Conchiglioni Maremonte

Hoje é o Dia Mundial do Macarrão


Este alimento é um dos mais antigos, gostosos e práticos de todos os tempos. Eu acredito que todas as pessoas têm algum prato de massa entre os seus preferidos. Seja um spaghetti, uma lasanha ou uma massa recheada, como este conchiglioni, que é uma concha recheada.

Eu adoro preparar e comer massas. Este ano eu fiz pela primeira vez uma massa caseira, e ficou tão saborosa que eu adorei o resultado. Pena que na época eu não tinha o blog, então não anotei as receitas... mas com  apenas três ingredientes - trigo, ovos e sal - eu fiz dois tipos de rondelli, lasanha e papardelle.

E para comemorar este dia, a receita de hoje é super especial. É um dos meus pratos de massa preferidos. Outro dia eu recebi a visita de queridas amigas, e para recebê-las com todo o carinho que merecem, fiz este Conchiglioni Maremonte, que mesmo adorando, eu só faço mesmo em ocasiões mais que especiais. Isso porque ele pede um pouco mais de paciência que os demais pratos, e quem me conhece bem, sabe que essa é uma das virtudes que eu não tenho sobrando (isso quando não falta rsrs).
Este prato eu nem lembro mais como foi que eu aprendi, mas já faz um bom tempo. Lembro que era uma receita de um Bistrô daqui da ilha, super chique! Costumo fazê-lo em jantares de aniversário ou quando quero agradar e surpreender alguém. E sempre funciona! Fica um prato delicioso e lindo! 

Então, quando você quiser impressionar alguém, pode apostar nele, sem erro! Não é um prato difícil, mas exige paciência (principalmente porque eu odeio descascar camarão).


Anote a receita e faça um agradinho aos seus queridos!


Conchiglione Maremonte
Serve 4 pessoas


Você vai precisar de:


300 gr de Massa tipo Conchiglie (Concha Grande)
500 gr de Camarões médios, limpos
3 colheres de sopa de Cebola Brunoise
150 gr de Cogumelos frescos em lâminas
2 colheres de sopa de Queijo Gorgonzola 
6 Camarões Grandes, com casca (opcional)

Recheio:
200 gr de Queijo Gorgonzola picada
200 gr de Queijo Mussarela ralada
200 gr de Creme de Leite


Molho de Tomate:
800 gr de Polpa de Tomate (1 e 1/2 caixinha)
1 colher de sobremesa rasa de  Alho picadinho
Manjericão Fresco




Molho Béchamel:
1 litro de Leite
1 colher de sopa de Manteiga
2 colheres de sopa cheias de Farinha de trigo
100 gr de Creme de Leite
Noz Moscada
Sal


Preparo:


1. Cozinhe a massa em uma panela grande, com 3 litros de água salgada fervendo. Não deixe cozinhar demais, quando estiver al dente, escorra a massa e dê um choque térmico em água fria para interromper o cozimento. Escorra novamente e reserve.




2. Para o recheio, amasse os queijos com o creme de leite, até formar uma massa. Reserve.

3. Prepare o molho bechamel, conforme as intruções deste post. Acrescente o creme de leite no final do cozimento e reserve.

4.  Em uma frigideira, frite a cebola e os cogumelos. Quando os cogumelos soltarem o líquido, junte as 2 colheres de queijo gosrgonzola e deixe derreter, deixando cremoso os cogumelos. Reserve.



5. Em outra panela, frite ligeiramente o alho e aqueça a polpa de tomate. Junte o manjericão, os cogumelos e por último o molho Béchamel. Misture bem até que se forme um molho rosé bem bonito e homogêneo. Acerte o sal. Forre o fundo de um refratário com um pouco do molho, para que a massa não grude. Junte os camarões ao restante do molho e cozinhe por poucos minutos, até que fiquem rosados (depois termina de cozinhar no forno).

6. Com a massa já fria, recheie as conchar com um pouco do recheio e feche-as, para que o recheio não vaze depois que esquentar. Acomode as conchas lado a lado no refratário e cubra com o molho. Evite deixar as conchas muito apertadas ou sobrepostas, para que o prato fique com bastante molho.



7. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno pré aquecido para gratinar. Se quiser enfeitar com camarões grandes, leve-os ao fogo em uma panela com um fio de óleo e sal, junte um pouco de água e faça-os ao bafo. Quando o prato estiver gratinado, decore com os camarões grandes e raminhos de manjericão.




Concha de queijo, mussarela, gorgonzola, camarão, molho de tomate rosé. Concha Harmoniza com Chardonnay, Chianti, Espumant Brut, Sauvignon Blanc.

