Molho de Tomate Assado


Eu sou uma daquelas pessoas que demorou a aprender a gostar de comer várias coisas, o tomate foi uma delas. Eu nunca o comia cru, e ainda hoje tenho algumas restrições, mas é pricipalmente pelas sementes (odeio mastigar sementes de tomates)... cada um com a sua mania, não é?

Como meu marido adora tomates, há alguns anos comecei a experimentá-lo com mais frequência e com formas de cozimentos diferentes. E ai eu descobri o tomate assado. E que maravilha que é comer um tomatinho assado, temperadinho com alho, azeite e manjericão. Se tiver mussarela de búfala então, fica a perfeição!

Pensando nisso, no feriado que passou eu estava determinada a ficar em casa relaxando e, principalmente, cozinhando! Estava morrendo de saudades da minha cozinha, por conta de vários compromissos no mês passado, ficamos o mês todo sem tempo para ficar em casa e descansar. Como estava frio, optei por fazer uma massa com algum molho quentinho e gostosinho, remexi na geladeira e encontrei os tomatinhos, pedindo para serem assados e transformados nesse molho cremoso e delicioso!

Eu amei o resultado! O molho, que é cremoso e muito aromático, é perfeito para os seus dias de preguiça também. Não tem nada de ficar picando tomate, cebola, refogando, etc.. é só assar, processar e, se quiser, peneirar. Pronto! Agora é só escolher a sua massa preferida e servir com esse molhinho delicioso!


Molho de Tomate Assado
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de

6 Tomates
2 dentes de Alho laminados
1 pitada de Açúcar
Folhas de Manjericão Fresco
Azeite
Sal
1 colher de sopa de Creme de Leite (opcional)

Preparo:

1. Pré aqueça o forno a 210º. Lave e seque os tomates, retire a parte de cima com o "olhinho", corte-os ao meio e os acomode lado a lado em uma travessa que possa ir ao forno. Tempere com uma pitada de açúcar (para cortar a acidez), o sal, o alho em lâminas e as folhas de manjericão. É só colocar por cima dos tomates. Regue com aproximadamente 1 colher de sopa cada tomate (coloquei a olho mesmo), e leve ao forno por cerca de 40 minutos, até que esteja bem macio.


2. Nesse momento, se você preferir, pode retirar a pele dos tomates puxando-as, eu não retirei. Coloque os tomates com o azeite da travessa no liquidificador e bata até ficar cremoso, é bem rapidinho. Como eu não suporto ver nem comer sementes de tomates, eu passei o molho por uma peneira. Além de tirar as sementes, elimina quase toda a pele e deixa o molho bem cremoso.


3. Leve o molho ao fogo em uma panela, acerte os temperos a gosto, acrescente mais manjericão se preferir e acerte a acidez do tomate com mais uma pitada de açúcar, se for necessário. Eu acrescente uma colher de nata (ou creme de leite), para deixá-lo mais cremoso e servi com penne. Ficou perfeito!





2 comentários:

  1. Adorei esse preparo, vou fazer.
    Vai uma dica: comprei uma máquina que vai facilitar o preparo do molho,
    ela separa a polpa de um lado a casca e a semente de outro.
    www.purotomate.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer! Finalmente achei alguém com a mesma mania que eu! Sempre sou esquisita por não gostar dos tomates em salada, como o resto da humanidade, embora eu seja uma pessoa que come de um tudo. Mas eu ainda fico aflita com a pele, sou pior...sempre faço molho em casa na panela direto, peneirando, claro. Vou experimentar.

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.