A receita de hoje pra vocês é uma dica maravilhosa para entradinhas. A focaccia eu conheci em um restaurante vegetariano que eu frequentava quando morei nos EUA. Adorava aquele pãozinho de massa pesada, para comer junto com os molhos das massas.
Mas depois que voltei nunca mais tinha visto a tal da focaccia, até que este ano eu comprei um livro muito legal e que eu super recomendo: Escola de Cozinha, da editora Larousse. Neste livro, uma das primeiras receitas é a da focaccia tradicional. Como a área da panificação não é o meu forte, e que eu me lembre eu nunca assei um pão sozinha, fui adiando esta receita até que na semana passada eu tomei coragem para fazê-la.
Me surpreendi com a facilidade extrema e com o resultado. É muito fácil de fazê-la mesmo, é só amassar um pouco a massa, deixa-la descansando, esticar com as próprias mãos em uma assadeira, temperar e assar. Quando você tirar do forno, o aroma já vai ter contagiado sua casa, e me diz quem resiste á um pão quentinho e gostoso para aperitivar com pastinhas?
A minha eu servi de entradinha no jantar de aniversário do meu noivo, e foi um sucesso. E para acompanhá-la, servi pastinha de atum, sour cream e antepasto de pimentão.
A única coisa que eu aviso é que se for fazer esta receita de focaccia, você tem que se programar, pois ela exige 4 horas de descanso da massa, para crescer e ficar lindona.
Focaccia
Rende 1,5 kg de massa
* Receita do livro: Escola de Cozinha, Larousse.
* Receita do livro: Escola de Cozinha, Larousse.
Você vai precisar de:
600 ml de Água
20 gr de Fermento biológico
20 gr de Sal
Tempero:
6 colheres de sopa de Azeite
150 ml de água
30 gr de Sal Grosso
Alecrim
Preparo:
1. Misture todos os ingredientes da massa em uma tigela grande, até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 4 horas.
2. Estenda a massa em uma forma grande, ligeiramente untada com azeite. Cubra com filme plástico e deixe descansar por mais 20 minutos.
3. Faça furos na massa com os dedos e tempere a foccacia com uma emulsão preparada com o azeite, a água e o sal grosso. Salpique com alecrim e leve ao forno em temperatura de 180 graus por 20 minutos.
4. Quando estiver dourada, retire e sirva fatiada.
Arrasou, amiga! Eu amoooo focaccia!
ResponderExcluirAdoro comer lá na Tratoria do Guto (It´s Italian) por causa dessa delícia... hmmm!
Certamente irei me arriscar!
Beijoooos com saudades!
Eu adoro focaccia, a sua ficou linda! =)
ResponderExcluirBeijos!
Ai, por que as massas são sempre tão irresistíveis? rs
ResponderExcluirBjs
www.comerrezando.blogspot.com
Eu também adoro foccaccia.Tenho várias receitas e sempre estou testando.Essa de vcs vai entrar na lista.
ResponderExcluirBj,
Lylia
Menina, eu imagino como é sentir essa sensação que você descreveu do momento em que a Focaccia sai do forno e começa a isalar o seu cheiro e perfume pela casa... huuuummmmm!
ResponderExcluirum beijo, Queila
Queila, imagina você ser recebida com esse cheirinho?
ResponderExcluirÉ realmente maravilhoso!
Oi Pati,
ResponderExcluirque tentação! Adoro foccacia!!!
Bjs
http://batalhagourmet.blogspot.com
Olha gente eu parecia uma doida, não conseguia parar de comer... ficou de longe melhor que a da Tratoria... a Paty sempre arrasa nas entradinhas... maravilhosa amiga... mais que parabéns... Dez com estrelinhas rs rs rs
ResponderExcluirTambém nunca assei um pão... acredita? Acho que vou me aventurar =)
ResponderExcluirBeeeijo!
www.blogmundoparalelo.com
Pati que linda sua foccacia !! Tb adoro foccacia e já fiz no blog, hummm viciante esse pãozinho!! :) Amei a receitinha!! Beijoos Tereza
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu assei uma vez... toda bobinha... quando ficou pronto servia como arma branca de tão duro, batendo na cabeça de um matava rs rs rs pão nunca mais...
ResponderExcluirFiz esta focaccia e foi um sucesso! Receita aprovadíssima! Parabéns!
ResponderExcluir