Tartelette de Cogumelos Frescos


No início deste ano recebi um convite muito legal por causa do Confraria dos Chefs. Fui convidada para preparar uma receita que seria matéria da Revista iNFO-K!

A revista é uma publicação anual da Koerich Imóveis, responsável pela construção do prédio em que resido atualmente, e apresenta todos os anos as novidades nos seus novos empreendimentos. A cada edição a revista traz uma matéria gastronômica com um chef convidado. E este ano eu fui convidada para preparar um prato em um dos espaços Gourmet do prédio em que moro.

Recebi o convite através da Julia, uma amiga muito querida que escreve e é editora chefe da revista e que também o blog de receitas, o Tem Delícia na Cozinha. Além da Ju, outra amiga também foi responsável pelo convite, a Gabriela Koerich, que também faz parte do editorial da revista.

A princípio, eu hesitei em aceitar o convite e não o respondi na hora, mais pela vergonha mesmo, porque mesmo sendo faladeira, eu sou um pouco bicho do mato... Mas aí a família fez o seu papel: o marido me deu um super apoio e os meus pais marcaram presença para deixar o clima bem natural.

E assim o encontro foi maravilhoso, pois afinal eu estava preparando um jantar para meus queridos amigos e familiares. Não poderia ter sido melhor.

O encontro foi em fevereiro deste ano, e tudo foi registrado pelo fotógrafo Corrêa, um querido que me deixou muito a vontade. A revista foi publicada no final do mês de maio... Eu já tinha até esquecido dela, quando o marido chegou com alguns exemplares em casa. O resultado vocês vão ver agora e nos próximos posts. Ficou lindo demais (modéstia a parte).

Agora, vamos ao que interessa! No fim, ao invés de preparar uma receita, eu preparei um cardápio completo, com entrada, prato principal e sobremesa. No decorrer da semana eu vou postar todas as receitas, começando hoje pela a entradinha, que foi esta Tartelette de Cogumelos Frescos.

Eu adoro cogumelos frescos ou secos e acho também que são ótimas opções para estrelar no seu cardápio, tanto na entrada, como no prato principal. Aqui no blog tem uma matéria falando de alguns tipos de cogumelos e aqui você encontra algumas receitas com este ingrediente surpreendente.

Para esta entrada, sinta-se livre para usar os cogumelos da sua preferência, eu escolhi usar o shiitake, de longe o meu preferido entre os cogumelos frescos.

Você pode deixar o refogado pronto de véspera, assim como cortar a massa folhada e deixá-la arrumadinha em uma assadeira na geladeira. Minutos antes de servir, monte as Tartelettes e leve ao forno. As tartelettes podem ser feitas no tamanho que você desejar, pequenas para coquetéis, médias para entradas, ou até maiores, como um lanche.



Tartelette de Cogumelos
Serve 4 pessoas


Você vai precisar de:



300 gr de Massa Folhada

1 Cebola fatiada
1 colher de sopa de Manteiga
400 gr de Cogumelos Frescos (usei shiitake)
1 dente de Alho ralado
1/4 de xícara de Vinho Branco Seco
1 colher de sopa de Tomilho Fresco
100 gr de Queijo Gruyère ralado
1 Ovo batido
Sal, Pimenta e Azeite


Preparo:

1. Limpe os cogumelos com um papel toalha, evitando colocá-los na água (lembre-se, os cogumelos são como esponjas e podem absorver muita água). Retire os talos e corte-os em fatias.



2. Em uma panela, refogue a cebola no azeite por cerca de vinte minutos, até caramelizar. Acrescente a manteiga e os cogumelos laminados e refogue pot cerca de 15 minutos. Os cogumelos soltarão água, e quando secar novamente junte o alho, o tomilho e o vinho. Quando secar outra vez, retire do fogo e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe esfriar.



3. Corte a massa folhada no formato que desejar, com a ajuda de um cortador ou uma carretilha. Coloque a massa em uma forma (não precisa untar), e faça 4 pequenos cortes perto de cada canto da massa, isso ajudará a massa crescer. Com um pincel, espalhe o ovo batido sobre a massa, sem excessos.



4. Coloque o recheio sobre a massa folhada, entre os cortes, deixando uma bordinha e polvilhe o queijo gruyère. Leve para assar em forno preaquecido a 220º, por cerca de 20 minutos, ou até que fique dourado na bordas.







4 comentários:

  1. Encontrei esse blog através dessa entrada, pois amanhã farei um jantar especial para a boda de meus pais, e queria algo prático e fino. E quando pensava no prato principal, você me deu ele em seguida com esse medalhão lindo. Adorei! Vou fazer a depois eu venho contar.

    Beijos, Vanessinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Vanessinha... ficarei aguardando seu retorno.

      Beijos

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.