Medalhões ao Molho Béarnaise

Sexta-feira é o dia oficial de comidinhas mais incrementadas lá em casa, dessas comidas com cara de chiques mesmo. É o dia em que eu aproveito para testar aquelas receitas de foto de cardápio de restaurante chique, receitas elaboradas e com nomes difíceis rsrs.

Este molho eu já estava querendo fazer há algum tempo, mas como o povo lá de casa está "meio" que de dieta, eu era sempre vedada, mas nesta última semana eu recebi o aval!

O Molho Béarnaise é um molho  muito tradicional na culinária francesa, com origem em Béarn. É da família das maioneses e das hollandaises, ou seja, molhos engrossados a partir de gemas cruas batidas (maionese) ou vagarosamente cozidas (hollandaises), com a adição de azeite ou manteiga. A técnica para o preparo do Béarnaise é a mesma do Hollandaise, a diferença é o que o Béarnaise é temperado com vinagre e estragão.


Este é um molho ótimo para acompanhar carnes assadas, peixes e legumes e pode ser servido quente ou em temperatura ambiente. Fica um molho parecido com uma maionese caseira, só que mais incrementada, e realmente fica ótimo com carne.


Aqui, mais uma vez, a estrela não foi o prato principal (a carne), mas sim o acompanhamento que acentuou muito o seu sabor. Servi o molho com Medalhões bordeados com bacon e mini batata rösti. O molho Béarnaise é um molho muito gostoso, diferente e não é tão pesado quanto parece ser. O seu preparo não é muito fácil e exige paciência para não talhar as gemas. Eu mesma achei que o meu não tinha dado certo, pois demorou a dar o ponto, que pode ser mais denso e cremoso como uma maionese caseira, ou mais líquido.




Medalhões ao Molho Béarnaise
Serve 4 pessoas

Você vai precisar de:

150 ml de Vinagre de vinho Branco (ou de Estragão, se preferir um sabor mais acentuado da erva)
1 colher de sopa de Cebola Brunoise
1 colher de sopa de Estragão fresco
4 gemas
4 colheres de sopa de água
Sal e Pimenta do Reino

4 Medalhões de Filé Mignon 
4 fatias de Bacon
Sal e Pimenta do Reino

Preparo:

1. Preparar os filés, bordeando-os com a fatia de bacon, se precisar use mais de uma por mesalhão, para que ele fiquei todo bordeado com bacon. Se for necessário, envolva-o com barbantes para prender o bacon. Reserve.

2. Prepare a manteiga clarificada, como mostrado aqui.

3. Leve ao fogo em uma panela pequena o vinagre, a cebola, o estragão picado e as pimenta do reino moída na hora. Deixe até reduzir pouco mais que a metade - cuidado que reduz bem rapidinho. Leve esta redução ao freezer para esfriar.


4. Prepare uma panela para o banho-maria. Em uma tigela bata com um fouet as gemas, a água e a redução do vinagre (se preferir, pode coar para não ter os pedaços de cebola), e leve ao banho-maria, sem que a água encoste no fundo da tigela. Bata sem parar, adicionando pouco a pouco a manteiga clarificada. A mistura vai começar a clarear e as encorpar.

5. Quando chegar na consistência desejada e (mais líquida ou mais cremosa), acerte o sal, a pimenta e se preferir coloque mais estragão. Reserve aquecido no banho maria, com o fogo desligado.

6. Para os medalhões:  deixe o grill ou figideira bem quente, passe um fio de azeite nos medalões e leva à chapa quente para selar, temperando com sal e pimenta somente depois que virar a carne. Não esqueça de dourar as laterais com o bacon. Sirva com o molho.





8 comentários:

  1. Menina que isso deve ter ficado uma delííííícia! Realmente o béarnaise é uma diciplina um pouco trabalhosa na cozinha dos molhos, mas o resultado compensa, não acha?
    Adorei o post! Beijão, Queila

    ResponderExcluir
  2. Ficou mesmo muito bom Queila, o molho casou perfeitamente com a carne. Mas ele não é tão simples mesmo... mas vale a pena tentar!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse molho não... deve ser uma delícia! Adoro molhos cremosos =)
    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Estou apaixonada pelo seu blog!!! E por esse molho...rs
    Obrigada pela visita!
    Bjs

    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Pati,a carne parece deliciosa!!!! Você matou minha curiosidade sobre como é esse molho!!!!
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pati, como posso servir, o acompanhamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, este molho serve como acompanhamento para todos os tipos de carnes, inclusive legumes. Fica uma delícia!

      Excluir
  7. Oi. Quanto mais frescos os ovos mais certeza de o molho não desandar, devido a uma maior quantidade de lecitina nos ovos frescos. Pode também ajudar, um termômetro culinário de haste (vareta metálica). Não pode passar de 65°C. O ideal está entre 45 e 50°c para este molho. O seu Blog é superlativo !

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.