Creme de Alho Poró ou Vichyssoise


Assim que eu descobri que estava grávida fui passar uns dias com o marido na serra gaúcha, em Gramado. Ainda não tinham começado os enjoos e parece que eu adivinhei e aproveitei muito aqueles dias e nos esbaldamos em restaurantes incríveis.

Um deles, o La Table D'Or Mediterranée, foi indescritivelmente espetacular. Pedimos o menu sugestão da casa, que vinha uma sequência de entradas, prato principal e sobremesa. Todos os pratos estavam divinos e eu recomendo muito a visita ao local.


Uma das entradas, o Comsomé de Alho Poró ao creme, estava tão bom que eu pedi para repetir o ao final do jantar não exitei em perguntar a receita. O garçom então me descreveu o creme, exatamente como é a sopa Vichyssoise (sopa fria de alho poró).

A receita é super simples, a base de batatas e alho poró. Mas o que vai dar à ela um sabor todo especial é a qualidade do caldo que você vai usar. Se usar água, não ficará tão saborosa quanto um bom caldo de legumes ou de frango.

Esta foi uma das receitas escolhidas para o mini buffet de sopas que eu preparei para algumas amigas... E foi a primeira a acabar! 

Caso você vá oferecer um jantar com sopas, vou deixar algumas dicas:

* Calcule aproximadamente 450 - 500 ml de sopa por pessoa (no total). Como eu ofereci 3 tipos de sopa, eu calculei aproximadamente 150 ml de cada sopa por pessoa, e mais um extra pra garantir. 

* Ofereça tipos diferentes de sopa, com estilos diferentes. Eu ofereci dois cremes, sendo um deles este de Alho Poró que é vegetariano e o outro o Creme de Batata e Frango. A terceira sopa foi um Capelletti in brodo, escolha das minhas amigas. 

* Sirva de acompanhamento alguns pães caseiros, italianos, torradas, croutons, queijo ralado, temperinho verde, etc. É sempre bom incrementar a sopa!

* Invista em caldos caseiros para a base da sua sopa, o resultado é sempre muito melhor.



Tempo de Preparo: 1 hora para o caldo e 40 minutos para o creme
Rende: 4 porções
Utensílios: Panela, liquidificador, processador ou mixer

Você vai precisar de:

Caldo de legumes:
1 Cebola partida em 4
3 dentes de Alho amassados
1 Cenoura Grande em pedaços
1 Alho Poró (parte clara), em pedaços
1 bouquet garni (folhas de alho poró, 2 folhas de louro, salsinha e cebolinha)
Sal e Pimenta

Para o Creme:
400 gr de Batatas em cubos (2 batatas grandes)
400 gr de Alho Poró fatiados (só a parte clara - usei 3 Alhos Porós Grandes)
1/2 Cebola picada
150 gr de Nata ou Creme de Leite (preferencialmente o fresco)
1/2 colher de sopa de Manteiga
Azeite
Sal e Pimenta a gosto
Tempero verde a gosto


Preparo:
1. Comece preparando o caldo caseiro. Em uma panela grande, refogue ligeiramente sem deixar dourar todos os ingredientes em um pouco de azeite, exceto o buquet garni. Acrescente 1,5 litros de água, o bouquet garni, um pouco de sal e pimenta. Deixe cozinhando por cerca de 45 minutos, após levantar fervura. Coe o caldo, despreze todos os legumes e reserve.

2. Higienize bem os Alhos Porós: Corte-os quando começarem as folhas. A parte mais perto das folhas costuma vir com um pouco de sujeira entre as camadas. Corte esta parte de cima ao meio de forma que você consiga abrir todas as camadas e lavar em água corrente. A parte mais clara de baixo pode apenas lavar por fora. 

 3. Refogue a cebola picada com a manteiga e um pouco de azeite, e antes que comece a dourar, acrescente os alhos porós fatiados. Refogue bem até que fiquem murchos, mas sem dourar também. Adicione as batatas picadas, tempere com sal e pimenta e cubra com o caldo - apenas o suficiente para cozinhar as batatas.

4. Quando as batatas estiverem cozidas, transfira todo o conteúdo para o liquidificador, reservando um pouco do caldo, para evitar que fique muito líquido. Bata bem até formar um creme liso e homogêneo, e tenha cuidado, pois a tampa do liquidificador pode explodir com a pressão ao bater líquidos muito quentes. Neste momento, você pode usar um mixer diretamente na panela.
Se for necessário, acrescente mais um pouco de caldo, até que fique na consistência desejada. Volte o creme à panela e finalize com o creme de leite fresco (ou nata) e acertando o sal e a pimenta a gosto.

Sirva com torradinhas, queijo parmesão ralado, temperinhos verde e o que mais você desejar!

7 comentários:

  1. Costumo fazer essa sopa é mesmo deliciosa!

    ResponderExcluir
  2. Que pena que você não está mais postando suas receitas. Seu blog é ótimo. Amei ❤ suas receitas.
    Espero que se anime em dar continuidade.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Acho que por conta da batata não seria interessante congelar, pois ela muda muito a textura após o congelamento.

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.