Bombom de Filé Mignon Folhado com Manteiga de Ervas Finas


Vocês se lembram que antes da Páscoa eu postei algumas das receitas do cardápio de uma Jantar Romântico que eu fiz para o meu maridinho, quando comemoramos 100 meses juntos?

Ficou faltando o prato principal, a estrela da noite! Todo o cardápio girou em torno deste lindo Bombom de Filé Mignon Folhado com manteiga de Ervas Finas, receita inspirada adaptada do Claude Troisgros. 


Mas hoje, além da receita, eu vou dar algumas dicas bacanas de como montar um cardápio, pois muita gente ainda tem dúvidas de como escolher o que vai preparar.

Escolhendo o Cardápio... 
Bom, em primeiro lugar, eu acho muito importante ver o tempo que teremos disponível para o preparo das receitas, se algo poderá ser preparado na véspera (sempre ajuda muito), e então escolher o que vai ser feito, e o que pode ser terceirizado, ou até mesmo suprimido, pois nem sempre conseguimos servir uma refeição completa com entrada, prato principal, acompanhamento e sobremesa. 

Este cardápio foi definido a partir do prato principal. Escolhida a carne, precisava de algo prático para acompanhar e para servir de entrada, e escolhi então as Batatinhas - que são excelentes acompanhamentos para carnes em geral, e a Caesar Salad servida na Cestinha de Parmesão, que além de ter uma linda apresentação, foi feita na véspera. E de sobremesa (essa nunca pode faltar para o meu marido), teria que ter chocolate e morangos, e por isso apostei em Crepes de Chocolate.

É importante que a entrada e os acompanhamentos combinem com o prato principal! 




Definido o cardápio, meu segundo passo é montar um check-list com as tarefas a serem executadas em ordem cronológica. Eu "funciono" melhor assim, pois desta maneira, consigo visualizar se terei tempo de fazer tudo, faço as alterações necessárias no cardápio e não esqueço de nada no meio do caminho. É importante também para otimizarmos nosso tempo na cozinha, começando o preparo com o que precisa de mais tempo.



Meu check-list é quase sempre assim: na véspera eu faço as compras e estabeleço o que pode ser preparado para o dia seguinte.

No dia, eu começo montando a mesa, porque se eu me enrolar na cozinha, quando os convidados chegarem ela já estará prontinha! Depois eu estabeleço o que deve ser feito, colocando primeiro o que leva mais tempo de preparo e por último o que deve ser finalizado antes de servir. Feita a lista, eu ainda coloco os horários estimados para começar cada preparo. Enfim, esta é a forma que eu encontrei para organizar os meus jantares e sair tudo direitinho.

Agora, vamos falar da receita. E que receita! Você não pode deixar de experimentar esta carne, fica uma delícia, com uma apresentação fantástica que vai deixar seus convidados babando! E o molho dá um toque mais especial ainda, tanto que já o incorporei em outros pratos desde então.




Tempo de Preparo: 40 minutos
Tempo de Forno: 20 a 30 minutos
Serve: 2 pessoas
Utensílios: bowl pequeno, panela ou frigideira alta, pinça para carnes, peneira, forma

Você vai precisar de:

Para a Manteiga de Ervas Finas: prepare meia receita e adicione 1 colher de sopa de cebola ralada - Veja a receita aqui

Para o Bombom de Filé Mignon:
2 medalhões de Filé Mignon alto (cerca de 200gr cada)
1 colher de sopa de Manteiga
Ervas Frescas (Tomilho, Louro, Alecrim)
3 dentes de Alho
Azeite
Sal e Pimenta a gosto

200 gr de Massa Folhada (aproximadamente)
1 Gema de Ovo
Farinha de Trigo para untar

Para o Molho:
2 colheres de sopa de Manteiga
1 colher de sopa de Cebola Roxa picadinha
15 ml de Conhaque
15 ml de Vinagre Balsâmico
300 ml de Vinho Tinto Seco
1 colher de sopa de Shoyu
1 colher de sopa de Farinha de Trigo
Sal e Pimenta a gosto


Preparo:

1. Prepare a manteiga de ervas, de acordo com essa receita aqui. Reserve.

2. Tempere os medalhões com sal e pimenta a gosto e leve-os para selar em uma panela ou frigideira alta, com um pouco de azeite. Depois de aproximadamente 3 minutos, vire os medalhões com a ajuda de uma pinça. Acrescente os dentes de alho inteiros, uma colher de manteiga e as ervas. Quando os medalhões estiverem dourados de ambos os lados, coloque-os em uma travessa, cubra com filme plástico e deixe descansando na geladeira por pelo menos 30 minutos.


3. Prepare o molho refogando a cebola na panela em que selou a carne e adicione o conhaque em seguida para flambar. Deglace o fundo da panela com o vinagre balsâmico e o shoyu e deixe reduzir um pouco. Acrescente o vinho e deixe reduzir até 3/4. A parte, misture 1 colher de manteiga com 2 colheres de farinha e coloque um pouco dessa mistura no molho para dar liga. Peneire o molho para deixá-lo aveludado. Antes de servir, aqueça o molho e acrescente mais uma colher de manteiga, sem deixar ferver. Acerte o sal, se for necessário.


4. Pré aqueça o forno.

5. Em uma superfície previamente higienizada e enfarinhada, abra a massa folhada para que ela fique com 0,5 cm de espessura. Meça a altura do medalhão e corte a massa na mesma largura da altura do filé. Enrole a massa ao redor de cada medalhão, e corte sem deixar excessos de massa na junção das duas pontas. Espalhe a manteiga de ervas sobre os filés e pincele a gema de ovo sobre toda a massa folhada. Se quiser, corte alguns enfeites de massa folhada para decorar o prato. Leve para assar a 180ºC por aproximadamente 20 - 30 minutos, até que a massa esteja bem folhada e dourada.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. A receita está em outro post - Batatinhas recheadas com brie - http://www.confrariadoschefs.com/2014/03/batatinhas-recheadas-com-brie-e.html

      Excluir
  2. Voce comprou a massa folheada pronta ou fez ela??

    ResponderExcluir
  3. Vc fez a massa folheada ou comprou pronta??

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.