Pode até parecer que o eu deixei o blog de lado na minha vida, mas eu prometo pra vocês que não! Fico triste de não conseguir atualizá-lo como gostaria, e a pastinha de inspirações e receitas para publicar só faz crescer...
Parece clichê ficar explicando os porquês dos meus sumiços, mas a minha vida não pára! Muitas vezes o meu desejo do dia é bem singelo: ficar a noite em casa descansando, ou um final de semana sem compromissos. Para mim, essas coisas são raras, mas quando acontecem, eu opto por descansar e não fazer absolutamente nada. E claro isso reflete aqui no blog também. Além da vida (continuar) agitada, na minha profissão o início do ano é sempre uma loucura também. Juntando tudo isso com a nossa reeducação alimentar (que me fez dar uma desacelerada nas comidinhas gordinhas) e o calor de matar que me faz ficar longe da cozinha, o resultado foi um começo de ano sem novidades aqui no blog.
Mas como esta é uma das minhas paixões, é claro que eu não vou deixar de lado. Estou inclusive com algumas ideias e algumas mudanças começarão a ser vistas no layout do Confraria. Aguardem.
Só que o blog é de comida, então chega de lero lero e vamos logo ao assunto mais importante, a receita! Que hoje é um acompanhemento simples, bem gostoso e que tem uma apresentação sensacional - o Risotto Negro!
Cheguei nesta receita quando procurava algo para acompanhar um peixe assado e queria usar o arroz negro que eu tinha em casa (lembra dele nesta receita aqui?). Como a receita não teria molho, procurei uma receita para dar um sabor a mais no prato, e me deparei com esta do Alex Atala que me agradou bastante.
Então anota aí, porque esta receita é simples, fácil e perfeita para acompanhar carnes, peixes e frutos do mar!
Tempo de Preparo do Caldo: 1 hora aproximadamente
Tempo de Preparo do Arroz: 40 minutos
Tempo de Preparo do Arroz: 40 minutos
Serve: 4 pessoas
Utensílios: Panelas
Você vai precisar de:
200 gr de Arroz Preto
1 colher de sopa de Cebola picadinha
1 litro a 1,5 litros de Caldo de Legumes
150 ml de Vinho Branco Seco
100 gr de requeijão Cremoso
1 colher de sopa de Manteiga de Garrafa (usei manteiga normal)
2 colheres de sopa de Azeite
Folhas de Manjericão fresco
Sal e Pimenta
Caldo:
1/2 Alho Poró
1/2 talo de Salsão
1/2 Cebola
1 Abobrinha
1 Cenoura
1 Cravo da índia
200 ml de Vinho Branco Seco
5 litros de Água
Preparo:
1. Comece preparando o caldo de legumes: Pique os legumes em pedaços, coloque todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 1 hora, ou até que os legumes fiquem depositados no fundo da panela.
2. Quando o caldo estiver pronto, prepare o risotto. Em uma panela, refogue a cebola no azeite até que fique transparente, então adicione o arroz e refogue por cerca de 2 minutos. Coloque o vinho e quando evaporar o álcool acrescente metade do caldo quente. Cozinhe em fogo baixo e até que fique al dente, adicionando caldo sempre que for necesário.
3. Quando estiver no ponto, junte o requeijão cremoso, tempere com sal e pimenta e finalize com a manteiga e o manjericão picado.
* O risotto deve ficar cremoso e escorrer um pouco no prato, se o seu ficou muito seco adicione mais um pouco de caldo
* Não precisa ficar mexendo sempre, como o risotto tradicional.
* A quantidade de caldo pode variar, eu precisei usar um pouco mais de um litro, pois este tipo de grão demora a cozinhar. E não usei a receita do Alex Atala, fiz um caldo com os legumes que tinha em casa - alho, alho poró, cebola, cenoura, tomate e o bouquet garni. Aliás, sempre dê preferência aos caldos caseiros, pois garantem mais sabor e qualidade aos pratos. Aqui e aqui eu também ensino a fazer caldo de legumes e bouquet garni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário