Bacalhau à Zé do Pipo


E dezembro já chegou! E com ele toooodas as festas de confraternização (adoooro)! 

A receita de hoje eu preparei com a minha mãe já faz algum tempo. Lá em casa nós adoramos bacalhau, e a receita mais pedida é sempre o Bacalhau à moda da Casa, que é especialidade da minha mãe e lógico que é uma delícia!

Mas também é sempre bom variar, e neste dia o escolhido foi o Bacalhau à Zé do Pipo, que fez bonito em sua estreia na nossa cozinha. E como pratos com bacalhau combinam perfeitamente bem em cardápios de festas, eis minha sugestão para diversificar sua ceia de Natal, ou servir em algum dos seus jantares de confraternização este ano! 


Você pode deixar o prato pronto na véspera coberto com um filme plástico na geladeira, e levar ao forno para gratinar quando for servir. Para acompanhar, pode ser apenas uma saladinha, ou arroz.

Tempo de Preparo: 60 minutos
Tempo de Forno: 30 minutos
Serve: 6 pessoas
Utensílios: Panelas, peneira, amassador de batatas, forma refratária

Você vai precisar de:

1 kg de Bacalhau
800 ml de Leite
1 folha de Louro
4 Cebolas grandes fatiadas
6 dentes de Alho laminados
4 colheres de sopa de Maionese
Farinha de Trigo
Sal e Pimenta
Azeite

Purê
1 kg de Batata
200 gr de Creme de Leite
3 colheres de sopa de Manteiga
Noz Moscada
Sal e Pimenta
Queijo Parmesão


Preparo:

1. Coloque o bacalhau dessalgado em uma panela com o leite e o louro e cozinhe por cerca de 15 minutos após ferver. Escorra o bacalhau e reserve o leite. Limpe bem o bacalhau, retirando todas as espinhas. Polvilhe farinha de trigo nos pedaços de bacalhau e refogue-os com um pouco de azeite e reserve.


2. Na mesma panela em que refogou o bacalhau, agora refogue a cebola e o alho no azeite, até que fique transparente. Reserve.

3. Para o purê, cozinhe as batatas no leite reservado e quando estas estiverem macias, escorra reservando 1 xícara do leite. Amasse bem as batatas, misture o creme de leite, a manteiga e o leite tanto quanto for necessário, até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto.

4. Monte o prato em uma travessa que possa ir ao forno, fazendo uma camada de purê, uma camada com a metade da cebola, o bacalhau, o restante da cebola, espalhe a maionese e  cubra com o restante do purê. Eu reservei uma parte do purê para decorar com um saco de confeiteiro e um bico pitanga. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Se preferir, decore com azeitonas pretas e tirinhas de pimentão assado.







4 comentários:

  1. Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
    Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir,
    seguindo e divulgando seu blog.
    Desejo-lhe muita saúde muita paz e grande felicidade, e também um Feliz-Natal.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Receita anotada, vou testá-la este final de semana para o cardápio de final de ano. Valeu,

    Abraços,
    José Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Passar por aqui perto do almoço é muita perdição. Adoro bacalhau também, mas acho que nunca comi desta forma. Vou experimentar!

    beijos, Janaína

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.