Spaghetti alla Carbonara

Para o jantarzinho que fiz em casa para comemorar o Dia dos Namorados com alguns casais de amigos, o prato principal tinha que ser um prato único que não me desse muito trabalho, afinal, por mais que eu goste de cozinhar, eu não queria ficar a noite toda na cozinha. Tinha que ser também algo que fosse delicioso, refinado e que combinasse com o clima frio que faz aqui nesta época do ano.

Depois de pensar em algumas opções, tive a ideia de fazer um Spaghetti alla Carbonara, que seria o prato perfeito para esta ocasião. Mas aí bateu um medo: e se não der certo? Uma vez fiz um carbonara que não ficou nada bom... mas não era a receita original e levava creme de leite, que depois descobri que não pode ter nesta receita.

O segredo para um excelente Carbonara está nos ingredientes usados. Todos devem ser de ótima qualidade. Escolha uma boa massa, ovos frescos,  e no lugar do bacon e do queijo parmesão, dê preferência à pancetta ou guanciale e ao queijo pecorino, que farão muita diferença no resultado final,  garantindo o sucesso do prato. O investimento é "salgado", mas vale cada garfada!

Anota aí a receita!


Spaghetti alla Carbonara
Serve 6 pessoas:

Você vai precisar de:

500 gr de espaghetti
200 gr de queijo pecorino
100 gr de pancetta
8 gemas
4 ovos
Sal e Pimenta do reino

Preparo:

1. Em uma frigideira, em fogo baixo, coloque a pancetta em cubinhos e deixe até dourar, sempre em fogo baixo. Reserve. Eu usei duas marcas diferentes de pancetta, porque uma tinha mais condimentos e gordura do que a outra, como vocês podem ver na foto abaixo. Fiz assim para dar uma equilibrada no sabor, já que a segunda parecia pouco condimentada, embora mais magra.


2. Coloque a massa para cozinhar em água e sal.

3 - 4. Em um bowl (tigela) grande o suficiente para colocar a massa depois, bata os ovos e as gemas com um garfo, junte o queijo pecorino ralado finamente e a pancetta, que deve ter esfriado um pouco para não cozinhar os ovos. 

5. Quando a massa estiver al dente, escorra-a, reservando a água do seu cozimento e jogue nos ovos temperado, e com a ajuda de dois garfos vá mexendo para que a massa agregue bem ao molho, puxando a massa de baixo para cima. Mexa bastante para cozinhar os ovos no calor da massa e para que fique cremoso. Depois de mexer bem, junte um pouco da água do cozimento da massa, uma concha aproximadamente, e mexa mais um pouco. 

5. Sirva em uma travessa com pimenta do reino moída na hora (tem que ser essa! Faz muita diferença). E se quiser mais umas freescurinhas, enfeite com flores, comestíveis lógico, ou folhinhas de manjericão.


5 comentários:

  1. Hum!!! Este vou pedir pro maridão fazer. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida! O maridão acessou o blog e escolheu o cardápio de Dia dos Namorados. Daí não deu outra: spaguetti a Santo Antônio. Ficou uma delíciaaaa! Obrigada pela dica, viu?
    Semana que vem vou postar a receita do coquetel de camarão que servi de entrada. Tava uma delícia!

    Adorei a receitinha de hoje aqui no teu blog. Eu amooo Carbonara.
    Grande beijo, com carinho!

    ResponderExcluir
  3. Ah que malandrinha Pati!!! O prato é simples de fazer, não tem mistérios, se usar os ingredientes certos então, não tem erro! Pode experimentar que fica uma delícia!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.