Crostini de Polenta com Ragu de Calabresa


Alguém aqui não adora polenta frita? Acho que não conheço ninguém que não se descontrole na frente de uma bela porção de polentinhas fritas. Eu mesma chego a ir em uma cantina da cidade que eu adoro, principalmente para comer as polentinhas fritas e crocantes de lá.

Sendo uma viciada, quando vi esta receita no Dedo de Moça - que eu adooooro e super recomendo a visita - não pude deixar de anotar e reproduzir em casa. Imagina só uma polentinha fininha, quentinha e crocante com um molhinho de calabresa por cima. Imaginou? Babou? Eu estou aqui salivando só de lembrar dela...

Essa entradinha já rolou lá em casa em alguns jantares e eu acho bem legal para o fazer no almoço de Dia das Mães, se você for servir carne ou ave no prato principal. Vai ficar perfeito e é uma delícia!

O molho você pode deixar pronto de véspera e as polentinhas, se não conseguir fritar na hora de servir, frite um pouco antes e deixe em uma forma forrada com papel toalha, cubra com outra folha de papel toalha e deixe descansando no forno. Se precisar, pode aquecer no forno antes de servir.

Agora anota a receita!



Crostini de Polenta com Ragu de Calabresa
Serve 10 pessoas

Você vai precisar de:
400 gr de Polenta (uso a Polentina)
800 ml de Água
1/2 Cebola picadinha
2 xícaras de Linguiça Calabresa picada em cubos pequenos
4 Tomates sem pele e sem sementes picados
Azeite
Sal e Pimenta 
Ervas da sua preferência para decorar

Preparo:

1. Coloque a água para ferver em uma panela grande e quando levantar fervura coloque a polenta em misture bem para não criar gomos. Mexa sempre em fogo baixo até cozinhar completamente, por cerca de 10 minutos. Experimente para ver se precisa de sal. Espalhe a polenta em uma assadeira deixando-a lisinha e fina. Depois de fria, corte a polenta com uma faca em quadradinhos ou losangos, como preferir. Você pode untar a faca com azeite para ajudar a não grudar. Reserve.

2. Para o ragu, refogue a cebola no azeite e em seguida acrescente a calabresa picadinha. Na sequência, adicione os tpmates e cozinhe até desmanchar. Tempere com pimenta e acerte o sal. Reserve.

3. Em uma frigideira, coloque óleo o suficiente para cobrir as polentas ao fritar. Quando estiver quente, frite aos poucos as polentas e deixe escorrer o excesso de óleo em papel toalha.

4. Montagem: monte na hora que for servir, para evitar que amoleça a polenta. Coloque sobre cada polenta uma colher de chá de ragu de calabresa, decore com um raminho de erva (mesta da foto usei alecrim), e arrume em um prato de servir.

Dica: Eu também gosto de temperar a polenta com caldo de galinha diluído na água antes de colocar a polenta. 


5 comentários:

  1. Que ótima ideia pra entradinha!! Eu também não resisto a uma polentinha frita... hummm só de pensar me dá água na boca! E essa apresentação, caprichada, né? Gostei muito!

    Também quero dizer que está tendo SORTEIO lá no blog. Quando der tempo, dá uma passadinha lá pra vc participar!
    Beijo, Mel

    ResponderExcluir
  2. Realmente deve ficar muito bom polenta e calabresa.

    Abraços, Paulo Maciel

    ResponderExcluir
  3. Pati, olá!

    Belas e deliciosas receitas!
    Adorei teu blog.
    Essa receita em especial, está com uma "cara" linda!

    Um abraço,
    Fábio.

    ResponderExcluir
  4. Testei essa receita e ficou sensacional!!
    Adorei o canal vou favoritar para continuar acompanhando e conhecendo outras receitas!!
    http://www.oliveiraramosbuffet.com.br

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.