Neste fim-de-semana que passou eu fiquei em casa sozinha largada e abandonada. Depois de ter almoçado um dia no shopping e jantado miojo, o almoço de domingo pedia uma coisinha um pouco melhor, eu costumo dizer que é fome de comida mesmo, não de lanche ou porcaria.
Abri a geladeira para ver se tinha alguma salvação para o meu almoço. Catei uma linguicinha calabresa, champignon e uns raminhos de tomilho. Pronto, agora era decidir se isso tudo se tornaria uma massa ou um risottinho... Fiquei com a última opção, e o resultado foi maravilhoso. Sério mesmo, ficou bom demais da conta!
Como não tinha nenhuma garrafa de vinho aberta e eu não abriria uma apenas para usar um tiquinho, usei whisky para embebedar o meu risotto.
Eu já falei para vocês que o Risotto é um dos pratos mais versáteis, por isso sempre tenho em casa um pacote de arroz Arbóreo, que somado à manteiga, cebola, bebida alcóolica e o que mais você quiser, vira uma nova receita.
As quantidades são para uma pessoa, para aumentar, é só multiplicar por quantas bocas vão comer!
Risotto de Calabresa Bêbada
Serve uma pessoa faminta
Você vai precisar de:
1/2 xícara de Arroz Arbóreo
1 colher de sopa de Manteiga
1/2 colher de sopa de Azeite
2 colheres de sopa de Cebola Brunoise
1 colher de chá de Alho Brunoise
500 ml de Caldo de Legumes
1/3 de xícara de Whisky
60 gr de Linguiça Calabresa (1 fininha)
2 colheres de sopa de Champignon fatiado
2 colheres de sopa de Queijo tipo Grana
3 ramos de Tominho
Sal e Pimenta do Reino
Preparo:
1. Deixe todos os ingredientes saparados e prontos para serem usados, pois o risotto é um prato que pede dedicação total depois que começa o cozimento.
2. Faça o caldo e deixe-o fervendo. Eu usei caldo em pó, 1/2 envelope para 500 ml de água.
3. Em uma panela pequena, sue a cebola no azeite com a metade da manteiga. Junte o alho e a liguiça calabresa e (eu parti a linguiça ao meio e depois fatiei fininha). Deixe dourar um pouco a linguiça e coloque o arroz, mexendo sempre, para não queimar. Depois de 1 minutinho, entre com o whisky, mexa para soltar o fundo que formou e deixe evaporar.
4. Agora vá adicionando o caldo, aos poucos, sempre mexendo para que fique bem cremoso. Na metade do cozimento, junte os champignons.
5. Depois de 15-18 minutinhos, agregando caldo aos poucos e sempre mexendo, seu Risotto estará pronto. Não esqueça de deixar o seu Risotto al dente. Para finalizar, junte o queijo, desfolhe os raminhos de Tomilho e por último, o restante da manteiga. Mexa bem para dar brilho e sirva imediatamente.
Nossa Pati que delícia! A cor ficou ótima e a aparência é de super apetitoso! Já tá anotado viu! Adorei o improviso bem sucedido do ri
ResponderExcluirsoto :)
Beijão
Oi Pati, que risoto lindo esse seu! Eu até que sou chegada a uma porcariazinha, um sanduíche na rua, etc.. mas quando sinto fome de comida, não tem jeito! Risoto é uma ótima opção, é um prato único, rápido e gostoso!
ResponderExcluirBeijos e boa semana para você!
Nada como fazer uma receita deliciosa assim pra tornar o dia especial.
ResponderExcluirDelícia!
Bj e boa semana,
Lylia