Ragu de Cogumelos


Este ano foi o primeiro Dia dos Namorados que eu e o marido passamos casadinhos, e aproveitei para ficar em casa e preparar um jantarzinho especial para ele. Não gostamos muito de sair em datas como esta, pois além de lotados, os restaurantes geralmente não conseguem manter a qualidade nem o bom atendimento.

Como foi num dia de semana, o cardápio teve que ser prático. De entrada, servi uma saladinha de alface com palmito, lascas de queijo Pecorino e bacon crocante em formato de coração, que eu me inspirei aqui, com molho Caesar.  O prato principal foi um medalhão de filé gratinado, que logo logo estará por aqui. E para acompanhar os filés, o marido pediu uma massa.

Como no filé também tinham cogumelos frescos, optei por fazer esse Ragu de Cogumelos, que fiz no jantar que oferecemos para os nossos padrinhos no ano passado e que é maravilhoso! A receita é do Livro Receber com Charme, que eu adoro e super recomendo também.

A massa escolhida foi da marca italiana Gioseppe Cocco. Eu não costumo falar de marcas aqui, mas esta realmente nos surpreendeu, de tão boa e leve que era. O preço é meio salgado, mas vale a pena investir quando for uma ocasião especial. Se não encontrar, nbão tem problema, escolha a massa da sua preferência, mas lembre-se que as massas grano duro são as melhores.

Esse molho não precisa necessariamente acompanhar uma massa, ele pode acompanhar também uma carne com batatas, por exemplo.




Ragu de Cogumelos
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

250 gr de Cogumelos Paris
250 gr de Cogumelos Shiitake
250 gr de Cogumelos Shimeji
1 Cebola picada
4 dentes de Alho ralado
100 gr de Manteiga
1 litro de Creme de Leite Fresco
50 ml de Vinho Branco Seco
2 colheres de sopa de Tomilho picado
2 colheres de sopa de Salsinha picada
1 colher de café de Páprica Doce
Sal e Pimenta

Preparo:

1. Limpe os cogumelos com um papel toalha, corte-os em lâminas e reserve.

2. Aqueça a manteiga, doure a cebola e adicione o alho picado. Acrescente os cogumelos laminados e refogue bastante, até a água secar completamente.


3. Adicione o vinho e os demais ingredientes, deixando ocreme de leite fresco por último. Deixe ferver mais um pouco e sirva imediatamente.



Um comentário:

  1. Pati, Pati, será que um dia eu vou ter 1/3 do seu talento na cozinha?! Pratos lindos e visivelmente deliciosos. Fico aqui babando... Beijos, Mel

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.