Feijoadinha



Nos últimos dias quem mora no sul tem experimentado dias frios e chuvosos. Em dias assim, nada melhor que uma comidinha que esquenta e conforta, como um feijãozinho bem temperado e quentinho.

Antes de preparar essa Feijoadinha eu havia preparado feijão pouquíssimas vezes na minha vida. Minha mãe sempre fazia e mandava feijão para nós, e o feijão dele é excepcional. Até que um dia eu encuquei de fazer meu feijão completo - com as carnes, couve, farofa e com direito á panela de barro e tudo! Teoricamente este não foi o meu primeiro feijão, mas foi o meu primeiro feijão de "lamber os beiços!"


Este é um prato fácil e perfeito para servir várias pessoas, é só colocar mais água no feijão, como já dizia o ditado. E você ainda pode congelar e comer diversas vezes durante a semana. Foi o que eu e o marido fizemos.

O que torna essa feijoadinha especial são as carnes, que dão um sabor incrível e transformam o feijão sem gracinha em um feijão extremamente saboroso. Mas é importante escaldar as carnes secas e as defumadas, para eliminar o excesso de sal. 

Eu servi a minha Feijoadinha com arroz branco, farofinha de cebola queimada, laranja, ovo frito e couve mineira refogadinha no alho. Refeição completa e deliciosa para receber alguns amigos!



Tempo de Preparo: 60 minutos
Serve: 6 pessoas
Utensílios: Panela de Pressão, panelas e tigelas


Você vai precisar de:

600 gr de Feijão Preto 
240 gr de Paio
300 gr de Linguiça Blumenau
125 gr de Linguiça de Pernil Defumada
250 gr de Costelinha Suína Defumada
500 gr de Carne Seca
3 folhas de Louro
5 dentes de Alho ralado
Azeite

Preparo:

1. Na véspera: Escolha o seu feijão, eliminando os bagos ruins e coloque-o de molho em uma tigela coberto com água por pelo menos 6 horas. Corte a carne seca em pedaços médios e coloque de molho em uma tigela com água por pelo menos 6 horas, trocando a água umas duas vezes.

2. Escorra o feijão o coloque na panela de pressão com as folhas de louro, completando com água - cerca de 3 litros, feche a panela e ligue o fogo.

3. Escorra a carne seca e despreze a água. Coloque-a em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Quando ferver, escorra e repita o processo outras duas vezes. Assim a carne perde o excesso de sal.


4. Coloque todos os defumados em uma panela, cubra com água e leve ao fogo até ferver. Escorra e repita o processo mais uma vez. Desligue a panela de pressão com o feijão e enquanto aguarda sair a pressão, corte as carnes do tamanho desejado.


5. Coloque a carne seca e os defumados na panela de pressão e prove o feijão, se estiver quase pronto, feche a panela e deixe na pressão por apenas 15 minutos, se ainda estiver durinho, deixe por mais tempo. Passado o tempo, desligue a panela e só abra quando sair totalmente a pressão. Prove o feijão e o sal (eu não coloquei sal, as carnes salgaram o suficiente). Se o feijão ainda não estiver pronto, deixe finalizar o cozimento com a panela aberta mesmo.

6. Se gostar do feijão mais grossinho, amasse com um socador de feijão. Para temperar, refogue o alho em um pouco de azeite até dourar levemente e coloque no feijão. Sirva quente.

Para fazer o pirão: Coloque no prato fundo aproximadamente 2 colheres de sopa de farinha de mandioca e 2 conchas de caldo de feijão fervendo (tem que estar fervendo), e em seguida mexa bem até formar o pirão, acrescentando mais caldo ou farinha conforme o seu gosto.


3 comentários:

  1. Que delicia essa feijoada, parece muito saborosa!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  2. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog
    simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias,
    é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar,
    eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.