Mesa { Bem } Posta

É bem comum quando alguém que gosta de cozinhar, também goste de receber amigos e familiares em casa, com uma bela mesa montada.

Eu simplesmente amo uma bela mesa montada, e estou contando os dias para que nosso apartamento fique pronto e eu possa enfeitar a mesa para receber minhas visitinhas. Acho um charme e é também um carinho para com as suas visitas.

Nem sempre montar uma bela mesa exige muitas peças decorativas, ou louças caras, embora muitos pensem ao contrário. É bem possível arrumar uma linda mesa com o que já temos em casa. Para isso, é importante ter alguns itens que fazem toda a diferença, como guardanapos de tecido, flores e velas. Itens simples e relativamente baratos, mas que fazem toda a diferença.

Eu me apaixonei de uma forma absurda pelos guardanapos de tecido. Tudo começou quando ganhei daminha mãe os tradicionais guardanapos branquinhos, depois comprei alguns em tom fendi e verde, e até me aventurei costurando eu mesma na máquina de costura (não é tarefa fácil se você não sabe lidar com a bichinha...). Por fim, tenho outros tantos tecidos guardados para pedir para uma costureira fazer um dia para mim. Na minha opinião, eles já dão uma boa enriquecida na mesa.

A arrumação do guardanapo na mesa pode ser feita de muitas maneiras, existem diversas dobraduras que você pode fazer (o google te ensina várias), ou você pode usar porta guardanapos, que dão um charme na mesa. Existem modelos prontos, combinando com o sousplat, e até modelos artesanais lindos - já ganhei alguns de Natal super fofos para estrear este ano! E com a sua louça e uma linda toalha ou trilho de mesa deixam sua mesa com cara de festa. 


Se você não tiver, ou não quiser usar toalhas e trilhos, outra opção é usar sousplat, que podem ir diretamente na mesa, ou sobre as toalhas, você escolhe. E para este item também existem alternativas bem em conta. Pode ser de tecido simples, de patchwork, de crochê (olha que fofo o modelo abaixo), madeira, vidro, porcelana, miçangas, rattan... enfim, são muitos os estilos. Para economizar, eu também já fiz sousplat! Comprei os discos de madeira (encontrado em lojas de artesanato) e costurei - a mão - capinhas de tecido! 

Agora só basta você saber arrumar a mesa direitinho, tirar as louças lindas do armário e montar uma mesa bem digna para a sua mãe no almoço de domingo! Vou deixar algumas sugestões para vocês!



O modelo acima é o mais formal, e você pode retirar peças caso não vá utilizar, por exemplo, se não servir peixe, pode retirar os talheres indicados para este prato.


E abaixo outras opções para diversas refeições. Em sentido horário: Café da manhã, almoço, modelo europeu para almoço/janta, brunch, modelo formal (mostrado acima), e jantar.



Simples, com guardanapo estampado dobrado sobre o prato
Guardanapos coloridos, dobrado ao comprido abaixo do prato, com um trilho de mesa
Guardanapo Xadrez, dobrado ao lado do prato
Guardanapo de pois, dobrado estilo envelope para acomodar os talheres
Com sousplat de rattan sobre jogo americano e taças bico de jaca (adoooro)


Porta Guardanapo feito com uma argola de madeira e detalhe de alecrim, um charme né?


Combinação de Jogo Americano de tecido, sousplat de rattan, guardanapo branco e porta guardanapo de madeira


 Jogo Americano de tecido pathwork e sousplat de rattan


Sousplat de rattan sobre mesa branca, guardanapo branco e porta guardanapo de limões


Combinação de Jogo Americano de tecido, sousplat de rattan, guardanapo e porta guardanapo com flores. Reparem no copinho com mini arranjo verde em cada jogo americano.


Combinação de Jogo Americano amarelo, sousplat de rattan, guardanapo e porta guardanapo de madeira. Novamente o copinho com mini arranjo verde em cada jogo americano.


Mesa clássica e estremamente chic. Aqui a louça é a grande protagonista... Reparem na espumante sobre uma peça de cristal, para não molhar a mesa!


Guardanapos com acabamento em richelieu, muito chic! Com um modelo de porta guardanapo bem simples de fazer!
Outro modelo de porta guardanapo de flores simples de fazer!
Morri de amores por essa! Com sousplat e porta guardanapo em flor de crochêt! Um charme né? Aqui também tem outro elemento que eu adoro: combinar dois guardanapos de cores diferente.



Fontes: 1. More Fashion Makeup; 2. Pinterest; 3. Ruffled; 4. L&O; 5. Amarelo Ouro; 6. The Knot ; 7-8. Vestida de Noiva; 9 - 16. Casamenteiras.; 17. Meu dia D.

5 comentários:

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.