Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate


Não existe nada mais aconchegante que um bolinho caseiro para acompanhar o café da tarde. E hoje em dia é cada vez mais raro alguém assar um bolinho para o lanche, já que estamos cada vez mais sem tempo...


Nos finais de semana em que fico em casa, normalmente na casa de praia dos meus pais, eu peço para a minha mãe fazer algo gostoso para o lanche da tarde. Quando fico em casa, eu sinto a falta deste aconchego. outro dia estava em casa num domingo e senti saudade do bolinho de mãe, então liguei para a minha mãe e pedi a receita do Bolo de Cenoura dela, o meu bolinho preferido!

Essa é uma receita muito simples e muito fácil de fazer. Mas eu já comi muito bolo de cenoura ruim por aí... bolo quase sem cenoura, muito seco, batumado, etc. Essa receita da minha mãe, na minha humilde opinião, é perfeita: o bolo fica bem alaranjado, úmido na medida certa e com essa cobertura açucarada que eu amo.

Aliás, a cobertura pode ser, se você preferir, de brigadeiro mole ou ganache. Mas esta, que fica sequinha, quebradiça e bem docinha casa perfeitamente com este bolo.

Eu sei que sou suspeita para falar, mas o meu marido é prova de que o bolo fica um espetáculo de bom. Ele não gosta de bolo de cenoura, mas gostou tanto desse que repetiu diversas vezes e pediu para eu fazer de novo, para ele levar para o trabalho dele. 

Agora que você já sabe que é uma delícia, fácil e rápido de fazer, anote a receita e prepare este bolinho para um delicioso lanche!


Tempo de Preparo: 15 minutos
Tempo de Forno: 30 minutos, aproximadamente
Serve: de 6 a 8 pessoas
Utensílios: Liquidificador, tigela, fouet (batedor de arames), forma de aproximadamente 30 cm x 20 cm

Você vai precisar de:
450 gr de Cenoura (aproximadamente 3 unidades médias)
1 1/2 xícara de Açúcar
3/4 de xícara de Óleo
3 Ovos (se os ovos forem pequenos, use 4)
3 xícaras de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de Fermento em Pó

Cobertura:
1 xícara de Açúcar
1/4 de xícara de Leite
3 colheres de sopa de Chocolate em Pó
3 colheres de sopa de Manteiga
1 pitada de Sal

Preparo:

1. Pré aqueça o forno a 180º. Unte a forma com manteiga ou óleo e farinha. Peneire as 3 xícaras de farinha de trigo com o fermento e reserve.

2. Descasque as cenouras e corte-as em pedaços. Coloque no liquidificador as cenouras picadas, o açúcar, o óleo e os ovos e bata bem até ficar um líquido completamente homogêneo.

3. Transfira a  mistura batida para uma tigela e misture a farinha com a ajuda de um fouet, até que a massa esteja homogênea. Deite a massa sobre a forma previamente untada e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito, e quando este sair limpo o bolo já está pronto. Deixe o bolo esfriando enquanto prepara a calda.


4. Para a calda, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, sempre mexendo. Depois que levantar fervura, cozinhe a calda por mais 2 minutos e coloque sobre o bolo. Espere alguns minutos para a calda açucarar e sirva.


OBS: para fazer o bolo grande, na forma 40x25, basta dobrar a receita!


Um comentário:

  1. amei, bem explicativo porém objetivo...parabéns!

    obs: já está na barra dos meus favoritos

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.