Medalhões com Manteiga de Ervas


Oi gente!


Dando continuidade ao cardápio que eu preparei para o jantar da revista Info-K!, agora é a vez de falar do prato principal. O primeiro prato escolhido para compor o cardápio foi este Risotto Caprese, o meu preferido de todos os risottos que eu já experimentei. Neste dia, preparei-o usando apenas tomates tipo italiano frescos. Na receita que está no blog eu troquei metade dos tomates frescos por meia lata de tomates pelados, fica muito bom também.

Para acompanhar este delicioso risotto, preparei Medalhões de Filé com Manteiga de Ervas. Para aprender como preparar os medalhões, veja esse post aqui. Para 4 pessoas, fiz 4 medalhões de aproximadamente 250 gr cada.

A receita de hoje então é da fantástica Manteiga de Ervas. Gente, vocês não imaginam como essa manteiga é simples de fazer, e quanta diferença ela faz no seu prato! Eu sempre tenho no meu congelador e fica uma delícia não só com carnes, mas com frango, peixes, sanduíches, e no que mais você desejar!

A ideia, a princípio, era fazer a manteiga e enrolar em forma de rolinho no filme plástico para fatiar e servir como moedinhas sobre os medalhões. Mas conversando com o meu marido, ele me deu a brilhante ideia de fazê-las assim, trabalhadas com um bico de confeitar! Um detalhe simples, que faz um grande efeito no prato.

Algumas fotinhos para vocês verem como foi legal!

O prato montado: Risotto Caprese e Medalhão de Filé  com Manteiga de Ervas


Á esquerda, com meu marido e meus pais e á esquerda com meus queridos amigos Julia e Gustavo

Agora, anote a receita e prepare logo essa delícia! Aqui, a única regra é usar uma manteiga de boa qualidade. 




Manteiga de Ervas
Serve 4 pessoas


Você vai precisar de:

200 gr de Manteiga com sal
1 dente de Alho ralado
2 colheres de sopa de Ervas Frescas (usei Salsa, Manjericão, Tomilho e Alecrim)
1 colher de sobremesa de suco de limão
Raspas de 1/2 Limão

Preparo:

1. Deixe a manteiga amolecer em temperatura ambiente até ficar com textura de pomada. misture todos os ingredientes.


2. Enrole a manteiga em um plástico filme formando uma espécie de bisnaga, e leve ao freezer por pelo menos uma hora. Minutos antes de servir, corte fatias da manteiga com uma faca afiada e retire o plástico filme antes de colocar sobre a carne.



Para fazer a manteiga confeitada como a minha, coloque a manteiga em um saco de confeitar com um bico pitanga aberta e faça os botões sobre um papel manteiga. Esse processo deve ser rápido para a manteiga não derreter e desmanchar. Leve imediatamente ao congelador. Quando congelar, pode retirar do papel manteiga e armazenar os botões em um pote fechado.



Para os medalhões, todas as dicas de preparo você encontra neste post aqui. Nas fotos acima, você pode ver o corte dos medalhões, eles sendo grelhados de ambos os lados até dourar e por fim todos os medalhões indo juntos para o forno para concluir o cozimento. Como era muitos medalhões neste dia, grelhei aos poucos e reservei-os em uma travessa enquanto terminava de grelhar o restante.



10 comentários:

  1. Seu blog deveria ficar desativado no hora do almoço. É um pecado ver tanta coisa gostosa enquanto almoço uma Vono! hehehe

    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Mery, concordo! Eu também sofro com meu próprio veneno!

      Beijinhos e obrigada

      Excluir
  2. Farei este seu cardápio amanhã! Adorei o medalhão com essa manteiguinha fofa em cima, um charme! Vou me sentir uma super chef! Thanks

    Vanessinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessinha!

      Que legal que você encontrou o que queria. Beijinhos

      Excluir
  3. Eeeeeeeeeee
    Que lindoooo o post adorei.
    Cheguei a salivar ao lembrar dessa delícia. Super recomendo!
    beijão, amiga. E obrigada por ter aceitado meu convite.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Cara dona Patrícia, suas receitas são muito tentadoras e bem executadas. Gostei especialmente desta manteiga temperada.

    Abraços, Rui

    ResponderExcluir
  5. Pati, arrasou!!! Vou tentar fazer a manteiga!! Você recomenda alguma marca específica? Pode ser a Aviação?
    bjs, Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, faz sim porque é uma delícia! Eu usei aviação mesmo, é ótima!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Eu fiz a manteiga e ficou super delícia! O que sobrou eu coloquei no frango grelhado e ficou muito bom também. Beijos

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.