Caldo Verde


E como prometido, o frio do Alaska chegou. Hoje, quem teve coragem de sair debaixo das cobertas cedo enfrentou frio e chuva, com sensação térmica de aproximadamente 5º aqui em Floripa. Nos interiorrr dizem que teve até nevasca... oi?

Tudo bem, para os padrões brasileiros foi muita neve ou geada mesmo. O que importa é que tá frio pra xuxu, como fizem os manézinhos. 

Em dias como esse, uma sopinha é salvadora da pátria, porque só uma sopa gostosinha e fumegante aquece bem o nosso corpitcho. E se você, assim como eu, adora uma sopinha anote a receita deste Caldo Verde, que é o campeão de solicitações de receita nos últimos dias.

O meu Caldo Verde é bem saboroso, com sabor bem marcante das "carninhas". Não é uma sopa suave. E fica uma delícia! Para um dia frio como o de hoje, é perfeito! 

Ahh, se sobrar pode congelar por até 3 meses. Eu congelei o que sobrou em saquinhos de alimentos na porção exata para uma refeição. E sobrou porque o meu marido não gosta de sopa... inacreditável né!?

Hoje a noite vai ser dia de sopa lá em casa também, e na sua? Aqui tem algumas sugestões para você esquentar a sua noite fria com uma sopinha... ou quem sabe até fazer um festival de sopas (ai que delícia!)



Caldo Verde
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

Caldo:
1 Cebola pequena em pedaços
1 Tomate partido em 4 partes
1/2 Cenoura em pedaços
1 dente de Alho amassado
1/2 xícara de Vinho Branco Seco (opcional)
1 folha de Louro
Ervas Frescas a gosto
Azeite

Sopa:
4 Batatas
1 maço de Couve
1 litro de Caldo - aproximadamente
1/2 xícara de Bacon picadinho
1/2 xícara de Linguicinha picadinha
130 gr de Paio fatiado 
1/2 Cebola picada
1 dente de Alho ralado
1/2 colher de chá de Bicarbonato de Sódio
Azeite
Sal

Preparo:

1. Prepare o caldo, refogando rapidamente em um fio de azeite a cebola, a cenoura e o alho.  Acrescente o vinho e cubra com cerca de 1,5 litros de água. Junte o tomate, o louro e as ervas frescas (usei salsa, cebolinha e tomilho). Deixe ferver por cerca de 20 minutos. Coe, elimine os legumes e reserve o caldo quente.


2. Coloque as batatas picadas em uma panela com 3 folhas de couve, cubra com o caldo e leve para cozinhar. 


3. Enquanto as batatas cozinham, retire os talos das folhas de couve, inclusive o centro mais duro (eu congelo para colocar em caldos de legumes). Sobreponha as folhas e enrole-as formando um charutinho. Fatie bem fininho e reserve.


4Quando as batatas estiverem cozidas, bata no liquidificador com uma parte do caldo e vá acrescentando caldo até ficar no ponto de sopa cremosinha. Não coloco todo o caldo de uma vez, para não ficar aguada. Pode bater com um mixer também, se preferir. Reserve.


5. Em um panela, refogue o bacon, sem deixar dourar. Eu tiro quase toda a gordura do bacon, e ainda assim não preciso acrescentar azeite, mas se você achar que está grugando no fundo da panela, coloque um fio de azeite. Em seguida, acrescente a linguicinha e o paio, refogue por uns dois minutinhos e junte a cebola e o alho ralado. Por último, coloque a couve fatiada e o bicarbonato de sódio (para deixá-la bem verdinha). Mexa para refogar bem por um minuto e acrescente o creme de batatas. Misture tudo e acerte o sal somente no final, pois as linguicinhas e o bacon são muito salgados!



10 comentários:

  1. Adorei a receita. Sempre que como caldo verde acho sem gosto e ralo, mas esse está bem temperado e mais grossinho. Vou testar!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que legal Aline!! Eu também não gosto de sopa rala e sem sabor.

      Beijinho e obrigada por compartilhar comigo!

      Excluir
  3. Esse caldo ode congelar? Ouvi dizer que batata não se congela.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renan. A batata quando congelada muda um pouco a sua estrutura, ficando um pouco "esfarelenta". Mas nesta receita, como ela está misturada a bastante caldo, não tem problema. Ao aquecer, basta misturar bem que ela já fica homogênea novamente.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi, Adelyne. A batata quando congelada muda um pouco a sua estrutura, ficando um pouco "esfarelenta". Mas nesta receita, como ela está misturada a bastante caldo, não tem problema. Ao aquecer, basta misturar bem que ela já fica homogênea novamente.

      Excluir
  5. Sempre soube que batata não congela bem. Mas se vc está falando que fica bom... Vou congelar. Adorei a sopa. Obrugada

    ResponderExcluir
  6. Sempre soube que batata não congela bem. Mas se vc está falando que fica bom... Vou congelar. Adorei a sopa. Obrugada

    ResponderExcluir
  7. Pode congelar já com a couve o caldo de batata

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.