Quiche de Frango e Brie


As quiches são as minhas queridinhas. São fáceis de fazer, perfeitas para um brunch, um lanche de fim de tarde, e no jantar podem vir de entradinhas ou até como prato principal. É ou não é uma beleza? Além de toda a sua versatilidade, que mudando os ingredientes do recheio você cria diversas receitas de quiches.

Costumo fazê-las quando recebo amigas em casa, e as mais pedidas sempre são as de alho-poró e a de filé. Mas esta semana cheguei em casa e não tinha pensado em nada para o jantar. Aliás, ninguém na minha casa tinha pensado nisso. Com o meu noivo machucado (ele está com a clavícula quebrada) tenho ficado um pouco longe da cozinha.

Mas a gente precisava jantar e fuçando na geladeira encontrei um pedaço de peito de frango que tinha sobrado do fim de semana e lembrei de uma receita que vi no Homens Gourmet, programa que eu adoro, que era uma Quiche de frango, com cebola dourada e queijo brie. Não anotei a receita do programa, mas fiz inspirada nele.


O resultado ficou ótimo e eu super recomendo!  As minhas quiches não são nem secas nem muito gosdurosas (exceto a de calabresa, queijo não tem nem como não ser gordurosa né?).

Para quem não conhece, as quiches são tortas salgadas abertas, com uma espécie de massa podre (pâte brisée), com recheios diversos e cobertura de creme de leite fresco. Embora muito tradicional na França, sua origem é Alemã, o nome quiche vem do Alemão "kuchen", que significa torta. A mais tradicional das quiches é a Lorraine, um clássico da cozinha francesa, que leva além do creme de leite, ovos e bacon.


Quiche de Frango e Brie
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

* Utensílio especial: Forma para quiches

300 gr de Peito de Frangoem cubos pequenos
1 Cebola Grande Brunoise
1 Tomate Grande Concassé
1 colher de chá de Alho ralado
1/3 de xícara de Vinho Tinto Seco 
100 gr de Queijo Brie
300 gr de Nata  (Creme de Leite Fresco)
2 Ovos
Sal e Pimenta do Reino
Azeite de oliva

Massa:

200 gr de Farinha de Trigo
160 gr de Manteiga
1 Gema
Sal




Preparo:

1. Comece preparando a massa. Em uma tigela, misture a farinha com o sal e junte a manteiga gelada em pedaços. Misture formando uma espécie de farofa, sem sovar a massa. Coloque gema e misture novamente. Se for necessário, acrescente um pouco de água gelada, aos poucos, até que a massa fique homogênea. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

2. Para o recheio, frite o frango com um pouco de azeite, sem dourar. Reserve.

3. Em uma panela, doure a cebola com o alho em um pouco de azeite até caramelizar.  Deixe formar um fundo escuro na panela. Junte o vinho para deglacear (soltar o fundo que se formou na panela, que dá mais sabor ao prato).


4. Junte os tomates e o frango refogado. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

5. Coloque a massa entre duas folhas de saco plástico e abra com um rolo. Disponha a massa sobre uma assadeira própria para quiche.


6. Coloque sobre a massa o recheio e salpique pedaços de queijo Brie. 


7. Faça um creme com a nata, os ovos batidos e tempere com sal. Cubra a quiche com este creme e leve ao forno pré aquecido a 180 graus até dourar, por cerca de 25-30 minutos. 

 

Se for servir como prato principal, basta uma saladinha de folhas mistas! 



 

2 comentários:

  1. Pati do céu! Que delícia é essa menina :)
    Adooodrei! A foto do início está de comer a tela :s Mas a quiche é especialidade francesa mesmo, da região de Lorraine!
    Na verdade não importa, o que interessa mesmo é que elas são uma delícia e a sua então, huuuummmm!
    Um beijão e bom final de semana, Queila

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati,
    parece bem gostoso!
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.