Pão de Queijo

Hoje é Dia do Pão de Queijo! Um queridinho amado por milhares de brasileiros, que faz parte do nosso café da manhã, da tarde, lanchinhos... é difícil encontrar quem não goste, mais difícil ainda comer um só!

O pão de queijo é a comida típica mineira mais conhecida e apreciada no Brasil. Nos EUA, várias casas de artigos brasileiros vendem a mistura para preparar o pão de queijo, que nem se compara aos preparados artesanalmente. Esta data passou a ser comemorada em 2009, depois que o Programa Mais Você, da Ana Maria Braga, atingiu um número muito grande de receitas de pão de queijo em um concurso que resultou num festival e batizou esta data como o Dia do Pão de Queijo.

Mas você sabe preparar um verdadeiro pão de queijo? Por mais fácil que seja encontrar este pãozinho em lanchonetes,  padarias e supermercados, em muitos lugares o sabor e qualidade deixa a desejar... e depois que se experimenta um pão de queijo como este, você fica mais crítica ainda!

Esta é uma das receitas que a minha mãe faz, a minha preferida. Anote e faça na sua casa, é muito simples de  fazer e o resultado é muito melhor que os pães que você compra por aí!

Pão de Queijo Uai

Você vai presar de:

250 gr de Polvilho Azedo
250 gr de Plovilho Doce
150 gr de Queijo Mussarela ralada
250 gr de Queijo Minas Padrão (Meia Cura) ralado
3 - 4 Ovos
2 xícaras de Leite
1 xícara de Óleo
Sal a gosto
Preparo:

1. Separe todos os ingredientes. Em uma tigela grande, misture os polvilhos com um pouco de sal (não coloque muito, deixe para acertar no final) e faça um buraco no meio.


2. Esquente o leite com o óleo até ferver, e vá colocando na mistura de polvilhos, aos poucos e sempre mexendo, para escaldar o polvilho. Mexa até amornar.



3. Quando terminar de colocar o leite, você terá uma mistura assim:



4. Bata levemente os ovos e junte à massa aos poucos, mexendo para incorporar bem. A quantidade de ovos vai depender do tamanho deles, eu usei 3 ovos tamanho G.

5.  Agora junte os queijos, amasse bem e acerte o sal. Deixe a massa lisinha e homogênea.


6. Unte as mãos com óleo e faça bolinhas de uns 4 cm.  Coloque-as em uma forma untada com óleo. Asse em forno pré aquecido, em temperatura média, até que fiquem assim, lindos e dourados!


Sirva com um delicioso café ou com um chocolate quente! Você pode fazer a massa na batedeira, basta usar o batedor de massa pesada e bater em velocidade baixa.

 

6 comentários:

  1. Olha! Eu sinto em informar, mas Ana Maria Braga tá perdendo pra vocês hehe
    Uma delícia, pão de queijo e receita da mami? Não tem como não ficar gostoso!!!
    Adorei o post! Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Pati Beatriz,
    você descobriu uma coisa que eu amo MUITO!!!! Sou louca por pão de queijo, tenho várias receitas! Essa com certeza vai para minha coleção, e vai ser testada!!!!
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai Pati, seus pães de queijo estão LINDOS! Eu não consigo comer esses que são prontos de saquinho, acho tudo com gosto de nada. Minha tia faz um que é uma coisa boa, mas nunca pedi a receita (sei lá, nem me toquei..). Essa sua receita parece tão fácil! Adorei!
    www.temperaria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Adriana... testa e depois de conta! Tenho certeza que você vai gostar!

    ResponderExcluir
  5. Ju, podemos marcar um baita café da tarde das meninas um dia desses né!? Imagina a comilança...

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.