Folhado Picante de Camembert

Esta á uma receita que há tempos eu desejava fazer, mas nunca encontrava uma oportunidade ou adoradores de pimenta para apreciar. Até que outro dia, passeando pela blogsfera num cantinho que eu adoro e super recomendo a visita, no Caso e Coisas da Bonfa, fiquei sabendo do novo Concurso da Bonfa, no qual os participantes devem enviar uma receita com foto de algum drink ou aperitivo/entrada, que obrigatoriamente deve ter na composição algum tipo de pimenta.

Esta entrada foi a minha primeira ideia, e desta vez não teria desculpas em montar o prato. Como o noivo não curte pimentas, fiz como entradinha de um filé de peixe para jantar com meus pais e todos nós AMAMOS!

A mistura de sabores fica perfeita, quando você corta a massa crocante, encontra um queijo suave e derretido, temperado com o doce e o picante da geleia. Você pode fazer sem medo, porque fica realmente delicioso, é sofisticado e super simples de fazer. Eu usei a massa folhada pronta da marca Massa Leve, geleia Queensberry e Queijo Polengui. Se não gostar de pimenta, experimente com geleia de frutas vermelhas.


Folhado Picante de Camembert
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

Massa Folhada (35x35 cm, aproximadamente)
1 Queijo Camembert
2 colheres de sopa de Geleia de Pimenta
1 Gema
Pimenta Calabresa

Preparo:

1. Limpe a superfície que trabalhará com álcool e abra a massa folhada. Se for usar massa caseira, não esqueça de untar a mesa com farinha de trigo, as massas comercializadas já vêm com um plástico protetor, use-o para abrir a massa. Corte a massa num tamanho bom para poder cobrir o queijo. Coloque o queijo inteiro no meio da massa, e por cima coloque a geleia de pimenta. Se preferir, pode colocar mais geleia ao redor do queijo, inclusive.


2. Dobre duas pontas opostas, depois as outras duas, formando um "pacotinho"  bem fechado. Não precisa usar nada para colar a massa, basta fazer uma leve pressão na massa. Certifique-se que a massa esteja cobrindo o queijo totalmente, para que não vaze enquanto assa.

3. Pincele a gema por cima da massa folhada e salpique um pouco de pimenta calabresa por cima. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 15-20 minutos, até que fique dourado. Não é necessário untar a forma.


4. Sirva como entrada ou aperitivo com torradinhas. Quando cortar, o queijo estará derretido e misturado com a geleia, e escorrerá de uma forma deliciosa.





9 comentários:

  1. Patiiii
    Essa foi para matar, amiga! Ameeeeei. Não vejo a hora de fazer.
    Grande beijo e parabéns pela receita.

    ResponderExcluir
  2. Que excelente idéia! Nem sei como, mas tenho um vidro desta geléia aqui em casa e nunca soube o que fazer com ela. Agora já sei. Parece muito saboroso.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia!!!! Amo queijos e massa folhada, juntos devem ser perfeitos!!!!
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu uso geléias normais, como de frutas silvestres, pêssego, assim como mel e nozes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu adoro com geléia de uva e frutas vermelhas tb! Mas esta eu fiz especialmente para um concurso, que tinha que ter um ingrediente apimentado!
      O fato é que Camambert Folhado é uma delícia e muito fácil de fazer né!

      Beijão e obrogada pela visita!

      Excluir
  5. Vc acha que posso usar queijo brie no lugar desse sugerido?É o preferido do meu namorado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ângela! Eu também adoro Brie, acho que fica ótimo, mas de repente fique melhor se a geleia for doce, como de uva, frutas vermelhas, etc...

      Se fizer, depois me conta como ficou. Beijos

      Excluir
  6. Ameeeeiiiii esta receita!!!! Tudo a ver com o jantar p o dia dos namorados!!!! Meu marido adora pimenta e acho que fica com uma cara de afrodisíaco... Vou fazer!!! Parabéns pelo blog! Primoroso!

    ResponderExcluir
  7. Ameeeiiii esta receita!!! Achei perfeita como entrada para o jantar do dia dos namorados! Meu marido adora pimenta e essa receita tem uma carinha de afrodisíaca... Vou fazer!!! Parabéns pelo blog! Primoroso!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.