Tartelette Salgada

Neste Dia dos Namorados, eu e o noivo comemoramos com um jantarzinho super romântico e animado! Isso porque contamos com a presença de dois casais de amigos super queridos, um deles os chefs Nani e Beto. A noite foi uma grande experiência para mim, que montei um cardápio completo, ou seja, um full course meal, com entrada + prato principal + sobremesa. Foi um desafio montar este cardápio, que tinha que ser de fácil execução, delicioso e harmonioso entre si. 
Para a entrada, escolhi fazer algo com massa folhada e o trio que eu adoro: queijo, tomate e manjericão. Acho a combinação destes sabores perfeitas e com difícil possibilidade de não dar certo. Durante a semana vocês vão conhecer o restante do cardápio.



Tartelette Salgada
Serve 6 pessoas:

Você vai precisar de:

200 gr de massa folhada, aproximadamente
1/4 de cebola brunoise
1 colher de manteiga
200 ml de leite
1 colher de amido de milho
1 gema
2 colheres de sopa de requeijão
2 tomates sem pele e sem sementes brunoise
Queijo mussarela, quanto baste
Sal
Noz mozcada
Manjericão fresco

Preparo:
1. Comece preparando o creme de queijo. Leve a cebola para refogar na manteiga e em um fio de óleo em uma frigideira. Não deixe dourar, antes disso coloque 1/2 xícara de água para cozinhar a cebola e deixe reduzir. 

2. Junte o leite. Em uma xícara, dilua o amido de milho em um pouco de leite e desmanche bem a gema nesta mistura. Coloque na frigideira, sempre mexendo até engrossar. Fica parecendo um creme. Termine com o requeijão, um pouco de mussarela ralada (usei 1/2 xícara), acerte o sal e tempere com noz moscada.

3. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa folhada com um rolo, sem deixá-la muito fina, é só para esticar um pouco. Quanto mais se estica, menos folhada ela ficará. Corte a massa em quadradinhos que caibam nas forminhas. Usei 25 forminhas de mini quiche, mas pode ser qualquer outro tipo de forminha que vá ao forno. Coloque a massa com cuidado sobre as forminhas, para não furar, e não é necessário untar.

4. Coloque sobre a massa um pouquinho de queijo mussarela ralado, um pouco do creme de queijo, o tomate picadinho e leve ao forno para assar até a massa ficar douradinha. Espere esfriar um pouco para desenformar e sirva com uma folhinha de manjericão, ou pesto - Dica do Chef André Castro (ainda vou falar dele para vocês...). Não fiz o pesto porque tinha pouco tempo, não tinha nenhum tipo de castanha em casa e principalmente porque ainda não comprei meu almofariz (veja mais no dicionário de culinária).



7 comentários:

  1. Hummm!!! que delícia. Parece muito apetitoso. Pati parabéns, tais virando uma expert em blog. Bjs linda.

    ResponderExcluir
  2. Hummm!! Que delícia parece muito apetitoso. Pati vc tá virando uma blogeira expert. Parabéns adorei o cantinho. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  3. Almofariz... vou te dar um de presente... mas posso entrar na loja e pedir um pilão??? nunca na vida vou lembrar desse nome complicado...
    O Tartelette estava mesmo perfeito... o gosto era divino... bjocas

    ResponderExcluir
  4. Bem levinho e gostoso!! Adorei!!!
    Ganhou um Selo do Degustador!

    ResponderExcluir
  5. Oooiiiii
    E quanto a massa folheada? se compra pronta?
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Sim, eu uso a massa folhada comprada congelada. Existe caixinhas de aproximadamente 200 gr e rolos de 1 kg. Eu compro o role e deixo no congelador. Quando quero usar, eu desço para a geladeira algumas horas antes, porque descongela rapidinho. É bem prático e muito bom.

      Excluir
    2. Hummmmmm valeuuuuu

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.