O mês de dezembro é sempre uma loucura, com a proximidade das festas de fim de ano, confraternizações entre amigos e ainda a correria do trabalho. Pelo menos comigo é sempre assim, por isso tenho tido pouquíssimo tempo para ir para a cozinha, e menos ainda para atualizar o bloguinho.
Essa sobremesa eu fiz para um destes encontros de fim ano, com minhas queridas amigas. Vi esta receita num programa que eu adoro, o Escola de Culinária. Mesmo tendo um nome diferente, não resisti a essa combinação de côco com doce de leite... e ficou bem gostosa!
Esta é uma daquelas receitas bem fáceis de agradar, pois é difícil encontrar quem não goste de doce de leite né? E embora pareça ficar bem doce, não fica não... o creme diplomata corta um pouco do doce. Ah, e o que eu mais gosto, é que pode ser feito com antecedência e ficar no freezer só esperando para servir. Delícia né?
Fica então a dica de uma receita gostosa e refrescante para a sua sobremesa de Natal!
Fica então a dica de uma receita gostosa e refrescante para a sua sobremesa de Natal!
O vídeo da receita original você pode ver aqui, mas a minha tem algumas alterações.
Carré de Côco e Doce de Leite
Serve 15 pessoas
Utensílios especiais: Batedeira, assadeira grande, papel manteiga
Você vai precisar de:
Biscuit:
6 Gemas batidas
6 Claras
120 gr de Açúcar
50 gr de Farinha de Trigo
50 gr de Manteiga derretida
50 gr de Côco seco ralado (opcional)
Creme Pâtissière (500 gr):
350 ml de Leite
80 gr de Açúcar
4 Gemas
35 gr de Manteiga
1 colher de chá de Essência de Baunilha (ou 1/2 fava)
15 gr de Amido de Milho
15 gr de Farinha de Trigo
Creme Diplomata de Côco:
500 gr de Creme Pâtissière
60 ml de Leite de Côco
300 gr de Nata batida
Doce de Leite:
600 gr de Doce de Leite (usei leite condensado cozido)
150 gr de Creme de Leite
Preparo:
1. Comece pelo biscuit, batendo as claras em neve com 20 gr de açúcar, até que forme um merengue não muito firme. Reserve.
2. Bata as gemas, deixando-as claras e fofas e em seguida acrescente aos poucos o açúcar. Pare de bater e acrescente as claras já batidas aos poucos, incorporando ao creme delicadamente. Junte a farinha peneirada e continue misturando delicadamente, para que a massa não perca seu volume. Coloque o côco ralado e por último a manteiga derretida em forma de fio, mexa para incorporar tudo.
3. Despeje a massa sobre uma assadeira grande forrada com papel manteiga. Atenção: essa massa deve ficar fina, com cerca de 1,5 cm. Asse em forno alto (180 - 200 graus) pré aquecido por cerca de 10 minutos, até que fique douradinho.
4. Recheio Creme Diplomata de Côco: a base deste recheio é o Creme de Confeiteiro, que é o Creme Pâtissière, que eu ensinei aqui. Prepare este recheio conforme as instruções do outro poste e reserve até que fiquei frio. Quando esfriar, junte o leite de Côco. Na batedeira, bata a nata (creme de leite fresco), até que forme picos firmes. Misture delicadamente ao creme e reserve.
5. Recheio de Doce de Leite: Misture do doce de leite ou o leite condensado cozido com o creme de leite. Reserve.
6. Montagem: Forre a forma com plástico filme (usei 2 de formas de pão), isso ajudará na hora de desinformar. Corte o bicuit do tamanho da forma e faça a primeira camada com o biscuit. Coloque uma camada generosa de recheio de doce de leite, outra camada de biscuit e, por último, uma camada de creme Diplomata. Cubra com plástico filme e leve ao freezer por, pelo menos, 3 - 4 horas. Deixe na geladeira 30 minutos antes de servir.
Para servir, puxe com cuidado o biscuit da forma pelo plástico filme. Sirva gelado.
Eu tive o enorme prazer de experimentar essa delícia. Só tenho uma coisa a dizer: PERFEITO, como tudo o que essa amiga faz!
ResponderExcluirGrande beijo, Pati!
Que sobremesa mais diferente :o
ResponderExcluirA presença do doce de leite me passa uma certa segurança, pois para mim, tudo que tem doce de leite é bom :)
Maravilha :)
Um beijo,
Queila