divido ela com vocês também. Anotem e não deixem de experimentar, essa é uma daquelas sobremesas que agradam a todos e que você pode deixar pronta na véspera!


Pudim de Leite Condensado
Serve 10 pessoas


Você vai precisar de:

3 latas de Leite Condensado
3 latas de Leite (medida da lata de Leite Condensado)
12 Ovos
4-5 colheres de sopa de Açúcar

Preparo:

1. Em uma forma alta e com tampa própria para pudim, coloque o açúcar e leve a fogo com cuidado para caramelar, até formar um caramelo claro. Tem que cuidar para não queimar o açúcar. Reserve.


A foto do caramelo pronto não é minha, pois esqueci de fotografar a calda pronta (fonte: Getty Images)
2. Em uma tigela grande, misture bem o leite condensado e o leite. Em seguida, misture rapidamente as gemas peneiradas no leite, para não talhar (o leite condensado pode talhar oas gemas). Reserve.

3. Bata as claras em neve em ponto mole (a minha vó até hoje bate as claras a mão, apenas com UM GARFO!), mas você pode usar um batedor de arames (fouet), ou até a batedeira, mas não deixe ficar em ponto firme.



4. Misture delicadamente a mistura feita com o leite condensado às claras e coloque a mistura na forma caramelada e tampe. Coloque a forma em uma panela que fique bem justa à forma, deixando cerca de um dedo de folga. Coloque água fervendo na panela até 1/4 da altura da forma. Deixe no fogo cozinhando por 1 hora, sempre colocando água quando necessário. Retire do forno e desenforme com cuidado sobre o prato que for servir assim que estiver frio (se estiver morno para quente corre o risco de rachar).

Agora é só se deliciar!





6 comentários:

  1. É sem este pudim da nossa Mariquinha não é festa. É maravilhosoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo né? E nunca comi outro igual!

      Beijos Kátia

      Excluir
  2. O pudim ficou literalmente de babar.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, este pudim é maravilhoso e nunca comi outro igual. Se experimentar me avise.

      beijos

      Excluir
  3. Adoooooro pudim de leite condensado, Pati!!
    Pena que ultimamente tenho tido que manerar nos doces aqui em casa... Maridão com taxa de glicemia alta :(
    Que vontade que esse seu me deu!!
    Beijos,
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel!!

      Também fiquei com vontade desse pudim, é muito bom mesmo!
      Beijinhos

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.