Técnicas Culinárias: Tipos de Merengue

Você gosta de merengue? Eu, particularmente, não gosto do merengue puro e cru, mas sei que muitas pessoas adoram. Só que o merengue faz parte da composição de muitas sobremesas, por isso, mesmo não gostando dele puro, preciso fazê-lo para outras sobremesas, como no suflê de chocolate e dos suspiros.

Existem alguns tipos de merengue, e cada um deles é mais adequado para o tipo de sobremesa que ele integrará. O Francês, o Suíço e o Italiano. O merengue é simplesmente a combinação de claras em neve com açúcar, e é usado em muitas sobremesas, cru ou assado, como recheios, coberturas e suspiros, podendo ter textura cremosa ou crocante, dependendo do grau do cozimento.

Para que o merengue cresça, fique volumoso e bonito, não pode haver nenhum vestígio de gema e os utensílios devem estar desengordurados. As claras em temperatura ambiente costumam crescer mais.

Existem três tipos de merengue:

Merengue Francês: é o merengue cru, feito com 2 claras para 115 gr de açúcar. Prepare batendo as claras em neve até ficarem bem firmes e secas, dobrando ou triplicando seu volume. Coloque metade do açúcar aos poucos e então misture o restante, até ficar bem liso e brilhante. É usado para confeitar, assar ou cozinhar à pochê. Este é o merengue ideal para faser suspiros.

Merengue Suíço: É o merengue feito em banho-maria. Use 125 gr de açúcar para 2 claras. Em uma vasilha sobre uma recipiente com água fervente, bata as claras com o açúcar em uma temperatura de aproximadamente 75° C até que você perceba que o açúcar foi dissolvido. Gire a vasilha até que fique um creme homogêneo, você pode bater à mão ou em uma batedeira, até que o merengue fique frio e dobre ou triplique o seu volume. Usado em decorações.
 

Merengue Italiano: é o merengue cozido. Prepare uma calda com 250gr de açúcar e 60ml de água, em ponto de bala mole (116° a 118° C) quando a calda mantém a forma, mas é macia. Esfrie um pouco. Bata 5 claras em neve firme. Junte a calda aos poucos, batendo sempre. Este merengue fica muito firme e brilhante. Use para decorar, como cobertura caramelada ou para dar leveza a mousses e suflês.



Para medir a temperatura, você pode usar um termômetro especial para caldas de açúcar, ou testar nos dedos até obter o ponto de bala mole.


Algumas receitas de merengue sugerem que você use o cremor tártaro, que pode ser encontrado em supermercados. O cremor tártaro é um tipo de sal orgânico, levemente ácido, que  retarda a cristlização das caldas de açócar e ajuda a secar mais o suspiro.

Para fazer seu suspiro, faça o merengue Francês, unte uma forma com manteiga e açúcar ou farinha, molde como preferir e asse em forno baixo, com a porta entreaberta. Assa em aproximadamente 40 minutos


13 comentários:

  1. Maria da Graça Soares20 de julho de 2011 às 22:57

    Pessoal a sua página está linda. Estou adorando acompanha-la. Um beijo, Maria da Graça

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Informações bem colocadas e lindas fotos! Já virei seguidora! Se quiser conhecer meu blog, faça uma visitinha: www.desafiosgastronomicos.blogspot.com! Fiz um post sobre Suspiros e coloquei um link para este post aqui! abraços, Bia

    ResponderExcluir
  3. Oi, Amanda.

    O meu eu comprei em uma loja especializada em vendas de chocolates e artigos para doces em atacado, em Florianópolis. Você encontrará nestas lojas, de vendas de artigos para produção de doces em atacado, ou na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pati! Moro em Florianópolis e não encontro esse termômetro. Qual foi a loja em que você o comprou?

      Excluir
    2. Oi Luana. Eu não me lembro o nome da loja e acho que já fechou, ficava na rua São Jorge (perto do hippo Supermercados) e hoje a loja se chama Lighthouse Cafés Especiais. Na época vendia chocolates Callebout e por isso eu encontrei lá. Já vi para vender parecido na Camicado e na internet.

      Excluir
  4. Nossa, amei as dicas! *.*
    Todos são feitos com qual tipo de açucar?
    Abraços e parabéns pelo site! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pelo carinho. Os merengues são feitos com o açúcar refinado tradicional.

      Excluir
  5. Muito obrigada por me respoder! :D
    Só mais uma pergunta, 115 gr equivale a mais ou menos quantas colheres de sopa?

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada por compartilhar essas informações tão preciosas!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,

    Onde posso encontrar estes termometro especial de acuçar/calda que foi mencionado na materia.
    Parabéns.
    fabiodesouza@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio. Acredito que em lojas especializadas para confeitaria seja fácil de encontrar. Se sua cidade não tiver uma loja destas, procure na internet em sites como o mercado livre.

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.