E o inverno chegou! Ok, já faz uns dias... Mas só hoje é que o frio chegou de verdade na minha terra.
Muita gente odeia o frio, mas eu integro o time dos que adoram o inverno! Não que eu goste de passar frio, mas que é gostoso dormir com cobertor, isso é. E no frio tem as comidinhas que aquecem o corpo e a alma, como as sopas quentinhas que alegram qualquer noite de inverno!
A sopa é uma das refeições mais antigas da humanidade e consumida em todo o mundo. Em cada canto, uma receita faz mais sucesso que outra. Hoje, a receita que eu trago aqui é da sopa mais conhecida aqui no Brasil, a nossa querida Canja de Galinha!
Essa foi a minha sopa preferida por muitos e muitos anos - e eu ainda a adoro, não me entenda mal, mas depois que a Sopa Creme de Batata e Frango entrou na minha vida, a canja ficou em segundo plano. Mas a canja tem suas vantagens, não é a toa que dizem que é comida de doente. Afinal, ela é uma sopa leve, sem gorduras e perfeita para quem está se restabelecendo. Mas veja bem, nem por isso precisa ser sem sabor!!
A melhor canja que eu já comi é a da minha mãe. Ela costuma usar frango a passarinho, que por causa da pele e dos issos acabam por deixar o caldo mais saboroso, mas eu não gosto de comer o frango com osso, por isso eu faço um caldo separado com peito de frango.
As sopas costumam ser receitas simples, por isso aposte sempre nos ingredientes frescos e no cozimento lento em fogo baixo, para preservar os sabores e formar um delicioso caldo.
As sopas costumam ser receitas simples, por isso aposte sempre nos ingredientes frescos e no cozimento lento em fogo baixo, para preservar os sabores e formar um delicioso caldo.
Canja de Galinha
Serve 4 pessoas
Você vai precisar de:
1 Peito de Frango
1 Tomate
1 Cebola
2 dentes de Alho
2,2 litros de água
1 Cenoura picada em cubinhos
2 Batatas picadas em cubinhos
1 xícara de Arroz
Ramos de Salsa e Cebolinha
Sal e Pimenta
Azeite
Preparo:
1. Limpe o peito de frango retirando a pele e o excesso de gordura. Coloque o frango para cozinhar em uma panela de pressão juntamente com a metade da cebola partida em quatro, o tomate partido ao meio, um dente de alho amassado, os ramos de salsa e cebolinha, a água e sal a gosto. Deixe ferver por cerca de 30 minutos após começar a pressão.
2. Após desligar o fogo e acabar a pressão, retire o frango da panela e reserve. Coe o caldo, dispensando os legumes e temperos e reserve.
3. Em uma panela, refogue a outra metade da cebola bem picadinha em um fio de azeite até que fique translúcida. Acrescente o alho picada e em seguida adicione o caldo coado, a cenoura e as batatas picadas e o arroz. Deixe cozinhar em fogo baixo.
4. Enquanto isso, retire a carne do frango do osso e desfie. Se você tiver batedeira, desfie como ensinei neste post, muito mais rápido e prático. Frango desfiado, hora de voltar para a panela.
5. Quando o arroz, a batata e a cenoura estiverem cozidos, desligue o fogo, acerte o sal e a pimenta a gosto e sirva imediatamente!
Sirva com temperos verdes picados, queijo parmesão ralado, torradinhas, etc... Eu gosto de comer Canja com batata palha, parece esquisito né? Mas eu adoro!
Dica: Se sobrar sopa, você pode congelar. Pode ficar até 3 meses no congelador!
Parece ótimo. Vou fazer hoje à noite!!
ResponderExcluirObrigada pela ideia.
Cilene De Santis