Você quer fazer uma comidinha prática, saborosa e ainda impressionar? Aposte no Risotto!
Seguindo algumas técnicas simples, você prepara o Risotto que preferir, e é isso que eu adoro nele, a versatilidade, já que você pode combinar os ingredientes e montar a sua própria receita. Assim fica facílimo de agradar a todos.
Eu sou suspeita, pois adoro Risottos. Este eu fiz para aproveitar umas lasquinhas de bacalhau que estavam em promoção e ficou muito bom. Os truques de um bom Risotto estão todos aqui, e lembrempse que a qualidade dos ingredientes garantem o sucesso do prato.
E com o Dia dos Pais chegando, essa é uma ótima sugestão para você agradar o seu paizinho sem passar horas na cozinha. Anote e depois me conte como ficou!
Risotto di Bacallá
Serve 5 pessoasVocê vai precisar de:
2 xícara de Arroz Arbóreo
400 gr de Bacalhau desfiado
1,5 litro de Caldo de legumes
1 taça de Vinho branco seco
70 gr de Manteiga
1 Cebola pequena Brunoise
3 dentes de Alho Brunoise
20 Azeitonas Pretas, aproximadamente
1 lata de Tomate pelado
Queijo parmesão
Sal e Pimenta a gosto
Preparo:
Este prato harmoniza com vários vinhos, já que o bacalhau é um peixe com sabor mais marcante. Nós degustamos com um Chardonnay, mas fica ótimo também com um vinho verde,~vinhos brancos marcantes ou tintos leves, como sugerimos para vocês!
Bon appetit!
Preparo:
1. Dessalgue o bacalhau de véspera. Se usar o bacalhau já em lascas, não precisa deixar mais do que um dia de molho. Aqui em casa deixamos o bacalhau de molho em água gelada, na geladeira, e trocamos a água 2 ou 3 vezes. Se deixar muito tempo de molho, o bacalhau pode perder um pouco do seu sabor.
2. Com o bacalhau dessalgado, antes de iniciar o cozimento do Risotto, deixe todos os ingredientes preparados, pois o risotto é um prato que não se pode parar de mexer.
3. Sue 1/3 da cebola em um pouco de manteiga com azeite e depois refogue o bacahau. Reserve.
4. Faça o caldo, e mantenha-o aquecido.
5. Em uma panela em fogo baixo, aqueça uma colher de manteiga e outra de azeite e deixe o restante da cebola branquear. Acrescente o alho e refogue, sem deixar dourar. Coloque o arroz e frite por uns dois
minutos. Junte o vinho e deixe reduzir o álcool. Entre com o tomate pelado e o molho todo da lata, enquanto mexe o arroz, vá desmanchando os tomates.
6. Quando começar a secar o molho, comece
a agregar o caldo quente aos poucos, concha por concha, sempre mexendo.
Essa é a base para qualquer tipo de risotto.
7. Depois
de uns dez minutos mexendo o risotto, já na metade do cozimento, coloque o bacalhau previamente refogado e as azeitonas.
8. Por último, acerte o sal (cuidado, pois o bacalhou pode ter ficado com sal), tempere com pimenta moída na hora, junte o queijo parmesão ralado e o restante da manteiga gelada e misture bem. Sirva imediatamente.
Este prato harmoniza com vários vinhos, já que o bacalhau é um peixe com sabor mais marcante. Nós degustamos com um Chardonnay, mas fica ótimo também com um vinho verde,~vinhos brancos marcantes ou tintos leves, como sugerimos para vocês!
Bon appetit!
Nenhum comentário:
Postar um comentário