20 comentários:

  1. Wow!! Que blog mais bem feito e organizado!! ADOREI e estou boquiaberta! Parabéns pelos detalhes (a marcação das fotos com chapeu de chef é bárbara!!) e pelas receitas que, além de parecerem maravilhosas, estão muito bem explicadas. Já vou seguir vocês para não perder as novidades.
    Voltarei sempre. Muito sucesso!
    Beijos,
    Mel.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati,
    dessa vez você pegou pesado. Menina, eu sou louca por camarão e gorgonzola, recheando massa então.... que delícia!!!!!!!!!!!!! Amei a receita!!!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Meu deus! E tudo isso agora, antes de eu ir almoçar... que tenteção!
    Amigas de muita sorte as suas :))
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  4. Nem sabia que o macarrão tinha um dia especial. é a minha comida preferida e dos meus filhos também. Por isso tem macarrão quase todos os dias lá em casa. Adorei suas receitas, esta concha já está marcada. Mas eu nunca vi para vender, é fácil de achar?

    ResponderExcluir
  5. Entrei no seu site apenas para ver esta receita e não consigo mais sair! Está lindo, e todas as receitas parecem deliciosas e o melhor, possíveis de ser feitas!

    Esta eu já anotei e vou fazer com certeza. Gosto muito dos pratos com opções vegetarianas, pois minha cunhada não come carnes e sempre fico em dúvida do que preparar. Depois eu conto como ficou.

    ResponderExcluir
  6. Mel, obrigada pelo carinho! São comentários como os seus que nos dão mais vontade ainda de fazer um blog lindo e delicioso! Mas tudo que fazemos com o coração fica bom, não é mesmo?

    Aqui no blog eu faço o que eu mais gosto: cozinhar, escrever e criar. Eu mesma montei o blog e todos os desenhos gráficos dele. Não sou nenhuma expert no assunto, mas adoro bisbilhotar a respeito.

    Adorei o seu blog também. É lindo!

    ResponderExcluir
  7. Adri e Queila... relamente é um pecado o que nós fazemos postando delícias antes do horário do almoço! Eu mesma sofro todos os dias almoçando em buffets, imaginando as delícias que vejos nos blogs! rsrsrs

    Beijinhos queridas

    ResponderExcluir
  8. Cristiano e Mara S.

    Façam esta receita, será um sucesso com certeza. Até meu irmão que é bem enjoado com comida adora! Depois me contem como ficou.

    Mara S., no meu aniversário eu fiz as duas versões desta massa, uma com camarão e outra sem, pois um amigo do meu noivo é vegetariano. Fica uma delícia!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Eu amo essa massa, mas desse jeito eu nunca comi... Fique tentada!
    Estava sumida por conta do mestrado, mas já estou de volta com uma super #DICA DE VIAGEM.
    Bjs
    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Pati querida, delícia de receita. Deve ficar tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
  11. Ai amiga... saudades dessa "massinha" e não adianta me mandar fazer que só fica boa nas suas mãos rs rs rs delicia... delicia...

    ResponderExcluir
  12. Oi Pati, amei o seu blog! Tava atras de uma receita de conchiglione, e adorei essa sua! Vou fazer um almoço no sabado para umas 10 pessoas, vc acha q preciso dobrar ou triplicar toda a receita??? Fiquei na duvida, inclusive para fazer o molho bechamel, pois se for triplicar serão 3 litros de leite, rs. Desde ja, obrigada, Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia,

      Eu faria 2 travessas grandes, dobrando a receita e para garantir colocaria algum acompanhamento, que pode ser salada ou batata palha. Se fizeres alguma entrada, essa quantidade dá de certeza, porque essa receita na verdade serve até 5 pessoas.

      Beijinhos

      Excluir
    2. Obrigada, Pati. Farei umas entradinhas sim, inclusive acho que pegarei as receitas no seu blog, rs. Sei que todos irão adorar, depois publico o resultado. Beijosss, Flávia

      Excluir
    3. Que legal Flávia! Depois me conta como ficou, e me mande as fotos, vou adorar publicar aqui também. Você tem algum blog?

      Beijos

      Excluir
  13. Oiii Pati, menina, fiz o conchiglione maremonte e foi um sucesso absurdo!!!! Sem duvida é uma receita para impressionar, campeã como vc classifica no blog. Tirei umas fotos no celular de meu cunhado, assim que pegar te mando. Só de lembrar já me deu agua na boca novamente. Acabei fazendo uma bruschetta que é receita do meu namorado, na verdade ele fez, rs, quis me dedicar com exclusividade ao seu conchiglione e valeu muito a pena!!! Parabéns pela receita. Ameiii!!! Uma pena que não tenho blog para compartilharmos algumas receitinhas. Beijosss, Flávia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Flávia! Eu também adoro este prato!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Gostaria de saber aonde posso comprar formas para fazer conchiglione caseiro algum site que posso encontrar??

    ResponderExcluir
  15. gostaria de saber aonde posso encontrar formas para fazer conchiglione em casa algum site que posso encontrar??? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna.

      Eu só conheço essa massa seca, nunca vi fresca e também desconheço se existe alguma forma ou aparelho que possa reproduzir este formato. Eu sou de Florianópolis, e aqui não tem tanta oferta de artigos gastronômicos como em SP, por exemplo. Quem sabe você procura por lá.

      Beijos

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.