Aligot & Filé Chateaubriand

Como hoje é sexta-feira, e eu trouxe este presente delicioso para vocês. O prato pode até ter um nome complicado, mas o preparo é muito simples, e o sabor...

Gente, sem falsa modestia, este prato é um escândalo de tão gostoso, além de você ainda sair bem na foto com um prato luxo desses. A estrela aqui é ao Aligot (se fala aligô), que pode ser traduzido como um purê de batatas com muito queijo. Mas e por quê tanto entusiasmo com um simples purê com queijo? Porque estamos falando de um ótimo purê de batatas, com tanto queijo que ele chega a mudar a textura, e ser chamado de "chiclete de queijo".

Esta é a receita do renomado chef Alex Atala, do restaurante premiadíssimo D.O.M. Lembro que ví o chef falando deste prato há alguns anos, mas na época não tinha a receita, e fiquei apenas desejando. A receita original vem do sul da França, e usa outros queijos, normalmente o queijo Tomme. 

Para acompanhar, um belo Filé Chateaubriand, que é um corte de filé mignon bem alto, com 250 a 300 gr cada e cebolas.
Ahhh, esse prato rendeu-me muitos elogios, e o noivo até achou que foi o melhor prato que eu já fiz!!! Tá esperando o quê? Anota a receita e faça essa delícia também!

Aligot & Filé Chateaubriand
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

800 gr de Batata (preferencialmente a Asterix - de casca avermelhada)
300 gr de Queijo Emmental
300 gr de Queijo Minas Padrão
3 colheres de sopa de manteiga (boa qualidade)
150 ml de creme de leite fresco (ou nata)
40 ml de Leite
1 Kg de Filé Mignon (inteiro)

12 mini Cebolas 
1/2 xícara de Vinho tinto seco
1/2 xícara de Caldo de carme




Preparo:

1. Comece pela carne. Limpe a peça de filé mignon e corte em 4 partes iguais. O filé Chateaubriand deve ficar bem alto. Arrume-os e se for necessário passe um cordão em sua volta, bem firme, para que mantenha a sua forma.


2. Ferva água com sal e cozinhe as batatas com casca, até que fiquem macias. Descasque-as e esprema-as duas vezes. Eu não tenho espremedor de batatas, por isso passei duas vezes por uma peneira, e ficou ótimo. O purê deve ficar extremamente liso. Reserve.


3. Em outra panela com água fervente e sal, escalde as mini cebolas, por cerca de 10 minutos. Reserve.

4.  Aqueça uma grelha com um fio de azeite, e quando estiver bem quente sele todos os lados dos filés. Quando virar, tempere com sal e pimenta do reino. Se estiver secando, vá colocando pequenas colheres de manteiga junto aos filés.


5. Como este corte é muito alto, a carne não finalizará o seu cozimento no grill. Unte uma forma com um pouco de azeite e leve os filés ao forno pré aquecido para terminar o cozimento. O tempo ao forno vai depender do ponto que você gosta da carne. Deixei 10 minutos para ter uma carne ao ponto, bem rosada por dentro e muito suculenta. Se preferiar mais passada, deixe pelo menos 15 minutos.

6. Enquanto a carne está no forno, continue com o aligot, que deve ir do fogo diretamente à mesa. Em uma panela grande e em fogo baixo, leve o purê, o creme de leite fresco, duas colheres de manteiga e o leite. Mexa somente quando o creme começar a ferver. Depois disso não pare mais de mexer.


7. Vá acrescentando os queijos, aos poucos, sempre mexendo e incorporando o queijo antes de colocar mais. A textura vai mudando e o ponto ideal é quando a massa fica bem elástica. Se achar que ficou muito duro, acrescente mais um pouco de creme de leite fresco.


8. Deglaçar o fundo da carne no grill com o vinho e o caldo de carne, mexa para soltar bem o fundo, junte a manteiga e salteie as cebolas pré-cozidas.

9. Sirva cada filé Chateaubriand com uma boa porção de aligot, cebolas e por cima da carne distribua o caldo que sobrou das cebolas.



9 comentários:

  1. Só não curti mais pq não estava presente saboreando! Mas te dou essa oportunidade hehehe
    bjuuu Patii

    ResponderExcluir
  2. Suuu... pode deixar que eu farei este pra vocês! Fica maravilhoso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Pati! Adorei o blog, parabéns! Aligot? Aligot? Que chique :) Talvez um dia eu me arrisque hihihi. Sempre achei que fazer Aligot seria uma ciência :s
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Opa... Su to dentro não deixa ela me esquecer rs rs rs

    ResponderExcluir
  5. Olaa!! Adorei a receita... farei no dia dos namorados em um jantar romântico ! Espero que de certoo!! bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar certo sim Carla! E fica uma delícia, pode apostar!

      Beijos

      Excluir
  6. Amei seu blog! Tudo delícia,e bem explicado.Sensacional. Essa receita de aligot eu já havia visto com mussarela também,além do Queijo Minas Padrão e do Emmental.
    Mas parece que não faz falta não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriam! Jpa fiz com mussarela no lugar do Emmental, fica bom também, mas não precisa usar os 3 queijos juntos, apenas dois. Tente não substituir o Minas Padrão, que dá um sabor muito bom.

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.