Polpettone alla Parmigiana

Em uma casa de rodízio de comida italiana em que eu e meu noivo costumamos ir, um dos pratos mais esperados é o Polpettone alla Parmigiana.

A receita é simples e a combinação de milanesa + molho de tomates + queijo derretido é perfeita, e eu adoro essa combinação... hummm, deu vontade de fazer novamente este prato.

O Polpettone é uma almôndega grande, achatada e recheada com queijo. O resultado é maravilhoso.




Polpettone à Parmegiana
Serve 4 pessoas

Você pai precisar de:

400 gr de carne moída
1/2 Cebola Brunoise
3 dentes de Alho
2 Fatias de pão
250 gr de queijo Mussarela
2 Ovos
Leite 
Farinha de Trigo
Farinha de Rosca
Sal e Pimenta
Orégano

Molho:
4 Tomates Brunoise
1/2 Cebola Brunoise
2 dentes de Alho
1/2 xícara de Extrato de tomate
1 pitada de Açúcar
Sal

Preparo:

1. Comece pelo molho: leve ao fogo a cebola para suar em um fio de azeite. Quando ficar transparente, junte o alho ralado. Em seguida, entre com os tomates concassé, sem pele e sem sementes, cortados em brunoise. Deixe refogar um pouco os tomates e acrescente o extrato de tomates e o açúcar, para quebrar a acidez dos tomates. Deixe cozinhar o molho, enquanto prepara os polpettones. Junte água se for necessário e acerte o sal no final do cozimento.


2. Para os polpettones, comece demolhando as fatias de pão com um pouco de leite. Reserve.


3. Tempere a carne com a cebola, o alho e um ovo. Mexa bem até misturar todos os ingredentes. Misture o pão demolhado em leite e tempere com sal e pimenta.

4. Separe um prato com farinha de trigo, um com farinha de rosca e outro com o ovo restante batido com uma pitada de sal.

5. Separe a carne em 4 porções, depois separe cada poção em 2. Abra uma parte na palma da mão, dando um formato de hamburguer. Recheie com um pouco de queijo (1/2 fatia), salpique um pouco de orégano, e feche com a outra parte de carne, fechando bem as bordas para que o queijo não vaze. Repita esse processo com os outros polpettones.


6. Passe cada polpettone na farinha trigo, depois no ovo batido e por último na farinha de rosca. Frite em óleo quente, at''e que fique dourado. Deixe escorrer sobre folhas de papel toalha, para remover o excesso de gordura.


7. Em um refratário, coloque uma parte do molho no fundo, distribua os polpettones e cubra com a outra parte do molho. Salpique queijo mussarela e orégano e leve ao forno para gratinar.


8. Sirva quente com arroz ou massa.







 

4 comentários:

  1. Oi Pati,
    acabei de conhecer o blog e adorei, virei seguidora!!!
    Coleciono receitas. Sempre tive curiosidade de saber como faz polpettone. Vou me arriscar a fazer um dia!!!! Também dei uma olhada rápida nas outras receitas, depois leio com mais calma, mas gostei do que vi!
    Tenho um blog de gastronomia, faço indicações e críticas de vários restaurantes da cidade que frequento, quando puder, dê uma passada lá!
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pati! Esse blog é perigoso, dá uma fome... hehehe! Está muito legal!!! Tenho um amigo que adora culinária também, e ele tem um blog: http://cozinharemeuhobby.blogspot.com/. Dá uma espiada lá! Vou indicar o teu blog pra ele!
    Podemos combinar um encontrinho gastronômico, né? Hehehe! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi Pati,
    Adorei a forma como vc colocar as receitas.Tudo bem explicadinho.Muito bom pra nós.
    Bj e boa quarta pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Oi Lylia, muito obrigada pelo carinho! Nossa intenção é simplificar ao máximo, para que todos possam ver que é possível encarar o fogão como um aliado, e não como um inimigo. Fiquei muito feliz com a sua visita.

    beijinhos

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.