"Do Pinheiro nasceu a Pinha, da Pinha nasceu o Pinhão, do Pinhão nasceu a Festa, a Festa da tradição!"... Já dizia a música tema de uma das Festas Regionais mais famosas de SC.
Olha, eu não sei se o Pinhão - essa semente deliciosa - é conhecida em todo o país. Mas quem é do Sul conhece bem, e se esbalda no inverno quando as sementes começam a aparecer nas feiras e supermercados.
O pinhão é a semente da Araucária, uma planta nativa da Serra no sul do Brasil. A pinha nasce nas pontas das Araucárias, e os pinhões ficam dentro dela. Seu amadurecimento se dá entre os meses de Abril e Maio, quando é permitida a colheita.
Na minha família, desde que eu me lembro, todo inverno sempre teve muito pinhão! É uma daquelas coisas que a gente não consegue comer pouco sabe, e quando percebe já comeu mais do que devia... digo isso porque a danada é bem calórica!
Em casa sempre comemos assim, cozida em água e com sal. Mas o pinhão também pode ser assado na brasa ou na chapa de fogões a lenha e existem várias receitas que levam pinhão, a minha preferida é a Farofa de Pinhão! Cozinhar a semente é muito fácil, mas como neste fim-de-semana duas pessoas me perguntaram como se cozinha o pinhão, resolvi contar aqui também, vai que tem mais gente em dúvida né?
A única coisa mais chatinha é descascar o pinhão... hoje existem descascadores bem bons em lojas de artigos para cozinha. Eu não tenho, e descasco ou com a faca, ou mordendo na hora de comer. Por isso até hoje não experimentei nenhuma receita com pinhão... a gente sempre come tudo!
Lave bem os pinhões e os coloque com água em uma panela de pressão. Para cada kilo de pinhão, acrescento 1 litro de água. Fecho a panela e conto 40 minutos de pressão. Desligo o fogo (deixo a pressão terminar de sair) e experimento o pinhão. Nesse momento acrescento 1 colher generosa de sal e, se precisar cozinhar mais um pouco, deixo concluir por mais alguns minutos com a panela aberta mesmo.
Pronto! Seu pinhão está prontinho para você comer e se deliciar!
Oi Pati!!!
ResponderExcluirAdorei suas explicações! Eu não sabia que os pinhões eram o fruto das araucárias! Que ignorância a minha!! Obrigada pela aula. :)
Eu gosto muito dele, mas o marido não. Comprei pra festa junina que fiz sábado lá em casa e sobrou quase tudo... Acho que só duas pessoas comeram. Suas fotos lindas como sempre. Beijos!! Mel
Eu cozinho p pinhão sem pressão, em 3 vezes de cinco minutos na fervura!
ResponderExcluiré assim: Quando a água começar a ferver com o pinhão, conta-se 5 minutos e desliga-se o fogo, deixando o pinhão de molho naquela água por 15 minutos, daí liga-se o fogo novamente contando-se 5 minutos da fervura e desligando em seguida. é só repetir mais uma vez e pronto! O pinhão estará até abrindo! ;)
Oi, Tássia!
ExcluirObrigada por compartilhar comigo sua receita! Ano que vem vou testar. Esse ano já quase não se encontra pinhão por aqui, a safra foi baixa =(
Beijos
ELIZABETH
ResponderExcluirEU COZINHO O PINHÃO EM 7 MINUTOS NA PANELA DE PRESSÃO E FICA ÓTIMO.nNOSSA AUI TEM RCEITA QUE FICA 55 MINUTOS
Nossa, Elizabeth! Apenas 7 minutos? Aqui em Floripa consumimos pinhões da serra catarinense, não sei se é o tipo de pinhão ou gosto, mas o nosso precisa ficar mais tempo no fogo para ficar macio.
Excluirdai eu queria saber se deixando de molho,ele cosinha mais depressa
ExcluirNunca deixei de molho... acho que por ser uma semente, pode ser que comece a germinar, e aí não fica bom.
ExcluirNossa pinhão que cozinha
ResponderExcluiracho muito pouco tempo! minha vó diz que fica mais de 3 horas para ficar macio....
ResponderExcluirIsso depende da panela de pressão. Se ela funciona bem, o tempo indicado é o suficiente para ter pinhões cozidos. Se precisar, deixo um pouco mais.
ExcluirMas nunca 3 horas...
Nunca comi pinhão., mas fiquei curiosa e gostaria de experimentar. Só tem um probleminha: onde encontrar pinhão pra comprar aqui na Bahia? Sou baiana, moro em Salvador e pra nós o pinhão não e comum.
ResponderExcluirPosso te enviar
ExcluirNunca comi pinhão, mas fiquei curiosa e gostaria de experimentar. Só tem um probleminha: onde comprar pinhão aqui na Bahia? Sou baiana, moro em Salvador e aqui pinhão não é comum; mas q eu vou procurar, vou.
ResponderExcluirMiga!
ExcluirBahia é quente criança!
Aí não tem pinhão!!
O melhor modo de descascar o pinhão é com o moedor alho, basta apertar na bundnha que ele sai inteiro
ResponderExcluir