Filé com Cogumelos Gratinados


Este prato fez parte do meu cardápio para o jantar para o Dia dos Namorados. Já mostrei aqui a receita do Ragu de Cogumelos. Demorou, mas hoje apresento para vocês a receita que deu origem ao cardápio todo: o Filé com Cogumelos Gratinados. A receita é do Chef Gordon Ramsay - aqui você pode ver o vídeo com ele preparando o Fillet of Beef with Mushroom Gratin. Eu adoro o Gordon, amo cogumelos frescos e por isso tinha certeza que esse prato seria perfeito.



Eu escolhi fazer este prato com um corte alto de filé mignon, o Tournedor. Mas você pode preparar com medalhões, um pouco mais baixos. Quer aprender mais um pouco sobre cortes de filé mignon? Veja aqui o Be-a-bá dos cortes.

A carne fica uma delícia, e é bem fácil de preparar. Os cogumelos ficam a seu critério. Eu usei aqui shiitake e shimeji, meus preferidos. Mas é imprescindível que sejam frescos. Se quiser entender um pouco sobre cogumelos frescos, veja esse post com os tipos de cogumelos. 

Então, anote a receita, fica perfeito para um jantarzinho especial! Fica a dica para quem vai preparar um almoço bem especial para comemorar em casa o Dia dos Pais! 

Tempo de Preparo: 45 minutos
Serve: 4 pessoas
Utensílios: Frigideira grande, plástico filme e tigela

Você vai precisar de:
4 Tournedos de Filé Mignon (cerca de 200 gr cada)

1 Cebola pequena picada
1 dente de Alho
300 gr de Cogumelos Frescos variados
4 colheres de sopa de Vinho Branco Seco
2 colheres de sopa de Salsa e Cebolinha picadas
4 colheres de sopa de Nata (Creme de Leite Fresco)
1 Gema
Ciboulette picada (cebolinha verde fininha)
Queijo Parmesão Ralado
Azeite

Preparo:

1. Prepare os tournedos (ou medalhões) de filé, enrolando a peça da carne em filme plástico bem apertado. Deixe no congelador por cerca de meia hora. Retire a carne do congelador e corte os tournedos na hora que for grelhar a carne.



2. Prepare os cogumelos, limpando-os com papel toalha, retirando os talos e cortando em pedaços não muito pequenos. 

3. Em uma frigideira grande, refogue a cebola e o dente de alho amassado no azeite, até que fique translúcida. Acrescente os cogumelos e tempere com sal. Quando os cogumelos estiverem macios, retire do fogo e elimine o alho. Reserve.



4. Em uma tigela, bata um pouco a nata até que fique mais consistente. Acrescente a gema, a ciboulette picada e os cogumelos refogados. Reserve.

5. Aqueça bem uma frigideira ou grill. Retire os cortes de filé do filme plástico e tempere com sal e pimenta do reino. Grelhe todos lados da carne, cada lado por 1 minuto ou até que fique dourado. Coloque os tournedos em uma forma e disponha sobre cada um deles o creme de cogumelos. Polvilhe com o  queijo e leve ao forno pré aquecido a 200º por 7 minutos. Sirva em seguida.

Esse é o tempo para filés altos ficarem mal passados, se quiser mais passado, deixe cerca de 10 minutos.




8 comentários:

  1. Pati, que delícia!!!
    Maravilha de receita, como sempre, eu amei!!
    beijos e ótimo final de semana!
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Quais cogumelos você usou nessa receita?
    Eu adoro cogumelos e infelizmente não tenho mão para eles. Já tentei fazer receitas com shitake e paris, mas nunca acerto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou, Helena!

      Nesta receita eu usei o shiitake e o shimeji, que são os meus preferidos! Aqui neste post dou dicas de como preparar cogumelos frescos: www.confrariadoschefs.com/2011/11/tipos-de-cogumelos.html

      Não é difícil, você só precisa entender que eles se comportam como "esponjas" e absorvem muito os líquidos e sabores a que são submetidos. Por isso evite lavá-los com muita água. Tenho algumas receitas com cogumelos frescos aqui no blog, se tuver mais alguma dúvida sobre como preparar, é só me escrever.

      Beijinhos

      Excluir
  3. Ficou excelente.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pati!

    Fizemos neste fim-de-semana com cogumelos paris e shitake e realmente fica uma delícia e bem fácil de fazer. Recomendo para quem gosta muito de cogumelos e quer inovar num prato especial. Obrigada mais uma vez Pati.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pati. Conheci seu blog procurando esta receita e passei horas a fio vendo e lendo muitas de suas receitas. Várias eu já salvei e certamente farei, pois estes medalhões ficarão sensacionais! Fiz para um jantarzinho romântico com meu marido e ele amou! Abraços, Jô

    ResponderExcluir
  6. O vinho é para beber? rs

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.