Molho Béchamel

O molho Béchamel é um dos molhos mais versáteis na cozinha. Pode ser a base de outros molhos, de sopas ou ainda para gratinar massas, legumes, etc. É um molho simples, delicioso, mas que deve seguir duas técnicas básicas para que o resultado final seja um molho cremoso, homogênio e saboroso.

Hoje, mais cedo, postei duas técnicas culinárias justamente para lhes apresentar esta receita, pois o primeiro passo para se preparar um molho Béchamel é aromatizar o leite com uma cebola piquê, que mostramos aqui, e em seguida fazer fazer o roux, o mais importante, que você pode ver como se faz aqui.

Este moho é um coringa porque com ele você pode criar inúmeras receitas. Juntando alguns ingredientes da sua geladeira ou dispensa, você inventa sempre um cardápio novo para massas ou com um pouquinho que queijo parmesão para gratinar legumes, ou mesmo puro com uma massinha, fica leve e delicioso! Então, vamos anotar essa receita coringa?


Molho Béchamel

Você vai precisar de:

1/2 cebola
2 folhas de louro
3 cravos da índia
500 ml de leite
50 gr de manteiga
50 gr de farinha de trigo
Noz moscada
Sal


Preparo:

1. Comece preparando a cebola piquê, conforme mostamos aqui. Coloque-a no leite e leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, descarte a cebola e reserve o leite.

2. Em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo para fazer o roux claro, como apresentamos aqui.

3. Com o roux pronto, comece a incorporar o leite, já morno, lentamente e sempre mexendo com um fouet, em fogo baixo. 


4. Ao incorporar todo o leite, mexa por mais uns 15 minutos, para cozinhar bem o trigo e não deixar gosto de amido. Tempere com sal e noz moscada ralada na hora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.